Os benefícios que as plantas têm na nossa saúde

por Olga Guedes
2 comentários 32 visitas 4 minutos ler
A+A-
Repor

Muitas pessoas vêm as plantas como objetos decorativos ou um símbolo de companhia, mas as plantas podem nos dar não só um pouco de frescura como também ter benefícios para a nossa saúde, aumentando assim a sua utilidade e também dando uma nova imagem à sua casa.

Assim, conjugando todos os benefícios relacionados não só com a saúde, mas também com a estética e o ambiente, podemos pensar nas plantas como algo que devemos ter em nossa casa e que no dá valor.

Existem, no entanto, alguns benefícios que gostaríamos de listar para lhe mostrar a importância de ter algumas plantas na sua casa, pois podem fazer toda a diferença no seu dia-a-dia:

Melhoria da qualidade do ar

Apesar de muitas pessoas não pensarem nas plantas desta forma, elas são excelentes purificadores de ar natural, podendo também absorver poluentes comuns como o benzeno, o formaldeído e o tricloroetileno.

Existem algumas plantas específicas para melhorar a qualidade doar, como a chamada Lírio da Paz, e que fazem uma diferença substancial na nossa qualidade de vida.

Estar a viver perto de um jardim ou viver no campo também aumenta, por si só, a nossa qualidade do ar.

Redução do stress

Alguns estudos mostram que a exposição a plantas pode diminuir a pressão arterial, diminuir a frequência cardíaca e ainda reduzir a ansiedade.

Portanto, ao estarmos perto delas temos um benefício direto para a nossa saúde, que vai ter depois o impacto no nosso dia-a-dia ao estarmos mais calmas e seremos para enfrentar os desafios diários.

Lembre-se que no caso de haver algum sintoma de stress ou qualquer outro sintoma agudo de saúde, deve contactar o centro de saúde ou o SNS24 o mais rápido possível.

Aumento de produtividade

No caso de ter um escritório em casa, ter plantas é muito bom para o aumento da produtividade e também para melhorar o desempenho cognitivo, uma vez que existe um estudo em que trabalhadores rodeados de algumas plantas mostraram se 15% mais produtivo do que é que os que não tinham plantas à sua volta.

Isto pode significar que de alguma forma as plantas ajudam a mantê-lo produtivo, pelo que poderá ser uma boa experiência ter plantas no local onde está a trabalhar.

plantas

Alívio de dores

Algumas plantas são especialmente indicadas para o alívio de dores, por exemplo a lavanda, que é considerada uma dessas plantas porque tem propriedades calmantes e podem assim ajudar a relaxar e a aliviar a tensão.

Por outro lado, juntando os outros pontos anteriores a este, podemos ter vários benefícios juntos e por isso mais uma razão para ter plantas em casa ou no seu local de trabalho.

Esteticamente bonitas

Por último, mas não menos importante, temos que considerar que as plantas são esteticamente bonitas, e por isso plantas de coração num espaço seu pode além de melhorar a estética ajudar a melhorar o humor e também o seu bem-estar.

Ao adicionar cor e textura ao seu espaço, as plantas oferecem definitivamente um papel fundamental em todo este processo, e podem ajudar a conseguir o efeito que pretende.

Votos: 34 | Pontuação: 4.5

Artigos Relacionados

2 comentários

Inês Sousa 19 Fevereiro, 2023 - 15:22

Todas as semanas compro flores naturais para ter em casa

Responder
Manuel 9 Abril, 2023 - 15:09

As flores trazem paz e serenidade

Responder

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e o tratamento dos seus dados por este blog.