Como cuidar da Flor de Mel (Álisso)

por Olga Guedes
4 comentários 53 visitas 9 minutos ler
A+A-
Repor

Nome Científico: Lobularia maritima
Nomes Populares: Álisso, Açafates-de-prata, Doce-álisso, Flor-de-mel
Família: Brassicaceae
Categoria: Flores Anuais
Clima: Mediterrâneo, Subtropical, Temperado, Tropical
Origem: Europa, Mediterrâneo
Altura: menos de 20 cm
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Anual

A Flor de Mel (Álisso) encherá o seu jardim de flores

A flor de mel, também conhecida como Álisso, doce Álisso e açafates de prata, pertence à família Brassicaceae.

A flor-de-mel, deve seu nome ao perfume de mel de suas flores. Produz inflorescências com muitas flores pequenas de cor branca.

O agradável aroma exalado pela Álisso é uma das características mais marcantes da planta, pois o forte perfume de mel é um atrativo para as pessoas, principalmente as crianças.

Este é um tipo planta de pequeno porte, que atinge uma altura média de 20 (vinte) centímetros e apresenta um diâmetro médio de 40 centímetros.

As folhas da Álisso são estreitas; possuem coloração esbranquiçada; persistência permanente; são lanceoladas (em formato de lança); é coberta de pelos brancos e tem um tamanho médio de 05 (cinco) centímetros.

A Flor de Mel de uma forma geral é uma planta que floresce na Primavera, no Verão e em parte do Outono.

As inflorescências da Álisso se caracterizam por produzirem muitas flores.

As flores ficam reunidas em cachos redondos, são pequeninas, possuem 4 (quatro) pétalas e exalam um perfume bastante agradável, doce que recorda o mel e normalmente encontramos na coloração branca, rosa, rosa claro, alaranjada, roxa e lavanda.

Existem várias espécies de Alisson, sendo que o género Alyssum compreende aproximadamente 50 espécies, sendo as mais comuns são: A. saxatile; A. argenteum; A. cuneifolium; A. serpyllifolium.

A flor de mel é uma planta perene anual que ostenta um perfume de mel muito agradável.

Produz inflorescências com muitas flores pequenas, que podem ser de coloração branca, rosa, alaranjada ou roxa.

Ela exige um solo húmido e bem drenado e deve ser fertilizada durante a Primavera.

flor de mel

Como cuidar da flor-de-mel?

A planta gosta de sol pleno. Para seu perfeito florescimento, invista em um solo composto por terra de jardim e terra vegetal, com regas regulares para não deixar a flor morrer.

Depois do cultivo, é fácil manter a flor de mel!

Você pode cultivar como um complemento no paisagismo do seu jardim, separadas em locais estratégicos, longe de outras plantas ou até mesmo em vasos, cestos, pois elas sobrevivem até entre pedras.

Apesar de a coloração branca ser a mais comum e procurada por paisagistas, você também encontrará por aí nas cores rosa, alaranjada ou roxa.

A altura da planta pode chegar até 30 centímetros de altura, com suas flores medindo em torno de 7 centímetros de diâmetro.

É necessário evitar que o solo fique encharcado, pois essa condição pode gerar a podridão das raízes, o que conduz a planta á morte.

De uma maneira geral não é necessário realizar podas, mas caso ocorra a diminuição das flores da planta, pode ser realizada uma poda, deixando a planta bem baixa para que a Flor de Mel (ou Álisso) floresça outra vez.

Um dos pontos fortes da flor de mel é que ela apresenta características ornamentais, podendo ser cultivada de varias maneiras.

Álisso pode ser cultivada de forma isolada ou junto com outros tipos de flores

A Álisso pode ser plantada em jardineiras, ficando pendente, com os caules rastejantes ficam pendendo pelas bordas, criando uma espécie de cascata, gerando um belo efeito.

Além disso, quando utilizada para como maciços e bordaduras, causa um ar campestre ao jardim, aliado a um perfume agradável e adorável, causando um efeito fantástico.

Este vegetal pode ser cultivada como forração ou revestimento (sendo a sua principal utilização, cobrindo maravilhosamente o solo) e em jardins rochosos, que vai gerar um efeito delicado e harmonioso que agrada bastante as pessoas.

flor de mel brancas

A flor de mel lida bem tanto com o plantio em vasos quanto em canteiros

Esta flor é bastante conhecida pelo seu aroma intenso a doce (comparável a mel e chocolate).

A floração ocorre durante o verão (em grande quantidade) e a flor é de cor amarela (com 5 a 7cm de diâmetro).

Esta planta pode atingir até 1metro de altura.

Necessita de estar estrategicamente colocada num jardim, dado que precisa de apanhar muito sol para crescer de uma forma saudável.

Multiplicação da flor de mel

A planta que se propaga com extrema facilidade através das sementes, por estaquia e por divisão de touceiras.

Esse processo de multiplicação das plantas por sementes consiste em pegar as sementes que são produzidas pelas flores e fazer o processo de dispersão, em áreas apropriadas e ideais para o cultivo da álisso, para que assim sejam geradas novas plantas.

O processo de plantio direto é o mais apropriado e indicado para o cultivo da álisso, no entanto, a espécie também aceita e se adapta ao transplante, isto é, retirar a planta do local onde vive atualmente e realizar o plantio em outro local para que ela se desenvolva e floresça.

Normalmente, as flores surgem em torno de 45 dias após o plantio.

O processo de multiplicação por estaquia consiste em separar galhos da planta com folhas e raízes, como tipo uma estaca.

Uso culinário da Flor-de-mel

O uso da Flor de Mel (Álisso) na culinária é novo, ela não tem uma história antiga de uso, como as rosas, calendula, etc.

A procura de flores diferentes e delicadas aumentou e assim surgiu o Alyssum como opção.

Ela forma pequenos cachos de flores que podem ser usados inteiros ou as florzinhas pequenas separadas, conforme a criatividade do chef.

Para mais informações, clique aqui.

Votos: 159 | Pontuação: 4.7

Artigos Relacionados

4 comentários

Silvia 11 Abril, 2016 - 18:55

Flor tão mimosa, adorooo

Responder
Maria Eliane Santos da Luz 21 Dezembro, 2019 - 22:14

Linda,maravilhosa

Responder
Mário G0nçalves 12 Novembro, 2021 - 18:36

eu quero semear, por isso pergunto em que mês devo fazer?

Responder
Mário Gonçalves 11 Março, 2022 - 6:50

qUANTO TEMPO para nascer? Germinação?

Responder

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e o tratamento dos seus dados por este blog.