Jacintos – Hyacinthus orientalis

por Olga Guedes
1 comentário 36 visitas 11 minutos ler
A+A-
Repor

Nome Científico: Hyacinthus orientalis
Nomes Populares: Jacinto, Hiacinto, Hiacinto-de-jardim, Jacinto-comum, Jacinto-de-jardim, Jacinto-holandês
Família: Hyacinthaceae
Categoria: Bulbosas
Clima: Continental, Mediterrâneo, Subtropical, Temperado
Origem: África, Ásia, Europa
Altura: 0.1 a 0.3 metros
Luminosidade: Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene

Descrição dos Jacintos

O nome Jacinto advém da mitologia grega que o identifica como um amigo de Apolo, um dos seus favoritos.

Num dia, jogando ao disco, o jovem prossegue o disco lançado de Apolo, mas Zéfiro, outro apaixonado de Apolo, enciumado, desvia a trajectória do disco e este atinge mortalmente Jacinto.

Apolo impotente em ajudá-lo decide que seu nome será perpetuado em seus cânticos e do sangue caído do jovem desfalecido, ao cair na terra, nasce uma bela flor.

Não se sabe, no entanto se as flores mencionadas serão de facto os jacintos, como os conhecemos hoje, ou outras.

Devem ser cultivado sob luz difusa ou meia sombra no início da brotação.

Após o estabelecimento das folhas devem receber sol directo para acumular a energia necessária à próxima floração.

O substrato deve ser leve, drenável e enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares durante o período vegetativo.

Os jacintos não toleram o calor excessivo e multiplica-se por bulbos, formados em torno da planta mãe.

Hyacinthus orientalis

Muito perfumada, a flor do jacinto aromatiza naturalmente o lugar onde se encontra, proporcionando uma sensação de proximidade com a natureza.

Suas flores aparecem em diversos tons: branco, pêssego, laranja, amarelo, rosa, vermelho, roxo e azul.

Como seu exuberante e colorido florescimento ocorre na Primavera, particularmente em regiões de clima frio, onde as condições naturais permitem que o bulbo passe por uma fase de dormência, que acontece durante todo o Inverno, a planta é uma ótima opção para celebrar a alegre estação das flores.

Os Jacintos são ideais para:

Canteiros, maciços, bordaduras, floreiras, vasos, corte e planta de interior.

Como planta de interior deve-se colocar num recipiente, carvão vegetal ou casca de pinheiro, uma colher de sal comum e encher com água.

Colocar o bolbo dos jacintos de modo a que só as raízes fiquem em contacto com a água, evitando molhar o bolbo.

Durante os primeiros 10-15 dias deve-se colocar num local escuro para que depois floresça.

A água deve ser mudada a cada 15 dias.

Significado do Hyacinthus orientalis

Alguns dos significados dessa flor estão ligados a lenda que contamos anteriormente.

Um dos significados é a imprudência (como podemos ver na forma com que o Deus grego Zéfiro agiu), como também pode significa ciúmes (pelo mesmo motivo).

O jacinto azul significa sinceridade, o jacinto da cor branca significa beleza e o jacinto roxo significa tristeza por cometer um erro.

jacintos

O jacinto é tóxico?

Muitas pessoas querem ter jacintos mas têm animais de estimação e ouviram falar que estas flores podem ser tóxicas para cães e gatos.

De fato, algumas flores tem compostos tóxicos para animais de estimação e o jacinto se enquadra nessa classe.

Uma substância presente nos bulbos da flor (o oxalato de cálcio) pode causas problemas respiratórios para o seu pet.

É importante, também, utilizar luvas na hora de cuidar dos seus jacintos para a sua própria proteção.

Mantenha as crianças longe da plantação por via de segurança.

Pragas e doenças dos jacintos

Pragas e doenças

Os jacintos são plantas resistentes e geralmente não são muito suscetíveis a pragas e doenças. No entanto, como todas as plantas, eles podem ocasionalmente ter problemas. Aqui estão algumas das pragas e doenças mais comuns que podem afetar os jacintos:

1. Pulgões: Esses pequenos insetos sugadores de seiva podem causar deformação e descoloração das folhas e flores. Eles também podem transmitir vírus. O controle pode ser feito através de inseticidas ou métodos naturais, como a introdução de insetos predadores.

2. Ácaros: Os ácaros são outra praga comum que pode afetar os jacintos. Eles são muito pequenos e podem ser difíceis de ver a olho nu, mas podem causar danos significativos às plantas, incluindo descoloração e deformação das folhas. O controle de ácaros geralmente envolve o uso de acaricidas.

