Saiba como recuperar as plantas secas

Já lhe aconteceu cair de amores por uma planta viva, verdejante e colorida no mercado, levá-la para casa feliz da vida, e passado uns tempos ela começar a ficar triste, murcha, acabando por secar?

Que atire a primeira pedra aquele a quem isto não aconteceu!

Na maioria das vezes nas plantas secas o que acontece é as folhas desprenderem-se, as restantes débeis e a terra seca.

Neste caso, deve primeiro sacudir delicadamente a planta para remover as folhas mortas.

Em seguida, mergulhar o vaso numa bacia maior com água, mas sem fertilizante. Nunca se deve adubar quando a planta está seca.

Deixe o vaso submerso cerca de 10 minutos até a terra encharcar e volte a ter um volume adequado. A planta deve ser bem regada para estimular a hidratação. Após este tempo, remova a planta e deixe escorrer.

Se a planta esteve exposta numa área iluminada, é aconselhável removê-la para uma mais protegida da luz, dando tempo para que recupere o seu sistema radicular. Quando a planta recuperar o seu vigor, pode colocá-la no local anterior.

Nas semanas seguintes ainda podem cair algumas folhas e, inclusive, pontas de alguns ramos podem secar.

Saiba como recuperar as plantas secas

É nesta altura que deve manter a planta devidamente regada.

A partir da segunda semana, pode os ramos danificados e adube-a.

As folhas murchas é sinal de desidratação, então borrife as folhas e evite as flores. Borrife até pingar água. Verifique a terra e se estiver seca aguarde até sair água pelos furos.

A causa para a saúde frágil da sua planta pode ser a escassez de espaço para crescer, o que impede as raízes de se desenvolverem e fornecerem os nutrientes necessários às folhas e caules.

Assim, como primeira abordagem, sugerimos-lhe que mude a planta para um vaso maior. Cerca de três centímetros em diâmetro devem ser suficientes para que as raízes se desenvolvam e a planta prospere, sem o risco de ser demasiado grande para o seu tamanho.

plantas secas

Saiba como recuperar as plantas secas

Informe-se bem sobre as características de terra e de nutrientes de que a sua planta em específico necessita. Para isso utilize a internet ou as etiquetas que normalmente são fornecidas com a compra das plantas, se ainda as tiver.

Pode também tentar adubos naturais, como cascas de ovos, borras de café ou cascas de frutos, mas se conseguir produzir o seu próprio composto, ou adubo, conseguirá um produto de muito melhor qualidade e ainda poupará dinheiro, além de ser benéfico para o meio ambiente.

Observe o comportamento da planta por alguns dias. O ideal é que o solo permaneça húmido e aos poucos ela vá recuperando o seu vigor. Se isso não acontecer, infelizmente era tarde demais para a sua plantinha.

Copyright Blog Flores. Reprodução permitida desde que indicando o endereço:
https://www.blog-flores.pt/flores-comestiveis/recuperar-plantas-secas/

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *