Laranja (Citrus sinensis)

Nome Científico: Citrus sinensis
Nomes Populares: Laranja, Laranjeira
Família: Rutaceae
Categoria: Árvores, Árvores Frutíferas
Clima: Continental, Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical, Temperado, Tropical
Origem: Ásia
Altura: 6.0 a 9.0 metros
Luminosidade: Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene

Sobre a Laranja

A laranjeira é uma árvore de porte médio e copa densa, arredondada e perene.

A sua origem é controversa, diz-se que pode ser oriunda da Índia, China ou Vietname, mas sabe-se de fato que a laranja é consumida desde a antiguidade.  O seu tronco e ramos apresentam casca castanho-acinzentada e são um tanto tortuosos. As folhas são verdes, brilhantes e muito aromáticas.

As laranjeiras devem ser cultivadas sob sol pleno, em solo fértil, profundo, enriquecido com matéria orgânica e irrigado a intervalos regulares.

O plantio das mudas deve ser realizado no início da estação chuvosa. É uma planta relativamente rústica e de fácil adaptação, apesar de ser sensível a uma infinidade de pragas e doenças que reduzem a sua produtividade.

Há variedades para as mais diversas condições climáticas, umas mais apropriadas ao clima ameno e outras mais adaptadas ao calor.

A laranja, fruto da laranjeira, é uma deliciosa fruta cítrica.

Laranja (Citrus sinensis)

A laranja é uma das frutas mais cultivadas no mundo

É muito consumida em sumos ou em preparações culinárias, como em bolos, caldas, geleias, chás, compotas, licores, gelados  e uma infinidade de outras sobremesas. A sua polpa é surpreendente também em pratos salgados, como em molhos para aves, peixes e carne vermelha.

Os óleos essenciais de laranja, extraídos principalmente da casca tem ampla utilização na indústria de perfumes, cosméticos, produtos de limpeza e aromaterapia, com propriedades calmantes e anti-depressivas.

Laranja (Citrus sinensis)
4.6 (92.73%) 11 votos

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *