Astromélia é originária da América do Sul – Família Alstroemeriaceae

Nome Científico: Alstroemeria hybrida
Nomes Populares: Astromélia, Alstroeméria, Astroméria, Carajuru, Lírio-de-luna, Lírio-dos-incas, Lírio-peruviano, Madressilva-brasileira, Madressilva-da-terra, Madressilva-de-canteiro
Família: Alstroemeriaceae
Categoria: Bulbosas, Flores Anuais, Flores Perenes
Clima: Continental, Equatorial, Mediterrâneo, Subtropical, Temperado, Tropical
Origem: América do Sul, Brasil, Chile, Peru
Altura: 0.4 a 0.6 metros
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene

Descrição da Astromélia

A flor Astromélia é originária da América do Sul, mais especificamente no Chile, Brasil e Peru. Esta planta desenvolve-se melhor em regiões com os climas Equatorial, Continental, Mediterrâneo, Temperado e Tropical, pois necessita de som intenso para crescer saudavelmente.

A flor é encontrada na cor rosa claro, mas podem variar de tonalidade se for geneticamente modificada.

A planta tem o nome científico de Alstroemeria hybrida, podendo ser conhecida popularmente como Alstroméria, Carajuru, Lírio-de-Luna, Lírio-peruviano, Lírio-dos-incas ou Masressilva-brasileira. Além de pertencer à família das Alstroemeriaceae, o que lhe confere a característica de bulbosa.

 

Astromélia

A espécie apresenta caules erectos e ramificados na base que, em geral, se desenvolvem de 20 a 25 cm de altura. As folhas nascem no topo dos ramos, sendo classificadas como oblongas (têm forma arredondada e são mais compridas do que largas) e revelam um comportamento atípico em botânica, pois voltam-se para cima.

As flores apresentam seis pétalas iguais e duas pétalas diferentes. Elas são parecidas com os lírios, motivo pelo qual se diz que as astromélias são lírios em miniatura.

O significado da Astromélia

Independentemente da sua cor, é a amizade eterna e felicidade plena. São flores ideais para presentear qualquer ocasião e garantir um certo toque de alegria em casa, escritório ou apartamento, quando usadas em forma de arranjos ou plantadas em vasos. Também simbolizam saudade e agradecimento, sendo muito usadas quando a ocasião quer representar afecto.

Alguns apaixonados de flores, garantem que as flores de astromélia podem até modificar o humor de uma pessoa que lida com ela ou que a recebe, fazendo-a  sentir-se mais tranquila, mais serena, mais feliz. Por isso, independente da cor das suas flores. esta flor tem um significado muito especial.

CULTIVO

Não existe uma época determinada para o seu plantio. Em clima quente ela poderá ser plantada em qualquer mês do ano. Se o clima for temperado ou frio, evitar fazer o plantio no inverno. A floração ocorre no verão e na primavera.

Na hora de plantar, escolha um local ensolarado mas, que tenha um pouco de sombra durante a tarde. A terra deve ser de boa qualidade, precisa estar bem solta( fofa) e, o solo deve estar bem adubado . Isso pode ser conseguido com composto orgânico ou adubo animal.

É recomendado fixá-la directamente no solo, onde poderá absorver uma quantidade maior de nutrientes. Porém, escolha um local onde haja a incidência constante de sol, uma vez que a astromélia necessita de luz perene para crescer.

Estas flores no vaso apreciam adubações frequentes, gerando intensas florações, toleram o frio e pequenos períodos de estiagem, no entanto não suportam geadas.

Existem espécies de astromélias para diferentes tipos de clima, com desempenho anual ou perene, podendo ser mais ou menos rústicas. Certas variedades precisam de refrigeração dos rizomas em época de descanso e multiplicam-se por sementes e divisão da planta.

As raízes da astromélia são comestíveis, mas é preciso ter cuidado pois algumas espécies em específico transportam toxinas que podem ser prejudiciais a quem as consome. Se plantar esta planta perto de outras terá de ter algum cuidado para que ela não passe para um canteiro indesejado.

Esta flor deve ser regada, pelo menos, duas vezes por semana.

Astromélia é originária da América do Sul – Família Alstroemeriaceae
4.7 (94.89%) 47 voto[s]

Copyright Blog Flores. Reprodução permitida desde que indicando o endereço:
https://www.blog-flores.pt/flores-de-exterior/astromelia/

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *