Glossário

Inicio Glossário

Acaule- desprovido de caule aereo. as folhas encontram-se geralmente rente ao solo.apenas os pedunculos florais se elevam.uma planta acaule pode ter caule subterraneo.

Abortar- A abandonar o desenvolvimento de uma estrutura de um órgão.

acicula– pequeno aculeo delgado que reveste a epiderme de alguns caules.

Aderente– que nao se deixa separar dos orgaos vizinhos.

Apetala– flor desprovida de petalas.

Apêndice- Prolongamento(s) que se encontra(m) na base ou no ápice (v) de alguns órgãos como nos filetes dos estames de Allium, na base das anteras de algumas espécies de Erica, etc.

Aprumada- da raiz principal,mestra.

Balsamico- que possui um perfume comparavel ao balsamo.

Colbilho- bolbo muito pequeno,situado nao na terra,mas inserido na axila das flores de certas especies.

Bolbo – Caule curto, geralmente subterrâneo, com a gema rodeada por folhas carnudas (escamas) e a porção axial (prato ou disco) muito contraída.

Bolbo entunicado- aquele em que as escamas são mais ou menos concêntricas, cada uma envolvendo completamente a anterior e envolvida pela seguinte.

Bolbo escamoso- aquele cujas escamas são estreitas e imbricadas.

Bolbo sólido- o caule subterrâneo que é envolvido por poucas escamas membranosas ou fibrosas possuindo, ao contrário dos acima mencionados, a parte central sólida bastante desenvolvida e mais ou menos carnuda.

Caduca- diz-se geralmente da folhagem mas tambem das peças floraisque caem ao terminar as suas funçoes.

Carnudo- Suculento mas firme.

Caroço- Parte interna e dura do pericarpo a qual rodeia a semente nas drupas.

Canaliculado- Escavado longitudinalmente em forma de canal estreito, como na face superior de alguns pecíolos.

Capitado – Em forma de cabeça, ou seja, alargando-se subitamente em corpo globoso ou quase, como alguns estigmas e alguns pêlos glandulosos.  Reunindo-se em inflorescência semelhante a uma cabeça (capítulo ou glomérulo).

Cápsula – Fruto seco, deiscente, sincárpico, polispérmico.

Capsula loculicida- a que abre  por meio de fendas longitudinais, correspondentes à nervura mediana de cada carpelo. Neste caso, a deiscência é valvar e dorsal.

Capsula. septicida- a que abre (deiscente) longitudinalmente ao longo dos septos dos lóculos, separando-se a parte correspondente a cada carpelo. Neste caso, a deiscência é valvar e sutural.

Capsula septífraga- a que abre (deiscente) por fendas longitudinais que separam a face dorsal dos carpelos completamente dos septos.

Capsula circuncisa- V. pixídio.

Capsula deiscente por dentes- a que abre por curtas fendas longitudinais ou dentes divergentes na parte superior.

Capsula poricida- aquela em que a deiscência se faz por poros.

Capsula valvar- a que abre (deiscente) por fendas longitudinais, mais ou menos a todo o comprimento, que separam o pericarpo em porções designadas valvas.

Centrífugo– Que se desenvolve do centro para a periferia. Opõe-se a centrípeto.

Centrípeto Que se desenvolve da periferia para o centro. Opõe-se a centrífugo.

Cepa – Base subterrânea do caule de uma planta perene e lenhosa. Também se aplica à parte inferior, mas não subterrânea de alguns caules, como nas videiras.

Cílio– Pêlos finos, paralelos uns aos outros ou pouco divergentes, semelhantes a pestanas, geralmente inseridos na margem de órgãos laminares .

CoccíneoDe cor entre escarlate e carmim.

CocleadoEnrolado em hélice curta, como a concha de um caracol.

Corola – Conjunto das pétalas, livres ou unidas.

Corolino- Semelhante a corola; pertencente a corola; inserido sobre a corola.

Cúpula  – Invólucro duro e espesso em forma de taça, formado por numerosas brácteas imbricadas, concrescentes inferiormente; encontra-se na base das flores femininas de Quercus e posteriormente reveste inferiormente o fruto. II – Fruto eriçado de espinhos com deiscência apical, vulgarmente designado ouriço (ex. castanheiro).

Deiscência – Processo ou mecanismo natural mediante o qual o fruto, antera ou esporângio abrem na maturação para libertar o seu conteúdo.

Deiscente – Que se abre espontaneamente na maturação.

