Dicorisandra – Dichorisandra thyrsiflora

Nome Popular: Dicorisandra, marianhinha, cana-de-macaco, gengibre-azul, trapoeraba-azul
Nome Científico: Dichorisandra thyrsiflora
Família: Commelinaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Brasil
Ciclo de Vida: Perene

Descrição da Dicorisandra

Dicorisandra, marianinha, trapoeraba-azul, gengibre-azul… o que não faltam são nomes para a cana-de-macaco, uma planta com flores exóticas que aparecem o ano inteiro. Normalmente é cultivada compondo maciços, enfeitando cercas, dando cor e emprestando a sua beleza verde envernizada a jardins sem muito brilho.

Arbusto tipicamente tropical, a dicorisandra apresenta folhas largas, brilhantes e coreáceas, com a nervura central verde-amarelada, com a face inferior arroxeada.

É ramificada na base, apresentado ramos erectos. As flores despontam o ano todo, em inflorescências terminais, e são de coloração azul-arroxeada.

Dicorisandra Commelinaceae

Dicorisandra é uma planta muito rústica e florífera, adequando-se a maciços e conjuntos, em ronques junto a muros, assim como planta isolada.

Para que a planta cresça e atinja todo seu potencial, evite cultivá-la em cidades onde o inverno atinge temperaturas abaixo de 16ºC. Da primavera até o outono, regue uma vez a cada dois dias, mas diminua a oferta de água durante os meses de frio, esperando que o solo fique completamente seco antes de regar novamente. Caso a planta esteja em vaso, passe-a para um vaso maior anualmente, de preferência nas primeiras semanas de Setembro.

Devem ser cultivadas a pleno sol ou meia-sombra, em solos adubados com matéria orgânica e regados regularmente. Não tolera geadas fortes. Multiplica-se pela divisão da planta, por estaca e por sementes.

Esta flor tem um inimigo: a podridão-vermelha (Colletotrichum dichorisandra) – um fungo que ataca principalmente a cana-de-açúcar, mas que também adora as folhas da cana-de-macaco, daí herdar o seu “sobrenome” dessa planta.  A sua presença é facilmente revelada por folhas cheias de manchas negras ou pardas em baixo relevo.

Caso a sua cana-de-macaco sofra desse mal, remova as folhas atacadas e trate sua planta com calda bordalesa, um excelente fungicida natural que pode ser preparado até mesmo em casa.

Para mais informações, clique aqui.

Copyright Blog Flores. Reprodução permitida desde que indicando o endereço:
https://www.blog-flores.pt/flores-de-exterior/dicorisandra/

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *