Rosas preservadas: o que são e quando oferecê-las como presente

por Olga Guedes
0 comentário 36 visitas 6 minutos ler
A+A-
Repor

Actualmente, muitas plantas com flor podem ser conservadas durante muito tempo graças a técnicas específicas e respeitadoras do ambiente que as estabilizam, é o caso das rosas preservadas.

Entre os espécimes mais adequados para este procedimento estão, sem dúvida, as rosas frescas, que são desidratadas e depois reidratadas com uma solução de glucose ideal para as fazer durar entre 3 a 5 anos e manter a elegância e a textura de uma rosa fresca.

O que são rosas preservadas

A estabilização das rosas tornou-se muito popular hoje em dia, embora a adopção deste procedimento tenha começado na década de 1980.

No entanto, graças às técnicas mais recentes, é possível que as rosas frescas durem mais do que alguns anos.

Quando falamos de rosas preservadas, referimo-nos a espécimes reais que são simplesmente cortados à mão quando atingem o seu desenvolvimento óptimo.

Concretamente, trata-se de um processo técnico avançado em que, em vez da seiva, que se evapora em 3-7 dias de forma natural, é injectada uma mistura líquida de glicerina, água e corantes.

O resultado é um produto muito bonito que dá o efeito de uma rosa acabada de cortar e é particularmente refinado, o que o torna numa excelente ideia para presente.

De facto, quando uma rosa é preservada, isso significa intervir no seu processo de crescimento, permitindo-lhe conservar toda a sua beleza e brilho naturais.

Entre outras coisas, a preservação confere-lhe um aspecto suave e sedoso e uma bela cor forte que pode variar do vermelho profundo ao rosa e a muitos outros tons pastel típicos que permanecem brilhantes durante muitos anos.

rosas preservadas

Os efeitos da preservação nas rosas

O processo de preservação de uma rosa fresca pode também resultar na perda da sua cor, que, no entanto, é substituída por corante alimentar, sendo assim totalmente ecológica e, acima de tudo, não tóxica para a saúde humana.

Dito isto, convém acrescentar que, para além deste procedimento, algumas marcas especializadas preferem lavá-las e conservá-las durante vários dias em caixas de madeira para que possam secar.

Graças a este processo alternativo de estabilização, as rosas conservam a sua cor natural e a sua suavidade, o que as torna ideais para a decoração floral de longa duração numa casa ou em escritórios, hotéis, restaurantes ou centros comerciais.

As rosas preservadas têm, entre outras, muitas vantagens económicas e são também muito mais práticas do que as rosas frescas.

Para dar alguns exemplos, é de notar que não necessitam de água nem de luz solar, são fáceis de armazenar e de transportar e a probabilidade de ataques de insectos ou de bolor é mínima.

Todas estas vantagens fazem com que uma rosa estabilizada seja ideal para um presente duradouro.

Como cuidar das rosas preservadas

As rosas preservadas podem durar muito tempo, desde que sejam cuidadas respeitando algumas regras básicas.

Por exemplo, se quiser limpá-las, não deve deixá-las entrar em contacto com a água, nem guardá-las num ambiente húmido.

De facto, em ambos os casos, pode gerar-se bolor, o que anularia o procedimento inicial e provocaria a sua deterioração.

Outra precaução importante para cuidar das rosas preservadas é não as expor à luz solar directa, nem mesmo perto de lâmpadas ou outras fontes de luz que gerem temperaturas elevadas.

Assim, se quiser preservar a beleza “eterna” das rosas estabilizadas, o ideal é colocá-las em ambientes com uma temperatura entre 5 e 30°C e uma humidade máxima de 60%.

Rosas preservadas: o que são e quando oferecê-las como presente

Quando oferecer rosas preservadas

Estas rosas especiais tornaram-se muito populares hoje em dia entre designers, floristas e vitrinistas; de facto, pode vê-las regularmente em casamentos, onde são utilizadas como decorações de bolos ou para decorar mesas.

Por outro lado, as rosas preservadas como ideias para presentes são uma excelente solução, uma vez que a sua longa vida útil permite que sejam oferecidas como presentes para as festividades de Inverno e Primavera, e para todos os outros eventos do ano, tais como formaturas e celebrações do dia da mãe, aniversários e Dia dos Namorados.

Hoje em dia, portanto, é possível oferecer uma rosa sem esperar necessariamente pela floração típica de Maio.

Para concluir, é importante sublinhar que nas lojas de artigos para presentes, nas floristas e nas lojas online, as rosas preservadas estão disponíveis em vários tipos de embalagens, desde o clássico tule até ao recipiente transparente em plexiglas para as admirar em todas as suas facetas.

Votos: 47 | Pontuação: 4.6

Artigos Relacionados

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e o tratamento dos seus dados por este blog.