Dicorisandra – Dichorisandra thyrsiflora

por Olga Guedes
0 comentário 37 visitas 6 minutos ler
A+A-
Repor

Nome Popular: Dicorisandra, marianhinha, cana-de-macaco, gengibre-azul, trapoeraba-azul
Nome Científico: Dichorisandra thyrsiflora
Família: Commelinaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Brasil
Ciclo de Vida: Perene

Descrição da Dicorisandra

Dicorisandra, marianinha, trapoeraba-azul, gengibre-azul… o que não faltam são nomes para a cana-de-macaco, uma planta com flores exóticas que aparecem o ano inteiro.

Normalmente é cultivada compondo maciços, enfeitando cercas, dando cor e emprestando a sua beleza verde envernizada a jardins sem muito brilho.

Arbusto tipicamente tropical, a dicorisandra apresenta folhas largas, brilhantes e coreáceas, com a nervura central verde-amarelada, com a face inferior arroxeada.

É ramificada na base, apresentado ramos erectos. As flores despontam o ano todo, em inflorescências terminais, e são de coloração azul-arroxeada.

Descrição da Dicorisandra

Dicorisandra é uma planta muito rústica e florífera, adequando-se a maciços e conjuntos, em ronques junto a muros, assim como planta isolada.

Para que a planta cresça e atinja todo seu potencial, evite cultivá-la em cidades onde o inverno atinge temperaturas abaixo de 16ºC.

Da primavera até o outono, regue uma vez a cada dois dias, mas diminua a oferta de água durante os meses de frio, esperando que o solo fique completamente seco antes de regar novamente.

Caso a planta esteja em vaso, passe-a para um vaso maior anualmente, de preferência nas primeiras semanas de Setembro.

Devem ser cultivadas a pleno sol ou meia-sombra, em solos adubados com matéria orgânica e regados regularmente.

Não tolera geadas fortes. Multiplica-se pela divisão da planta, por estaca e por sementes.

Esta flor tem um inimigo: a podridão-vermelha (Colletotrichum dichorisandra) – um fungo que ataca principalmente a cana-de-açúcar, mas que também adora as folhas da cana-de-macaco, daí herdar o seu “sobrenome” dessa planta. 

A sua presença é facilmente revelada por folhas cheias de manchas negras ou pardas em baixo relevo.

Caso a sua cana-de-macaco sofra desse mal, remova as folhas atacadas e trate sua planta com calda bordalesa, um excelente fungicida natural que pode ser preparado até mesmo em casa.

Como cultivar a Dicorisandra

Como cultivar a Dicorisandra

Cultivar a Dicorisandra não é uma tarefa difícil, o que a torna uma escolha popular para jardineiros iniciantes e experientes. Ela prefere solos bem drenados e ricos em matéria orgânica. Embora seja uma planta tropical, a Dicorisandra é surpreendentemente resistente e pode tolerar uma variedade de condições climáticas.

A Dicorisandra prefere luz solar indireta, mas pode tolerar sombra parcial. No entanto, para obter a melhor exibição de flores, é recomendável que a planta receba pelo menos algumas horas de luz solar direta todos os dias.

Cuidados com a Dichorisandra thyrsiflora

A Dicorisandra é uma planta de baixa manutenção. Ela precisa de rega regular, mas é importante evitar o encharcamento do solo, pois isso pode levar ao apodrecimento das raízes. Durante os meses mais quentes, a planta pode precisar de rega mais frequente.

Alimentar a Dicorisandra com um fertilizante de uso geral a cada dois meses durante a estação de crescimento ajudará a promover a floração e o crescimento saudável.

Para mais informações, clique aqui.

A Dicorisandra é uma adição maravilhosa a qualquer jardim, graças à sua cor vibrante e facilidade de cuidado. Se você está procurando uma planta que possa trazer um toque de cor tropical ao seu espaço, a Dicorisandra é uma excelente escolha.

Votos: 113 | Pontuação: 4.6

Artigos Relacionados

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e o tratamento dos seus dados por este blog.