Cardo – família das Asteraceae

por Olga Guedes
1 comentário 26 visitas 5 minutos ler
A+A-
Repor

Descrição do Cardo

Cardo é o nome comum dado diversas espécies de plantas pertencentes ao género Cynara da família das Asteraceae.

Encontrado na natureza ao longo do Mediterrâneo, desde Marrocos e Portugal à Líbia e Croácia, um cardo é um cardo que sabe a uma versão amarga de uma alcachofra gigante com pequenas cabeças de flores picantes.

Mas ao contrário de uma alcachofra, come-se os caules, não os botões das flores.

A parte comestível parece um talo de aipo.

Além de ter um nome realmente divertido para dizer em voz alta, o cardo é um membro da família das margaridas e um ingrediente popular nos pratos italianos. A perene é plantada no final de Janeiro a Fevereiro e colhida no início da Primavera.

Os cardos crescem em locais rochosos, sobretudo em terrenos barrentos, podendo ser encontrado na forma selvagem ou cultivada na Península Ibérica, na costa Atlântica da Europa, incluindo a Grã-Bretanha e a Irlanda.

Nas zonas meridionais e ocidentais do Mediterrâneo, no norte da África, nos arquipélagos da Madeira e das Canárias e na Argentina.

Seu caule é lanoso e varia entre 20–100 cm; as folhas são verdes na página superior e brancas na página inferior, podendo ter dimensões até 50×35 cm; o invólucro, de forma globoso-ovóide e com 45-60 x 40–55 mm, é composto por brácteas ovadas terminadas num espinho com 10-50 x 2–3 mm; a corola é violeta.

Aplicações do Cardo

De todas as espécies do género Cynara, apenas C. cardunculus spp. flavescens (cardo) é referida como sendo usada no fabrico de queijo.

Contudo, tanto C. humilis como C. scolymus (agora C. cardunculus spp. scolymus (alcachofra)) mostraram possuir actividade coagulante.

As flores são colhidas quando a planta começa a ficar senescente, isto é, durante os meses de Junho e Julho, sendo armazenadas em locais secos de forma a serem usadas na coagulação de leite durante o Outono e o Inverno.

A propriedade coagulante do leite da planta deve-se à presença de três proteases (ciprozinas 1, 2 e 3) produzidas na flor, principalmente nas pétalas e nos pistilos.

Em Espanha e no sul de Portugal (Alentejo), usa-se muito o talo do cardo na alimentação.

Este é cozido e depois misturado com outros ingredientes.

Aplicações do Cardo

No Verão, os caules altos de flores são encimados por botões de cardo gordos que se assemelham a pequenas alcachofras do globo – as plantas são primos próximos.

Os botões abrem-se finalmente em grandes flores de cardo púrpura que atraem massas de abelhas.

As cabeças mortas das flores podem ser deixadas nas plantas para proporcionar interesse adicional no Inverno, e podem atrair num bando de tentilhões.

Um parente próximo da alcachofra do globo terrestre, o cardo assemelha-se um pouco ao aipo em esteróides, crescendo até aos 1,80 m de altura.

Tem folhas espinhosas, cinzentas prateadas e flores roxas semelhantes a pompom. Não é exactamente um vegetal de aspecto amigável e provavelmente não o fará salivar à primeira vista.

Qual é a diferença entre um cardo e uma alcachofra?

As flores de alcachofra são espectaculares e fazem bem como as flores cortadas.

O cardo é uma planta mais robusta, com as entranhas muito mais espessas.

Menos conhecido mas de consideração é o cardo (Cynara cardunculus) que cresce de forma semelhante a uma alcachofra, e à primeira vista pode ser confundido com uma.

Os cardos são bons para as abelhas?

Esta planta fornecerá néctar e pólen para as abelhas e para os muitos outros tipos de insectos polinizadores.

Votos: 73 | Pontuação: 4.6

Artigos Relacionados

1 comentário

José 22 Abril, 2017 - 13:13

Não conhecia esta planta

Responder

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e o tratamento dos seus dados por este blog.