Conjuntos de jardim mobiliário de jardim e exterior

por Olga Guedes
0 comentário 18 visitas 6 minutos ler
A+A-
Repor

O jardim, tal como a casa, é o cartão-de-visita de muitos de nós. Um espaço limpo e arrumado é essencial para viver em harmonia com o corpo e a mente, mas um ambiente elegante e com classe é algo que vai para além disso.

Não se contente com um simples pátio, transforme o seu jardim no seu parque, um local onde pode relaxar ou convidar amigos, onde pode almoçar ou apanhar sol.

É um dos felizes proprietários de um cantinho verde em casa?

Então, não pode mesmo deixar de cuidar bem dele: comece pelo aspecto arbóreo, com a escolha das plantas preferidas e o cuidado com elas, e depois continue com a escolha do tipo certo de mobiliário de jardim: sofás, poltronas, cadeiras, espreguiçadeiras, vários tipos de mesas, baloiços… mas sabe que material escolher?

Muitas pessoas que têm um espaço verde em casa são particularmente relutantes em cuidar da escolha do mobiliário de jardim, e a razão é fácil de dizer: só a ideia de ter de mudar tudo de sítio sempre que uma tempestade ameaça o mobiliário de jardim faz-nos estremecer só com a ideia…

Neste artigo encontra informação de como pode poupar tempo e dinheiro fazendo as escolhas certas para as suas necessidades.

Mobilar o seu jardim é fácil

Antes de mais, ter um jardim mobilado não é necessariamente sinónimo de trabalho árduo, se a selecção de conjuntos de jardim for feita de forma criteriosa.

E se eu lhe dissesse que o mobiliário de jardim em madeira não representa necessariamente trabalho árduo ou dores de cabeça para os seus proprietários?

Existem diferentes tipos de madeira utilizados na construção de conjuntos de jardim.

A diferença? Desempenho, resistência, peso e muitas outras características que seria bom conhecer para fazer a escolha certa.

Certamente, os materiais mais adequados para o mobiliário de jardim são o Balau, a Acácia, a Teca e o Rattan, abaixo encontrará mais informação.

Ao escolher um destes tipos de madeira, pode evitar três dos problemas mais comuns no terreno:

  1. Deslocar constantemente o seu mobiliário de jardim para o proteger das intempéries.
  2. Manutenção assídua dos mobiliário de jardim em madeira.
  3. Mudar frequentemente o mobiliário de jardim para substituir o mobiliário danificado.

Vejamos em pormenor as características dos tipos de madeira acima mencionados e compreendamos como podem tornar-se a escolha mais vantajosa para escolher os conjuntos de jardim.

Conjuntos de jardim mobiliário de jardim e exterior

Mobiliário de jardim em teca

Este é, sem dúvida, o melhor tipo de madeira utilizado para o mobiliário de jardim: é forte, durável e o mais nobre do seu género.

Não sujeita a deformações naturais devidas à passagem dos anos, resiste às mossas ou aos riscos em geral, apresentando uma textura que não teme a infiltração de água, uma das principais causas de deterioração do mobiliário de jardim.

A teca não desenvolve bolor e, com o passar dos anos (se exposta à luz solar contínua sem protecção adequada), tende a abandonar a sua peculiar coloração castanha clara para tender para o cinzento característico particularmente apreciado pelos amantes do vintage.

conjuntos de jardim

Mobiliário de jardim em rattan

O último tipo de madeira de jardim abordado neste artigo – com uma qualidade que combina força e elasticidade – é o Rattan.

O mobiliário de jardim em rattan é facilmente reconhecível, uma vez que as fibras desta madeira flexível são geralmente tecidas para criar assentos ou mesas com um aspecto retro, mas intemporal.

Proveniente do processamento de um tipo específico de palmeira, o rattan é a escolha ideal para os espaços exteriores que podem beneficiar de protecção (alpendres e varandas, por exemplo).

De facto, a fibra natural do rattan, apesar de ser muito durável, não pode ostentar as mesmas características que a madeira de teca ou de balau em termos de resistência.

É por isso que foi criada a alternativa sintética do Polyrattan, que tem, pelo contrário, uma excelente capacidade de resistir às tensões dos agentes atmosféricos.

Votos: 38 | Pontuação: 4.4

Artigos Relacionados

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e o tratamento dos seus dados por este blog.