Cultivo de lírios de calla (Zantedeschia): As flores da beleza

por Olga Guedes
2 comentários 87 visitas 7 minutos ler
A+A-
Repor

Os lírios de calla são plantas ornamentais bulbosas que simbolizam beleza, simplicidade e pureza, caracterizada por inflorescências em forma de funil.

Na verdade, é uma das flores mais elegantes que existem. Mesmo o seu nome não deixa margem para dúvidas de que significa beleza, tornando-a um símbolo de beleza pura e delicada.

Lírios de calla o que são?

Os lírios de calla têm um aspecto muito distinto que os torna fáceis de identificar.

A sua forma de funil e cheiro agradável conferem-lhe um valor inestimável no mundo floral. As suas folhas são grandes e verdes, bastante carnudas, grossas e em forma de seta.

É também importante saber que os lírios de calla são uma flor tóxica; contém cristais de oxalato de cálcio e a sua seiva pode ser muito irritante.

Deixando esta última informação de lado, os lírios de calla são uma flor muito popular para botânicos e floristas que experimentaram muito para criar diferentes variedades.

lirios de calla

O que é que simbolizam?

Diz-se que as flores de lírio calla nasceram do leite materno da deusa Hera, deusa da criação e da terra.

Esse mesmo leite materno deu origem, na mitologia, à forma leitosa que hoje vemos num céu estrelado, pelo que a calla lírio era e ainda é um símbolo de beleza materna e prosperidade.

Em contraste, na mitologia romana, a flor da calla lírio tem um significado oposto: devido à forma do espadix no centro da flor, o lírio calla era um símbolo de virilidade mas também de amor apaixonado.

Como cuidar dos lírios de calla?

O lírio Calla deve ser regado regular e abundantemente durante o período de floração. Durante o período de Inverno, no entanto, a rega deve ser reduzida.

Evite regar as flores, que podem ser danificadas.

O solo deve ser húmido e fértil, enriquecido com um fertilizante líquido para plantas floríferas, que deve ser distribuído durante a rega uma vez por semana durante a Primavera e o Verão.

O clima ideal para os lírios calcários é suave e temperado, nem demasiado quente nem demasiado frio, com temperaturas de cerca de 20-22 °C.

A planta requer uma exposição solar brilhante mas não total, bem como protecção contra ventos demasiado fortes que possam arriscar.

Onde guardá-lo?

Este lírio pode ser facilmente cultivado quer no jardim quer num vaso.

Tenha em mente, no entanto, que tolera temperaturas baixas no Inverno: o cultivo num vaso permitir-nos-á, portanto, deslocar a planta para um local abrigado quando a temperatura desce abaixo de zero.

Cultivo de lírios de calla (Zantedeschia): As flores da beleza

Zantedeschia aethiopica

Zantedeschia aethiopica é uma rizomatosa, caespitosa perene com folhas verdes brilhantes, semi-erectadas, sagitatadas até 45 cm de comprimento.

Do final da Primavera a meados do Verão, desenvolve grandes spathes brancas, até 25 cm de comprimento, com especiarias brancas e amarelas.

Ideal submerso alguns cm ou na borda de lagos, lagoas e riachos. As flores são também utilizadas cortadas, mantendo-se frescas durante muitos dias.

Zantedeschia aethiopica ‘Flamingo’

Zantedeschia aethiopica ‘Flamingo‘ é um rizomatoso, semi-aquático ou pantanoso perene, nativo da África do Sul.

Produz grandes spathes rosadas, até 25 cm de comprimento, que florescem na Primavera e folhas verde brilhante, vistoso, elegante, semi-erecto, brilhante, com cerca de 45 cm de comprimento.

Ideal submerso alguns cm ou nas margens de lagoas, lagos e riachos.

As flores são também usadas cortadas, mantendo-se frescas durante muitos dias.

Zantedeschia aethiopica ‘Manga’

Zantedeschia aethiopica ‘Manga’ é uma planta elegante comummente usada como flor cortada.

As flores de laranjeira brilhante fazem uma magnífica decoração de jardim e terraço.

As folhas verdes escuras e verticais decoradas com pontos brancos são também ornamentais.

Crescem entre 35-60 cm e formam uma magnífica decoração de bordas de jardim e, quando plantadas em vasos, também de varandas e terraços.

Votos: 46 | Pontuação: 4.4

Artigos Relacionados

2 comentários

Elisabete 22 Abril, 2023 - 11:20

Estas flores são lindas!

Responder
Isabel Chagas 8 Maio, 2023 - 14:12

Levei estes lirios no ramo de casamento 🙂

Responder

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e o tratamento dos seus dados por este blog.