Aguapé – Eichhornia crassipes – Planta aquática

aguape foto 55 wpp1659291835699

Nome Científico: Eichhornia crassipes
Nomes Populares: Aguapé, Baroneza, Camalote, Jacinto-d’água, Murumuru, Mururé, Pareci, Pavoa, Rainha-dos-lagos
Família: Pontederiaceae
Categoria: Plantas Aquáticas, Plantas Flutuantes
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
Origem: América Central, América do Norte, América do Sul
Altura: 0.1 a 0.3 metros
Luminosidade: Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene

Sobre a Aguapé

O aguapé é uma planta aquática flutuante que se desenvolve muito bem nas regiões de clima quente seu desenvolvimento é acelerado quando não existem limitações nutricionais, como é o caso das águas das lagoas e represas que são poluídas por esgoto urbano e alguns tipos de efluentes industriais.

Planta aquática e flutuante o aguapé é muito ornamental. No entanto em algumas situações de superpopulação ela pode tornar-se um problema em lagos. De folhas redondas, grandes e brilhantes o aguapé multiplica-se rapidamente.

Aguapé - Eichhornia crassipes

A inflorescência da Aguapé é composta de belas flores azuis arroxeadas assemelha-se a do jacinto

A poluição de maneira geral causa um enorme dano a cursos de água, um deles é a eutrofização que é o fenómeno pelo qual a água é enriquecida por nutrientes diversos, principalmente compostos fosforados e nitrogenados.

A Eichhornia crassipes é uma macrófita aquática que tem propriedades de auxiliar na redução dos nutrientes precursores desse desenvolvimento, portanto, possui uma considerável importância ecológica, reconhecida através de suas propriedades filtradoras, visto que reduz a proliferação de bactérias e vírus patogénicos e de outros microorganismos que consomem oxigénio do meio aquático.

A eficiência do aguapé Eichhornia crassipes como despoluidor biológico foi comprovada quando o mesmo apresentou crescimento acelerado em ambiente aquático eutrofizado, uma vez que este absorve os nutrientes presentes em excesso, os quais são indispensáveis ao seu desenvolvimento.

Tendo em vista os actuais problemas ambientais, referentes à escassez de água potável a nível mundial, a utilização desta espécie facilita o tratamento de lagoas de efluentes das indústrias, de forma económica e ecológica.

Votos: 80 | Pontuação: 4.7

Partilhar este artigo

Publicado por Olga Guedes

Adora flores, quer que sinta o cheiro e viva intensamente esta força da natureza.

Comentários

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *