Moreia Planta (Dietes bicolor)

Nome Científico: Dietes bicolor
Nomes Populares: Moréia-bicolor, Dietes, Moréia
Família: Iridaceae
Categoria: Flores Perenes
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
Origem: África, África do Sul
Altura: 0.4 a 0.9 metros
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene

Descrição da Planta Moreia

Esta planta dificilmente atinge um metro de altura, é extremamente resistente tanto ao frio quanto ao calor, forma tufos densos e possui flores amareladas que lhe dão um toque diferenciado das demais coberturas.

Todos esses motivos somados fizeram da Dietes bicolor, planta sul africana apelidada por nós de Moreia Bicolor, uma forração que vem sendo cada vez mais utilizada, tanto em lugares amplos quanto em moitas ao lado de plantas maiores.

A planta moreia (Dietes bicolor) é uma planta herbácea

Nunca devemos podar as pontas das folhas da planta Moreia para que não fiquem com aspecto de machucadas, se necessário corte folhas indesejadas directo na sua base. Faça regas periódicas para não deixar a planta secar e anualmente reforce a adubação da terra.

A planta moreia (Dietes bicolor) é uma planta herbácea, procedente da África do Sul de quase 1,0 metro de altura e possui raízes rizomatosas. É dentro dessa raiz que as folhas crescem e se transformam em touceiras densas de folhas verdes-escuras finas, estreitas e flexíveis.

As folhas são eretas, planas e rígidas. As flores formam-se o ano todo, mas com maior intensidade nos meses mais quentes.

Cultivo da Dietes

A espécie vegetal que se desenvolve melhor e floresce com maior beleza quando é cultivada em locais que possuem clima ameno e frio, que é a situação climática apreciada pela planta. No entanto consegue se adaptar a diferentes condições climáticas, como: clima tropical, subtropical e temperado.

Devem ser cultivadas em solo composto de terra de jardim e terra vegetal, com regas regulares. Tolerante ao frio. Multiplica-se por divisão da touceira, tendo o cuidado de reservar uma parte do rizoma para cada muda.

Planta excepcional para bordaduras e para grandes maciços isolados, em canteiros enriquecidos com matéria orgânica, de boa drenagem e irrigados periodicamente.

Multiplica-se facilmente por divisão de touceiras tendo o cuidado de manter os rizomas. Apesar de ser perene, recomenda-se a renovação do canteiro a cada 2 ou 3 anos, quando a planta começa a perder as suas boas características.

Depois de plantadas podem aparecer flores, principalmente no verão, geralmente apresentam seis pétalas arredondadas na cor creme ou branca, com pontuação alaranjada ou castanha no centro, evidenciando toda a vivacidade, beleza e sofisticação do lugar que foi implantado a moreia.

Moréia-bicolor, Dietes, Moréia - Moreia

A Moréia é muito similar a Íris, no entanto é muito mais rústica que a Íris

A Moreia se caracteriza por ser uma espécie vegetal que apresenta ciclo de vida perene, isto é, uma planta que apresenta ciclo de vida longo, maior que 2 anos.

As espécies Iridáceas possuem grande importância econômica sendo usada no paisagismo (devido ao seu grande potencial ornamental), na horticultura e são aproveitadas pelas suas características aromáticas e terapêuticas. Entre as espécies desta família encontramos: o açafrão, a flor leopardo, a Iris, entre outras espécies.

Pelo fato de exigir baixa manutenção para as pessoas que a cultivam, a Moréia é uma espécie que pode ser cultivada em vários tipos de jardins. Pode ser cultivada de maneira isolada ou em grupos, que irão causar um belíssimo efeito em seu jardim.

Quando cultivadas em grupo, pode ser plantada visando a formação de um maciço de plantas ou em forma de bordadura.

Esta planta é muito utilizada pelos paisagistas em canteiros, muros e entradas, principalmente nos jardins de condomínios e empresariais, porque são extremamente resistentes a temperaturas altas e ao frio.

Como se propaga a Moréia-bicolor

A multiplicação por divisão da touceira consiste em realizar cortes nos rizomas da planta para criar mudas que irão gerar novas plantas.

A realização dos cortes nos rizomas da Moreia tem a necessidade de ser feita com cuidados, pois é necessário manter partes do rizoma, das raízes e das folhas para que as mudas tenham condições de germinarem e se desenvolverem uma nova planta.

Também conhecida como diete, planta natural da África do Sul, onde o clima vai de Tropical mediterrâneo a desértico. Possui folhas longas e se arranja em touceiras.

De porte pequeno, em fase adulta geralmente alcança no máximo 1 metro de altura. É própria para ornamentação podendo ser plantada em vasos, canteiros ou diretamente no solo. Possui pequenas flores praticamente durante todo o ano, principalmente no verão.

 

Copyright Blog Flores. Reprodução permitida desde que indicando o endereço:
https://www.blog-flores.pt/flores-de-exterior/moreia-dietes-bicolor-familia-iridaceae/

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *