- Rubia dos Tinteiros – Família das Rubiáceas
- Budleia (Buddleja davidii) – a árvore-das-borboletas
- As Flores Mais Bonitas do Mundo – Rainha das Flores
- Alho-social – Tulbaghia violacea
- Saiba como recuperar as plantas secas
- Orquídea-grapete – Spathoglottis unguiculata
- Calicarpa-chinesa – Callicarpa nudiflora
- Deixar de fumar com plantas medicinais
- Cardo – família das Asteraceae
- Laburno – O nome científico é laburmun
- Tulipas (Liliácea bulbosa) – Familia Liliaceae
Mosquitinho ou Gypsophila Paniculata
Nomes Populares: Mosquitinho, Branquinha, Cravo-de-amor, Gipsofila, Véu-de-noiva
Família: Caryophyllaceae
Categoria: Flores Perenes
Clima: Continental, Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical, Temperado, Tropical
Origem: Europa
Altura: 0.6 a 0.9 metros, 0.9 a 1.2 metros
Luminosidade: Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene
Sobre o Mosquitinho
O Mosquitinho ou Gypsophila Paniculata como são denominados cientificamente essas pequeninas flores brancas.
A Gypsophila Paniculata é uma planta angiospérmica (planta que se caracteriza por apresentarem flores na sua composição), que tem nas suas pequeninas flores brancas o seu maior destaque.
Devem ser cultivadas a pleno sol, em solo fértil composto de terra de jardim e terra vegetal, drenável. Exige ainda regas regulares e reforma anual dos canteiros. Aprecia o clima frio e floresce no final do inverno e na primavera. Multiplica-se por sementes.
O Mosquitinho é uma espécie vegetal bastante utilizada como flor de corte, servindo para a confecção de arranjos e bouques de flores, destacando-se pela sua grande beleza, por isso é muito usada na decoração de casamentos.
O Mosquitinho é uma planta perene, isto é, possui um ciclo de vida longo. Normalmente, o Mosquitinho é uma planta bienal (possui um ciclo de vida de dois anos), contudo ela normalmente é cultivada como anual, para que seja mantida sua beleza e vigor, para que a confecção de arranjos florais e bouques sejam feitas com flores mais bonitas e vivas.
Os ramos da Branquinha caracterizam-se por serem muito finos e apresentarem muitas flores.
Deve ser cultivado em boas condições de luminosidade, por isso deve ser plantado em locais que fiquem expostos ao sol, preferencialmente sob o sol pleno.
O solo ideal para o cultivo da Gypsophila Paniculata é o fértil, composto por uma mistura de terra vegetal com terra de jardim e que possua uma boa capacidade de drenagem. Os solos devem ser porosos e leves, e com boa profundidade.
Também conhecida como Cravo-de-amor
O processo de reprodução vegetativa de dispersão das sementes consiste em pegar as sementes que foram geradas pela planta, e espalhar as mesmas em locais apropriados para o cultivo. Quando as sementes são espalhadas, elas necessitam de cuidados e condições adequadas para que possam germinar e gerar uma nova espécie do Mosquitinho.
A semente do Mosquitinho deve ser plantada na primavera e no verão, e ela normalmente germina em um período de 07 (sete) a 21 (vinte e um) dias.
Mais info: https://pt.wikipedia.org/wiki/Gypsophila