Nome Científico:Sedum spectabile
Nomes Populares: Sedum-vistoso, Sedum-espetacular
Família: Crassulaceae
Categoria: Cactos e Suculentas, Flores Perenes
Clima: Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico, Semi-árido, Subtropical, Tropical
Origem: Ásia, China, Coréia do Norte, Coréia do Sul, Japão
Altura: 0.4 a 0.6 metros
Luminosidade: Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene
Descrição da Sedum-vistoso
O nome do género, Sedum, é originário do latim sedere, que significa ‘sentar-se’, em alusão ao modo como as plantas acomodam-se em pedras e muros.
O caule da Sedum-vistoso é erecto e suculento, tal como as suas folhas que são ainda opostas, ovais com margens dentadas e de coloração verde-azulada.
As suas inflorescências são muito grandes, densas e vistosas, formadas por inúmeras flores em forma de estrela e que normalmente são cor-de-rosa, podendo no entanto existir espécies com flores vermelhas ou brancas.
Durante a frutificação, as suas flores dão lugar a inúmeras sementes acastanhadas.
Sedum-espetacular é uma planta que também acaba por dar frutos
Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, bem drenável, leve, enriquecido com matéria orgânica e irrigado periodicamente.
Não tolera encharcamento prolongado. Tolerante a períodos de estiagem. Resistente ao frio e às geadas, voltando a brotar com vigor na primavera.
Multiplica-se por estacas e separando as mudas que se formam junto a planta mãe.
Sedum-vistoso aprecia o solo arenoso e é pouco exigente quanto a fertilidade. É tolerante a salinidade do solo, o que a torna apropriada ao plantio no litoral. Após sua implantação torna-se mais bonita e forte a cada ano, pois armazena reservas nas suas raízes tuberosas.
Trata-se de uma planta que pode atingir até 60 centímetros, pelo que se torna uma planta versátil para qualquer tipo de meio. As flores da Sedum-vistoso são bastante atractivas principalmente pelo seu tamanho.