Diurno Diz-se da flor que abre apenas durante o dia.

Drupa- Fruto carnudo e indeiscente com uma (ou mais) semente(s), incluída(s) num só caroço lenhoso ou ósseo (ou cada semente em seu caroço independente).

Efémero – Diz-se das flores que duram muito pouco, um dia ou menos.

Eixo  Estrutura ± alongada na qual se inserem com certa ordem elementos vários, como, por exemplo, o caule relativamente aos ramos, estes relativamente às folhas, a ráquis das folhas compostas relativamente aos folíolos, o pedúnculo de uma inflorescência relativamente aos pedicelos, etc.

Embrião – Planta nos seus primeiros estados de desenvolvimento encontrando-se ainda no interior da semente.

Emergência– Saliência à superfície dos órgãos, constituída pela epiderme e por tecidos subepidérmicos (ex. acúleos).

Endémico – Diz-se da planta ou taxon nativo exclusivamente de determinado local ou região.

Epífito Planta que vive sobre outra não a parasitando.

Escama – Formação laminar ou ± achatadas, ± estreitamente aplicada sobre uma superfície ou imbricadas, geralmente não verdes. Pode ser carnuda, escariosa, lenhosa.

escandente trepador.

Escapo– Pedúnculo geralmente afilo, mas com brácteas ou escamas, terminando numa flor ou numa inflorescência, rodeado ou não na base por folhas, as quais, como ele, se originam num bolbo, cormo ou rizoma. = haste floral.

esparso – Pouco denso.

Espinho – Estrutura pontiaguda e rígida, resultante da modificação de um ramo, pecíolo ou estípula. Possui feixes vasculares ligados ao sistema condutor principal sendo, por essa razão, difícil de destacar, ao contrário dos acúleos.

esporádico– Diz-se da planta dispersa, pouco comum.

EsporãoProlongamento oco, cónico, cilíndrico ou saciforme, invertido e fechado no ápice que se encontra na base de pétalas ou de sépalas livres ou de corolas simpétalas .

Esporo – Estrutura reprodutora globular, haplóide, geralmente unicelular, adaptada à dispersão, de cujo desenvolvimento resulta um gametófito.

Estame – Órgão da flor onde se produz o pólen.

Estaminado – Que possui estames mas não possui pistilo(s)ou carpelos.

Estéril – Que não se reproduz; que não produz semente.  Órgão reprodutor que não desempenha a sua função habitual.

Estigma – Parte terminal da folha carpelar ou pistilo, sobre a qual se fixa e germina o pólen. Pode ser séssil, quando se situa directamente sobre o ovário, ou não, encontrando-se, neste caso, no ápice do estilete.

Estolho – Ramo prostrado, longo, delgado, capaz de enraizar nos nós e originar outras plantas.

Exótico- Diz-se da planta não nativa de uma região.

explosivo Aplica-se às estruturas (frutos, anteras) que abrem bruscamente, expelindo o seu conteúdo com violência a alguma distância.

fasciculado – Reunidos em feixe ou em grupo.

feminino – Diz-se da célula sexual com grande quantidade de substância de reserva, susceptível de ser fecundada por uma célula reduzida, ou praticamente reduzida, ao núcleo;diz-se também da planta, flor ou outro órgão onde se forma(m) a(s) célula(s) feminina(s).

Flor feminina- a que possui carpelos e não tem estames.

filiforme Delgado e comprido como um fio.

Folículo – Fruto seco, polispérmico, deiscente por uma fenda longitudinal correspondente à sutura ventral do carpelo único a partir do qual se desenvolve.

frutífero – Que produz fruto.

Gavião – Raiz principal, proveniente do crescimento da radícula do embrião nas plantas que se originam de sementes. raiz mestra ou principal.

Gavinha- Extremidade de folhas ou de ramos que se transformam em estruturas filamentosas capazes de se enrolar em hélice, podendo fixar as plantas a suportes.

Gema – Botão ou gomo foliar, ou seja, ramo e folhas associadas no estado embrionário formando uma estrutura ovóide, cónica ou subesférica frequentemente protegida por escamas. Quanto à localização as gemas podem ser axilares, terminais ou adventícias.

Glande – Fruto seco, indeiscente, monospérmico, com pericarpo coriáceo, ± envolvido por uma cúpula; provém de um ovário plurilocular cujos lóculos e óvulos, à excepção de um, abortam.

Glossario Flores