8 opções de plantas ideais para perfumar a sua casa

por Olga Guedes
3 comentários 24 visitas 11 minutos ler
A+A-
Repor

Muito frequentemente para perfumar a sua casa, ou simplesmente para remover odores desagradáveis, recorre à utilização de produtos químicos que, além de bastante caros, podem prejudicar a nossa saúde e a dos nossos animais de estimação.

Uma grande forma de remediar o problema é usar um perfume natural, e que melhor do que uma planta?

Talvez nem todos saibam que entre as várias espécies que podem crescer bem dentro de casa, há algumas que são particularmente perfumadas, cujos aromas permanecem no ar, purificando-o e ajudando a eliminar os odores desagradáveis.

Pensa-se que as espécies perfumadas, especialmente as mais conhecidas, só podem ser cultivadas no jardim ou no terraço, na realidade algumas variedades têm as características certas para sobreviver bem também dentro de casa.

Plantas ideais para perfumar a sua casa

Estas variedades de gerânio têm folhagem intensamente perfumada, as folhas são muito bonitas, com tonalidades variegadas e diferentes formas e aromas, dependendo da espécie; as pequenas flores podem ser brancas, borgonhesas ou lilás, dependendo da espécie.

A característica mais atraente destas plantas é que vêm em fragrâncias diferentes; o Tomentosum, por exemplo, cheiros de menta, o Better Lemon de limão, o Subliguasum de morango, o Príncipe de Laranja de laranja, o Odoratissimo de maçã e o Citridorum de tangerina.

Além disso, as fragrâncias que emanam são não só agradáveis de cheirar mas também úteis no combate aos mosquitos.

O gerânio perfumado adapta-se facilmente a ambientes interiores, desde que seja colocado numa área muito brilhante, protegido de correntes de ar e afastado de fontes de calor no Inverno.

perfumar a sua casa

O Jasmim árabe, ou Jasminum Sambac, é facilmente reconhecido pelo cheiro doce das suas flores.

Esta planta também pode ser facilmente cultivada em interiores; deve ser colocada num local muito brilhante e protegida de correntes de ar, necessita também de um solo constantemente húmido e recomenda-se pulverizá-la inteiramente com água uma vez por semana.

8 opções de plantas ideais para perfumar a sua casa

Cultivar uma árvore de citrinos dentro de casa é muito mais fácil do que parece, estas plantas precisam apenas de muita luz e um pouco de paciência para poderem desfrutar novamente dos seus frutos.

Recomenda-se a compra de um espécime já cultivado e enxertado.

A rega regular e a iluminação adequada são as chaves do sucesso para ter uma planta bonita e deliciosamente perfumada em sua casa.

Qualquer árvore de citrinos é ideal para perfumar a sua casa!

8 opções de plantas ideais para perfumar a sua casa

Embora a maioria dos jardineiros não pense no eucalipto como uma planta doméstica para perfumar a sua casa, também é possível cultivá-lo dentro de casa com excelentes resultados.

Estas espécies muito perfumadas requerem um local bem protegido de correntes de ar e rega regular ao longo de todo o ano.

8 opções de plantas ideais para perfumar a sua casa

Louro, ou Laurus nobilis, é um arbusto grande que pode ser transformado numa árvore pequena se cultivado em vasos e devidamente podado.

É uma planta que nunca pensou para perfumar a sua casa, é pouco exigente que, com luz média e humidade constante, pode ser facilmente cultivada dentro de casa.

8 opções de plantas ideais para perfumar a sua casa


A gardénia é uma planta doméstica muito bonita mas delicada, cujas flores são intensamente perfumadas e ideais para perfumar a sua casa.

Durante a primavera e o verão, a rega deve ser regular e é aconselhável pulverizar a planta com água morna e adicionar fertilizante específico; durante os meses mais frios é melhor esperar até que o solo seque completamente antes de regar novamente.

8 opções de plantas ideais para perfumar a sua casa

A Begonia Tea Rose é caracterizada por inflorescências muito perfumadas; as suas flores são pequenas, cor-de-rosa e muito abundantes.

Esta planta necessita de uma exposição média à luz, protecção contra correntes de ar e um abastecimento constante de humidade.

Para uma floração realmente vistosa é recomendado adicionar um fertilizante específico ao solo na Primavera e no Verão.

8 opções de plantas ideais para perfumar a sua casa

Conhecida como a “flor da paixão”, a flor da paixão é uma planta muito atractiva de origem exótica.

Embora nem todas as variedades sejam aromáticas, há algumas que são agradavelmente perfumadas.

Por ser uma espécie trepadora, terá de ser apoiada com uma estrutura especial; requer uma área muito brilhante, solo sempre húmido mas nunca húmido e fertilização específica na Primavera e Verão.

8 opções de plantas ideais para perfumar a sua casa

Votos: 47 | Pontuação: 4.7

Artigos Relacionados

3 comentários

Laura 9 Novembro, 2022 - 14:54

Adoro begónias, são lindas e perfumadas.

Responder
Gabriela 17 Janeiro, 2023 - 18:45

Tenho vários tipos de plantas em casa que ajudam a perfumar o ambiente

Responder
Rosa Simão 8 Março, 2023 - 13:15

Adoro o cheiro a jasmim!

Responder

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e o tratamento dos seus dados por este blog.