Narcisos – família Amaryllidaceae

  Reino: Plantae
  Divisão: Magnoliophyta
  Classe: Liliopsida
  Ordem: Asparagales
  Família: Amaryllidaceae
  Género: Narcissus

Descrição dos Narcisos

Os narcisos são um género botânico pertencente à família Amaryllidaceae. As cores de suas flores geralmente variam entre o amarelo e o branco. A sua origem é o Mediterrâneo e partes da Ásia central e a China continental mas são cultivares ornamentais difundidos em muitas outras partes do mundo. O seu nome tem origem no personagem mitológico Narciso.

Floresce no princípio da primavera e é frequentemente encontrada em solo úmido perto de uma lagoa. É auto-suficiente. A flor tem normalmente seis pétalas brancas com um funil central amarelo contendo os estames e o estigma. O caule inclina-se antes da flor, pendendo de forma a que a flor esteja virada para baixo em vez de para cima.

Esta flor simboliza vários aspectos e características em alguns países. No Islão por exemplo, esta flor simboliza uma pessoa honesta. Noutros países (o que é mais comum) simboliza a vaidade de cada um (algo associado à palavra narcisismo).

Os narcisos são uma flor indicada tanto para corte e arranjos, como para o plantio em vasos ou jardins. Quando plantados de forma natural no jardim, os narcisos dão um ar de naturalidade campestre nas composições.

O cultivo de narcisos não requer cuidados muito especiais. O bulbo pode ser plantado em qualquer época do ano, em local definitivo ou, de preferência, quando ele começa a emitir brotação espontânea. Isso ocorre normalmente com a aproximação do frio do inverno.

Fotos de Narcisos

NarcisosNarcisos

Aceita bem qualquer tipo de solo, exceto o excessivamente encharcado, pois há o risco de apodrecimento do bulbo. A luminosidade ideal é a indireta bem abundante, no entanto, pode aceitar tanto a penumbra como o sol direto, dependendo das condições climáticas da região. Recomenda-se regar com moderação no plantio e manter o solo levemente úmido, sem saturá-lo.

Narcisos – família Amaryllidaceae
4.5 (89.17%) 24 votos

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *