Lirio da Paz – Família Araceae

O Lirio da Paz é uma planta reconhecida pelas suas propriedades purificadoras do ar. Conhecida por atrair sorte e felicidade.

O Lírio-da-paz é uma das plantas mais utilizadas em escritórios e demais iteriores em todo o mundo. Sua beleza, associada à baixa exigência em luz e tolerância a descuidos a torna uma das melhores opções para ambientes internos, mas pode também ser utilizada com sucesso em ambientes externos.

Nome Científico: Spathiphyllum wallisii
Nomes Populares: Lírio-da-paz, Bandeira-branca, Espatifilo
Família: Araceae
Categoria: Flores Perenes, Forrações à Meia Sombra
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
Origem: América do Sul, Colômbia, Venezuela
Altura: 0.4 a 0.5 metros
Luminosidade: Luz Difusa, Meia Sombra
Ciclo de Vida: Perene

Descrição Lirio da paz

Branca como a neve, a flor deste lírio é muito especial, pois simboliza a paz. Com o tempo e em ambientes mal iluminados ela pode se tornar esverdeada. A sua folhagem verde escura e brilhante é muito bonita.

O lírio da paz é de crescimento rápido no verão, e tem um belo volume. Pode ser plantada em vasos decorando interiores ou em maciços e bordaduras protegidas por muros, árvores ou outras coberturas.

É uma planta herbácea perene com crescimento há volta de 0,40 cm, de folhas grandes de consistência coreácea de cor verde-escura, ovais de pecíolo longo, ornamentais mesmo sem flores.

Não se adapta muito bem em climas muito frios, abaixo de 15°C, abaixo disso o seu crescimento pode paralisar, meia sombra é o ideal para ela florescer mais rápido. Como precisa de calor ara se desenvolver melhor,em climas mais frescos temos de proteger a planta.

Lirio da paz

Características da planta

Essa é uma planta óptima para ter dentro de casa, desde que deixe-a em local próximo da luz natural para pegar um pouco de sol e bastante luminosidade. Ela auxilia na purificação do ambiente.

Tipicamente comercializado como uma planta de vaso, o lírio da paz é lindíssimo e se desenvolve bem em ambientes internos.

Se mantiver a planta sob temperatura acima de 5 graus, ela vai resistir bem ao inverno, o que é óptimo para quem mora em locas de clima mais frio. Porém, no inverno, o ideal é procure manter a planta em temperatura média de 15 graus, pelo menos. O ideal para o seu desenvolvimento saudável é ficar em clima húmido, com temperatura entre 20 e 27 graus.

O florescimento do lírio-da-paz ocorre duas vezes por ano. No verão, de Janeiro a Março, e na primavera, de Julho a Setembro.

Como cultivar o Lirio da Paz

Deve ser cultivada sempre à meia sombra, em substrato rico em matéria orgânica, com boa drenagem. Adubações anuais e regas frequentes garantem o visual do lírio-da-paz. Não tolera o frio. Multiplica-se por divisão das touceiras.

O solo deve ser bastante fértil, com acidez leve e muitos nutrientes. Pode usar areia grossa, adubo orgânico com húmus de minhoca. No jardim, prepare a terra e deixe-a bem mexida e fofa antes de fazer o plantio.

Planta adaptada a locais com temperaturas mais quentes, gosta de calor e humidade para manter-se saudável e bela. Apesar disso, não suporta incidência directa do sol, podendo ter suas folhas queimadas. Sendo assim, deve ser posicionada em locais de meia-sombra, como ambientes internos ou área externa, desde que fique à sombra de árvores maiores.

Planta versátil e cheia de estilo, o lírio da paz possui fácil cultivo e pouca manutenção, tornando-se uma boa opção para quem busca trazer a natureza para dentro de casa, sem a necessidade de muitos cuidados. Aposte em sua cor vibrante e belas flores e deixe qualquer ambiente do seu lar ainda mais belo.

lirio da paz

Cuidado com as regas

O solo da planta não pode ficar nem muito seco, nem encharcado. Vá mantendo as regas todos os dias em períodos de verão ou enquanto a mudar estiver em desenvolvimento. Depois, cerca de 3 a 4 vezes por semana será o suficiente, conforme observar o solo mais seco.

O florescimento acontece o ano inteiro, mais abundante durante a primavera e verão e as flores  são em forma de meio cálice, brancas e sem perfume.

Durante o seu período de crescimento precisa de agua abundante, mas depois uma rega frequente uma manutenção da humidade no ambiente, favorece a beleza das suas folhas. O calor directo queima as folhas por isso devera estar protegida do sol.

O lírio não precisa de sol direto para evitar queimar as folhas, mas também não pode ser esquecido na sombra, ou suas folhas irão enfraquecer. Mantenha-o sob luminosidade, perto de uma janela ou porta para a rua.

Lirio da paz – Amor, alegria, espontaneidade, prosperidade, socialização e paz.

Não se devem molhar as flores nem as folhas ao regar, e para limpar as folhas sujas e empoeiradas existem produtos específicos à venda no mercado.

Ou então passe um pouco de café frio embebido em algodão e as folhas vão ficar brilhantes e lindas.

Existem espécies com aparência igual mas alturas e diâmetros diferentes. O Spathiphyllum cannifolium tem mais um pouco de altura cerca de 70cm com flores perfumadas. O Spathiphyllum ortgiesii é o maior deles, chegando até a 1,90m de altura e de grande efeito ornamental.

Lirio da paz - Família Araceae

Feng Shui: as melhores plantas para se ter em casa

O Feng Shui é uma técnica chinesa para harmonizar o lar e fazer fluir as energias.

O lírio-da-paz, como seu próprio nome diz, favorece a paz no lar. Cultive essa planta em um vaso para ajudar nas relações familiares e trazer harmonia entre os moradores da casa

Dica – deixe vasos dessas flores nos ambientes em que os moradores costumam conviver, como a sala de estar ou de jantar.

Votos: 77 | Pontuação: 4.8

Partilhar este artigo
  • 14
    Shares
Copyright Blog Flores. Reprodução permitida desde que indicando o endereço:
https://www.blog-flores.pt/flores-de-interior/lirio-da-paz/

2 Comentários

  1. Sofia Rodrigues || at

    Flor que transmite tranquilidade e paz realmente.

  2. Ismael pinho || at

    Gostaria de saber se é normal a flor da planta lírio passar de branco para verde.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *