Nome Científico: Anthurium andraeanum Nomes Populares: Antúrio Família: Araceae Categoria: Flores Perenes, Forrações à Meia Sombra Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical Origem: América do Sul, Colômbia Altura: 0.3 a 0.6 metros Luminosidade: Luz Difusa, Meia Sombra Ciclo de Vida: Perene
Sobre os Antúrios
A origem dos Antúrios é a América Central e do Sul e pertencem a família das Aráceas e o seu nome científico é Anthurium Andraeanum.
Reúne cerca de 600 espécies, todas originárias da América Tropical – o antúrio é uma das espécies mais famosas da família.
Podem apresentar cores que vão do mais puro branco até ao vermelho intenso, incluindo vários tons de rosa, salmão, verde e até castanho.
Mas os antúrios não impressionam apenas pela beleza da inflorescência. As suas folhas em formato de coração (codiformes), que variam de tamanho dependendo da espécie, são extremamente exóticas.
Antúrio é uma planta bastante utilizada no paisagismo. É de meia sombra e prospera nos cantos menos iluminados do jardim. Também é bastante utilizada como vegetação interna, plantada em vasos.
Os Antúrios são considerados uma das flores de maior valor unitário
No seu habitat natural são plantas epífitas, ou seja, crescem sobre outras plantas, principalmente árvores.
Embora os antúrios ou plantas-flamingo que agora temos nas nossas casas, estejam perfeitamente adaptados a viver em vasos, ainda possuem um sistema radicular curto como os seus parentes epífitos, pelo que os vasos não precisam de ser muito grandes.
Os antúrios são uma planta adequada para cultivo em vasos, que podem ser mantidos em locais sem luz solar direta, desde que haja uma boa iluminação natural, incluindo o interior de casas e apartamentos.
Também podem ser cultivados em locais sombreados por árvores e arbustos nos jardins.
Os Anthurium Andraeanum não podem ficar no sol directo
Como toda planta tropical, necessita de temperaturas acima de 15ºC e meia-luz (não pode ficar no Sol direto).
Deixar a terra do vaso sempre húmida e arejada, regando de 2 a 3 vezes por semana.
O ideal é um solo bem drenado, leve, fértil, rico em matéria orgânica e com pH entre 5,5 e 6,5.
Transplantando, conforme o tamanho, os antúrios podem crescer até a altura de 90 cm.
Como cultivar e cuidar
Esta é uma planta de fácil cultivo, rústica e de baixa manutenção, sendo bem resistente e apresentando ótimos resultados com um mínimo de cuidado.
Exigente quanto à humidade, deve ser plantada sempre à meia-sombra, sem sol direto.
Podem ser cultivados em vasos, conjuntos isolados ou jardineiras em substratos ricos em matéria orgânica, como a fibra de coco misturado com terra vegetal.
Evite deixá-la em locais com ar condicionado.
Deixe a terra secar somente levemente entre as regas, pois a planta precisa de boa umidade e com adubação orgânica adequada para florescer, sendo o adubo ideal nesta fase, farinha de ossos.
Evite molhar suas flores, que podem vir a apodrecer ou manchar.
Multiplica-se mais facilmente por segmentos do caule em forma de estacas ou pelas mudas laterais, sendo o método por sementes bem difícil.
O replantio a cada três ou quatro anos revigora as plantas velhas.
Transplantando, conforme o tamanho, o Antúrio pode crescer até a altura de 90 cm (35 in).
Fique atento aos caracóis, podem atacar as folhas, danificando as mesmas.
Para mantê-las saudáveis e brilhantes, é necessário regar frequentemente, principalmente no Verão, cuidando para que as folhas sejam pulverizadas com água da chuva, evitando assim o cloro da água da torneira.
Semestralmente ou a cada três meses, é necessário reforçar o adubo para que ela aguente temperaturas de no mínimo 13ºC e máximas de até 26ºC.
Caso use pedregulhos na mistura de terra, regue diariamente a sua planta e se ela não der flor, coloque-a num local mais iluminado em que ela possa receber pelo menos doze horas de luz solar direta.
Nota importante – O antúrio é considerado uma planta tóxica por possuir oxalato de cálcio, por isso não é aconselhável tê-la perto de animais ou crianças, pois o contato com ela pode provocar queimação, irritação das mucosas, náuseas e inchaço.
Sabia que …
O significado da flor do antúrio remete a hospitalidade, autoridade, imponência e luxo, que representa também confiança, iluminação, fortuna e, quando usada em bouquets de noiva, ela é associada à sexualidade ardente.
1 comentário
Na minha casa existe sempre esta flor.