Papoila ou Papoula – Significado e Como Cultivar

papoila ou papoula é originária da Ásia e alguns países proíbem seu cultivo, pois as flores contêm substâncias que podem causar dependência.

Os nomes relacionados à papoula são bem sugestivos.

O nome científico da planta “somniferum” (relacionado a sono) e a origem do nome “morfina” (relacionada ao deus da mitologia grega Morfeu, o deus dos sonhos).

Os antigos gregos e romanos já a comiam em saladas, costume que se tem mantido em algumas zonas do Mediterrâneo, como na Catalunha. Apesar da sua cor vermelha-escarlate, símbolo da vitalidade, desde os tempos remotos foi associada ao sono.

Segundo a mitologia, o deus Morfeu tocava com uma papoila aqueles a quem queria adormecer.

O fruto da papoula tem a forma de uma urna, com uma tampa no alto

Tem o caule coberto de pequenos pêlos e segrega um látex branco quando cortado. As flores são formadas por quatro pétalas de cor vermelho intenso, com uma mancha negra na base. É importante atentar para esses pormenores, pois existem algumas espécies muito parecidas, mas destituídas de efeitos medicinais.

As pétalas das flores e os frutos são as partes utilizadas para efeitos medicinais.

A Papoula é uma erva anual que chega a uma altura acima de um metro. As folhas são cobertas com uma espécie de cera, que lhes dá um aspecto brilhante.

A papoila floresce em clima ameno e necessita de muita luz

Os antigos gregos e romanos já a comiam em saladas, costume que se tem mantido em algumas zonas do Mediterrâneo, como na Catalunha. Apesar de sua cor vermelha-escarlate, símbolo da vitalidade, desde os tempos remotos foi associada ao sono.

A papoila ou papoula tem o caule coberto de pequenos pêlos e segrega um látex branco quando cortado. As flores são formadas por quatro pétalas de cor vermelho intenso, com uma mancha negra na base.

O fruto da flor papoila tem a forma de uma urna, com uma tampa no alto

É importante ter atenção a estes pormenores, pois existem algumas espécies muito parecidas, mas destituídas de efeitos medicinais. As pétalas das flores e os frutos são as partes utilizadas para efeitos medicinais.

As sementes de flor papoula, podem ser incorporadas facilmente na alimentação diária, trazendo diversos benefícios para a saúde, nomeadamente como calmante em casos de transtorno de ansiedade e nervosismo.

A papoila flor possui efeitos relacionados ao sono, pois contém alcaloides de acção sedativa.

É muito usada em infusões para eliminar sintomas relacionados à ansiedade e ao stress, além de tratar tosses, asma, coqueluche, bronquites, e de ser indicada para quem está com as vias aéreas inflamadas.

Além disso, pode ser usada ainda para combater dores de dente, pois suas pétalas, quando preparadas em infusão, possuem acção analgésica.

As sementes de papoula

As sementes dão origem ao ópio, e eram adicionadas ao vinho e oferecidas àqueles que morreriam na cruz durante o Império Romano. O fruto proveniente da planta é fonte de produção da heroína, codeína e morfina.

Atualmente, as sementes são usadas para dar sabor a molhos de salada e pratos assados.

Propriedades e benefícios

Ricas em ferro, fósforo, fibras, tiamina, riboflavina e vitamina B, as sementes de papoula podem ser usadas para, além de dar sabor aos molhos, tratar diarreia, queimaduras, sangramentos no nariz, dores de dente e também como afrodisíaco natural.

As sementes também reduzem a absorção de cálcio, sendo uma forma de prevenção contra as pedras no rim.

Flor papoula é comumente conhecida como o símbolo internacional daqueles que morreram na guerra.

Um escritor fez uma conexão entre a papoula e as mortes no campo de batalha durante as guerras napoleônicas do início do século XIX, observando que os campos que estavam estéreis antes da batalha e explodiam com as flores vermelhas do sangue depois que a luta terminou.

A flor papoula lembra as pessoas que deram suas vidas por paz e liberdade

A papoula lembra a guerra e o grande custo que traz a sociedade, e que a paz é algo que devemos lutar para além de todas as coisas.

A flor papoula é um símbolo de paz e isso nos lembra as pessoas que morreram por nós. A papoula significa sangue vermelho dos homens que morreram na batalha.

As papoulas vermelhas artificiais são usadas no Dia da Memória realizada em 11 de Novembro, o último dia da Primeira Guerra Mundial em 1918.

A história da papoula começa com os antigos Sumérios.

Os antigos sumérios se referiam às flores como a planta da alegria. Os sumérios passaram seus conhecimentos sobre a planta para os assírios.

A flor papoula é uma planta antiga, que produz a morfina um analgésico naturalmente obtido, de fato o maior analgésico que a natureza pode produzir. Além da morfina, o ópio que é um látex branco exalado pela cabeça verde da semente, também pode ser extraído das folhas e hastes.

Papoula - Papoila

Na medicina homeopática, o ópio encontrado na papoula é usado para aliviar a “insensibilidade” do sistema nervoso, insônia e estupor. A essência da flor ajuda a revestir o equilíbrio entre o descanso e a atividade, físico e o espiritual.

As folhas dizem ter acalmado e relaxar espasmos de tórax e dores de estômago.

Tome nota:

Não presenteie amados com papoulas

Papoulas vermelhas são flores muito delicadas. Suas pétalas caem rapidamente e, por esse motivo, as papoulas são consideradas símbolo de fraqueza e amor efêmero. Alguém que não queira ganhar fama de fracote, não deve, portanto, dá-las de presente para a namorada.

Mas há também crendices mais alegres associadas com as sementes de papoula: por exemplo, às vezes, nos casamentos russos é servido mingau de painço e sementes de papoula, para trazer felicidade ao jovem casal.

Também são despejadas sementes de papoula nos sapatos dos recém-casados, para que eles não deixem de ter filhos.

 

Votos: 56 | Pontuação: 4.7

Partilhar este artigo
  • 5
    Shares
Copyright Blog Flores. Reprodução permitida desde que indicando o endereço:
https://www.blog-flores.pt/flores-de-exterior/papoula-ou-papoila/

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *