8 Plantas de interior que vão prosperar na sua cozinha

por Joana Dias
0 comentário 338 visitas 9 minutos ler
A+A-
Repor

Adicionar plantas de interior à cozinha refresca o espaço e tem também aplicações práticas. A planta certa pode ajudar a purificar o ar, dar um toque de cor ou mesmo fornecer produtos frescos durante todo o ano.

Lembre-se de que nem todas as plantas se adaptam a todas as cozinhas, uma vez que cada espaço tem condições únicas de luz, humidade e temperatura.

No entanto, estes 8 tipos de plantas de interior populares para a cozinha são um ótimo ponto de partida.

8 Plantas de interior que vão prosperar na sua cozinha

1 – Pothos

As Pothos (Epipremnum aureum) são de facto algumas das plantas de interior mais fáceis de cuidar. Adaptam-se bem a uma variedade de condições de luz diferentes e são consideradas relativamente tolerantes à seca.

Além disso, são excelentes plantas suspensas, pelo que não é necessário desperdiçar espaço valioso no balcão. O Pothos é tóxico para animais e humanos.

Variedades de cores: Folhagem verde a amarelo marmoreado
Exposição solar: Luz brilhante a sombra parcial
Necessidades do solo: Mistura geral para vasos rica em musgo de turfa
8 Plantas de interior que vão prosperar na sua cozinha

2 – Philodendron

Os Philodendrons (Philodendron spp.) são outro género de plantas de interior de baixa manutenção que ficam muito bem em cestos suspensos. Semelhante ao pothos, são consideradas relativamente tolerantes à seca e podem crescer em luz brilhante a média indireta.

Estas plantas de folhagem existem numa grande variedade de formas e cores e são conhecidas por serem excelentes purificadores de ar. Também é tóxico para humanos e animais.

Variedades de cores: Folhagem verde-escura; alguns cultivares têm folhas variegadas
Exposição solar: Luz brilhante e indireta
Necessidades do solo: Mistura normal para envasamento

3 – Ervas aromáticas

Cultivar ervas aromáticas na cozinha pode parecer uma escolha óbvia, porque não há verdadeiramente nada melhor do que cozinhar com ervas frescas, orgânicas e cultivadas em casa durante todo o ano. Desde que a sua cozinha tenha um local que receba luz solar direta e brilhante durante a maior parte do dia, as ervas crescerão facilmente.

Em alternativa, também pode cultivar ervas com a ajuda de uma luz de cultivo. As variedades de ervas fáceis de cultivar dentro de casa incluem cebolinho, salsa, hortelã, tomilho, alecrim, manjericão, orégãos e coentros.

Variedades de cores: Verde
Exposição solar: Luz brilhante e indireta, dependendo da erva
Necessidades do solo: Mistura orgânica de alta qualidade para envasamento
8 Plantas de interior que vão prosperar na sua cozinha

4 – Suculentas

Se tiver um parapeito de janela ensolarado na sua cozinha, as suculentas são uma óptima opção. O termo “suculenta” descreve plantas que armazenam água em várias estruturas, como as suas folhas e/ou caules, o que as torna resistentes à seca e, geralmente, de baixa manutenção.

Existem centenas de tipos diferentes de suculentas que vêm numa variedade de formas, cores e tamanhos impressionantes. As espécies de suculentas mais populares incluem a echeveria, haworthia, aloé vera, crassula, kalanchoe, sedum, entre outras.

Embora a maioria das suculentas não seja tóxica, note-se que as suculentas kalanchoe e eufórbia podem ser tóxicas para humanos e animais.

Variedades de cores: Verdes suaves, rosas, roxos, azuis, cinzentos-azulados, roxos profundos ou quase pretos; algumas apresentam variegações verdes e cor-de-rosa; algumas têm pontas ou margens avermelhadas
Exposição solar: Luz brilhante e indireta, mas depende da suculenta
Necessidades de solo: Mistura para vasos de suculentas ou cactos

5 – Planta Aranha

As plantas-aranha (Chlorophytum comosum) são das plantas de interior mais fáceis de cuidar. São excelentes plantas suspensas e, quando estão contentes, florescem e produzem rebentos de forma prolífica. Evite colocar uma planta-aranha à luz direta, pois isso fará com que as folhas se queimem.

Variedades de cores: Folhagem verde, por vezes com riscas brancas
Exposição solar: luz solar intensa e indireta
Necessidades do solo: Mistura para vasos solta e bem drenada
plantas de interior

6 – Árvore de borracha

Se está à procura de uma planta de grande porte para a sua cozinha, as seringueiras (Ficus elastica) são uma óptima escolha.

Estes parentes da figueira-da-índia são adaptáveis a muitas condições de crescimento e podem transformar-se em árvores de tamanho normal no seu habitat nativo. Quando cultivadas dentro de casa, a poda regular mantém o seu tamanho e forma sob controlo.

Escolha entre diversas variedades de seringueiras para obter cores que combinem com o design da sua cozinha. A planta é tóxica para os animais.

Variedades de cores: Verde esmeralda a verde escuro; verde variegado, cor-de-rosa, cinzento, amarelo e branco
Exposição solar: Luz brilhante e indireta
Necessidades do solo: Solo de envasamento de drenagem rápida, como um com perlite e musgo de turfa ou fibra de coco

7 – Planta de café

Quer seja um amante do café ou não, a planta do café (Coffea arabica) é um ótimo complemento para qualquer cozinha.

Embora seja improvável que consiga colher grãos de café de uma planta de interior, as folhas brilhantes e o hábito de crescimento compacto tornam-na, no entanto, atractiva. As plantas de café requerem luz brilhante e indireta e rega frequente para se desenvolverem.

Note que a planta do café é diferente do cafeeiro tóxico para animais de estimação (Polyscias guilfoylei).

Variedades de cores: Verde escuro com pequenas flores brancas e bagas vermelhas
Exposição solar: Luz brilhante e indireta
Necessidades do solo: Solo para vasos à base de turfa, bem drenado
8 Plantas de interior que vão prosperar na sua cozinha

8 – Violeta africana

Para quem gosta de flores na cozinha, as violetas africanas (Sauntpaulia ionantha) são o substituto perfeito da planta de casa! Uma violeta africana feliz florescerá praticamente durante todo o ano e está disponível em várias cores bonitas.

Estas plantas de interior compactas apreciam luz brilhante e indireta e rega frequente.

Variedades de cores: Milhares de cultivares disponíveis; as flores podem ser cor-de-rosa, azuis, roxas ou brancas, com picote ou pontilhado
Exposição solar: Luz indireta
Necessidades do solo: Mistura bem drenada e sem solo

Votos: 15 | Pontuação: 4.3

Artigos Relacionados

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e o tratamento dos seus dados por este blog.