3. Podridão de Bulbo: Esta é uma doença fúngica que pode causar o apodrecimento dos bulbos de jacinto. A podridão do bulbo pode ser prevenida garantindo-se uma boa drenagem do solo e evitando-se o plantio de bulbos danificados ou doentes.

4. Míldio Pulverulento: Esta é uma doença fúngica que pode causar um revestimento branco ou cinza nas folhas e flores dos jacintos. O controle do míldio pulverulento geralmente envolve o uso de fungicidas e a remoção e descarte de plantas infectadas.

5. Vírus do Mosaico do Jacinto: Este é um vírus que pode causar manchas amarelas ou padrões de mosaico nas folhas dos jacintos. Não há cura para o vírus do mosaico do jacinto, então as plantas infectadas devem ser removidas e descartadas para prevenir a propagação do vírus.

Lembre-se, a prevenção é a melhor maneira de lidar com pragas e doenças. Práticas de cultivo saudáveis, como a rotação de culturas, a escolha de plantas resistentes a doenças e a manutenção de um jardim limpo e bem cuidado, podem ajudar a prevenir muitos problemas comuns de pragas e doenças.

Como plantar jacintos

Plantar jacintos é uma maneira maravilhosa de adicionar cor e fragrância ao seu jardim ou casa. Os jacintos são conhecidos por suas flores vistosas e aroma doce, tornando-os uma escolha popular para jardineiros de todos os níveis de experiência. Aqui estão algumas dicas sobre como plantar e cuidar de jacintos:

Escolha dos Bulbos

  • Qualidade: Escolha bulbos de jacinto que sejam firmes e sem sinais de mofo ou danos. Bulbos maiores geralmente produzem flores mais impressionantes.
  • Variedade: Existem muitas variedades de jacintos disponíveis, com uma gama de cores e tamanhos. Escolha a variedade que melhor se adapta ao seu clima e preferências estéticas.

Plantio

  • Época Ideal: Os bulbos de jacinto devem ser plantados no outono, algumas semanas antes do solo congelar. Isso permite que eles estabeleçam raízes antes do inverno.
  • Localização: Escolha um local com boa drenagem e bastante luz solar. Os jacintos podem tolerar sombra parcial, mas florescem melhor em locais ensolarados.
  • Preparação do Solo: Certifique-se de que o solo esteja solto e bem drenado. Se necessário, melhore o solo com composto ou areia para melhorar a drenagem.
  • Profundidade e Espaçamento: Plante os bulbos com cerca de 10 a 15 cm de profundidade e 10 a 20 cm de distância um do outro. O ponto mais alto do bulbo deve estar voltado para cima.

Cuidados Após o Plantio

  • Rega: Regue os bulbos logo após o plantio para estimular o crescimento das raízes. Evite encharcar o solo, pois isso pode causar apodrecimento dos bulbos.
  • Fertilização: Embora os jacintos não sejam muito exigentes em termos de fertilização, você pode aplicar um fertilizante balanceado na primavera quando as folhas começarem a aparecer.
  • Cuidados Durante o Inverno: Em regiões com invernos muito frios, pode ser necessário proteger os bulbos com uma camada de cobertura morta.

Cuidados Após a Floração

  • Remoção das Flores: Após a floração, remova as flores murchas para evitar que a planta gaste energia produzindo sementes.
  • Folhagem: Deixe as folhas morrerem naturalmente. Elas fornecem nutrientes essenciais para os bulbos para a próxima estação de crescimento.

Propagação

  • Divisão de Bulbos: Os jacintos podem ser propagados dividindo os bulbos filhos que se formam ao redor do bulbo principal.

Plantar jacintos é uma atividade gratificante que traz beleza e aroma para o ambiente. Com os devidos cuidados, essas flores encantadoras podem florescer ano após ano, enchendo seu jardim ou casa com cores vibrantes e um perfume delicioso. Lembre-se de que os jacintos também são excelentes para cultivo em vasos, o que os torna uma opção versátil para espaços internos e varandas. Com um pouco de atenção e carinho, os jacintos podem se tornar uma adição deslumbrante ao seu espaço verde.

Votos: 94 | Pontuação: 4.8

Artigos Relacionados

1 comentário

Alice 21 Abril, 2017 - 16:18

estas maravilhosas flores cheiram tão bem

Responder

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e o tratamento dos seus dados por este blog.