Hamamelis (vassoura de bruxa) – Família das Hamameliadáceas

  Reino: Plantae
  Divisão: Magnoliophyta
  Classe: Magnoliopsida
  Ordem: Saxifragales
  Família: Hamamelidaceae
  Género: Hamamelis

Descrição da Hamamelis

Da família das Hamameliadáceas, também conhecida como vassoura de bruxa, aveleira de bruxa. A hamamelis é um arbusto ou uma pequena árvore decídua, que frequentemente chega a aproximadamente 5 metros de altura. A planta é encontrada na maioria da América do Norte e Canada, mas hoje em dia é cultivada também na Europa.

Hamamelis

As suas folhas ovais, largas e denteadas ,são inodoras mas de gosto amargo. Nativa do Canadá e do Leste dos EUA é hoje em dia cultivada também na Europa. As flores amarelo-douradas florescem no outono. As frutas em cápsulas marrons aparecem após as flores, e quando maduras largam as sementes longe da árvore. As folhas, a casca do tronco, e os galhos secos são usados medicinalmente.

A Hamamelis tem propriedades anti-inflamatórias

Em fitoterapia, são utilizadas as folhas e a casca. Tem propriedades adstringentes, anti-inflamatórias e acção anti-hemorrágica. É utilizada para problemas de pele, varizes, hematomas, hemorróidas , inflamações nos olhos,dermatites, eczemas, pele sêca e rugas.

Pode ser preparada como infusão ou como loção.As folhas colhem-se  no verão, galhos e cascas são retirados no outono ou no inverno, quando caem as folhas.

Hamamelis   hamamelis

Hamamelis (vassoura de bruxa) – Família das Hamameliadáceas
4.1 (82.5%) 16 votos

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *