Nome Científico: Tulbaghia violacea
Nomes Populares: Alho-social, Tulbalgia
Família: Amaryllidaceae
Categoria: Bulbosas, Ervas Condimentares, Flores, Flores Perenes, Forrações ao Sol Pleno, Gramados e Forrações, Medicinal, Plantas Hortícolas
Clima: Mediterrâneo, Subtropical, Temperado, Tropical
Origem: África do Sul
Altura: 0.1 a 0.6 metros
Luminosidade: Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene
Sobre o Alho-social
O Alho-social é uma planta usada de forma ornamental por possuir flores com um leve aroma de alho, além de ser bem resistente, podendo ser plantada tanto em regiões tropicais quanto e subtropicais.
O alho-social é uma planta herbácea, bulbosa, entouceirada e florífera, originária da África do Sul e amplamente utilizada em jardins pelas suas qualidades ornamentais e baixa manutenção.
As suas folhas tem forma longa e afilada, como fitas.
Elas são carnosas, com um forte aroma de alho e cor verde-escura, na forma típica.
É uma planta herbácea, de ciclo de vida perene (vive mais de um ano), que fica em média de 40 a 60 cm de altura.
O alho-social é presença constante em jardins planejados, pois é uma planta bastante versátil, fácil de cuidar e de extrema beleza e efeito. Esta planta de aspecto delicado e elegante pode compor maciços ou bordaduras sob sol pleno.
As suas inflorescências são do tipo umbela e surgem em pedúnculos altos acima da folhagem.
As suas flores, com seis pétalas formam uma estrela, são tubulares, docemente perfumadas e de cor lilás ou branca.
Os frutos são cápsulas triangulares que, quando maduras, abrem naturalmente libertando as sementes pretas.
Como cuidar do alho-social
Devido a sua resistência a diferentes temperaturas e ao sol, essa planta pode ser cultivada, num jardim, local onde proverá uma cobertura de cerca de meio metro e flores cheirosas de diferentes cores.
Também pode ser cultivada em locais frios ou em vasos, embora graças ao seu aspecto não é comumente utilizada dentro de casa em pequenos vasos, e sim em grande quantidade em áreas amplas.
Deve-se utilizar solo bem fertilizado com adubo orgânico e em caso de regiões de solo muito pobre, enriquecido com adubo com bastante fósforo para auxiliar a floração.
É aconselhável também ter solo de boa drenagem para que o acumulo excessivo de água não favoreça o desenvolvimento de doenças causadas por fungos.
Plante-as com espaçamento de cerca de dez centímetros entre cada muda para facilitar o desenvolvimento da planta durante sua juventude, com o passar do tempo o jardim se tornará mais encorpado tapando os vãos.
Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, leve, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente.
Apesar de vegetar em locais semi-sombreados, florescerá menos nestes locais e crescerá com menos vigor.
Tolera o frio, mas deve ser protegida de geadas fortes.
Resistente à curtos períodos de estiagem. Não resiste a encharcamentos prolongados.
Fertilize mensalmente durante a primavera e o verão para uma intensa floração. Replante a cada 3 ou 4 anos, enriquecendo o substrato. Multiplica-se facilmente por sementes ou por divisão das touceiras durante o Inverno.
Sabia que…
O género compreende cerca de vinte espécies quase todas naturais da África do Sul onde crescem em habitats de montanhas rochosas.
Alguns autores defendem que esta planta pertence à família Amaryllidaceae incluindo-a na subfamília Allioideae, outros incluem-na junto das cebolas e dos alhos (do gênero Allium) na família Alliaceae.
Consta que o nome comum “alho-social” está relacionado com o seu uso comestível, tendo em conta que quando ingerido não provoca mau hálito ao contrário do alho comum.
Mais info: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tulbaghia
2 comentários
Tenho no meu jardim
Que linda flor