Narcisos (Narcissus) – Família Amaryllidaceae

Nome Científico: Narcissus cyclamineus
Nomes Populares: Narciso, Narciso-trombeta
Família: Amaryllidaceae
Categoria: Bulbosas, Flores Perenes
Clima: Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical, Temperado
Origem: Europa, Portugal
Altura: 0.1 a 0.3 metros
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene

Descrição dos Narcisos

Os narcisos são um género botânico pertencente à família Amaryllidaceae. As cores de suas flores geralmente variam entre o amarelo e o branco. A sua origem é o Mediterrâneo e partes da Ásia central e a China continental mas são cultivares ornamentais difundidos em muitas outras partes do mundo.

O seu nome tem origem no personagem mitológico Narciso.

Floresce no princípio da primavera e é frequentemente encontrada em solo húmido perto de uma lagoa. É auto-suficiente. A flor tem normalmente seis pétalas brancas com um funil central amarelo contendo os estames e o estigma. O caule inclina-se antes da flor, pendendo de forma a que a flor esteja virada para baixo em vez de para cima.

Esta flor simboliza vários aspectos e características em alguns países. No Islão por exemplo, esta flor simboliza uma pessoa honesta. Noutros países (o que é mais comum) simboliza a vaidade de cada um (algo associado à palavra narcisismo).

Os narcisos são uma flor indicada tanto para corte e arranjos, como para o plantio em vasos ou jardins. Quando plantados de forma natural no jardim, os narcisos dão um ar de naturalidade campestre nas composições.

O cultivo de narcisos não requer cuidados muito especiais. O bulbo pode ser plantado em qualquer época do ano, em local definitivo ou, de preferência, quando ele começa a emitir brotação espontânea. Isso ocorre normalmente com a aproximação do frio do inverno.

Fotos de Narcisos

Narcisos

Aceita bem qualquer tipo de solo, excepto o excessivamente encharcado, pois há o risco de apodrecimento do bulbo.

A luminosidade ideal é a indirecta bem abundante, no entanto, pode aceitar tanto a penumbra como o sol directo, dependendo das condições climáticas da região.

Recomenda-se regar com moderação no plantio e manter o solo levemente húmido, sem saturá-lo.

Florescimento

Os narcisos compõem um grupo muito extenso de variedades, acima de 500 catalogadas. Assim, o florescimento é próprio de cada uma. As variedades adaptadas ao clima sub-tropical, normalmente muito perfumadas, têm floração cacheada branca e amarela pura ou, também, com o centro da flor em tom sempre contrastante com as pétalas.

Florescem no final do inverno e, cerca de 30 dias depois, inicia o processo de dormência que vai durar até o início do próximo ano.

Adubação para o Narciso

Após o plantio e assim que começar a floração espalhe um fertilizante a base de potássio e fósforo, mas com nível de nitrogénio baixo para conter a formação de folhagem verde e a proliferação de fungos. É recomendado o uso de farinha de ossos e de superfosfato.

Narcisos (Narcissus)

Pragas

Existe uma doença que pode atacar estas plantas os minúsculos tripes que se alimentam das suas folhas. À sua passagem deixam manchas brancas e transmitem doenças prejudiciais às plantas.

Se tal acontecer uma possibilidade é borrifar a planta com sabão insecticida ou preparados aromáticos com sabão comum.

Cuidados com os bulbos

É na época da dormência que os bulbos devem ser manipulados, nunca durante o crescimento e floração. Os bulbos poderão ser retirados do solo, armazenados em local fresco e seco enquanto se aguarda que ele próprio inicie o processo de brotação. É possível, também, deixar o bulbo dormente no solo, pois ele não morrerá, excepto se eventualmente ocorrer ataque de lagartas, que podem destruir completamente o bulbo.

Narcisos (Narcissus) – Família Amaryllidaceae
4.7 (93.5%) 40 voto[s]

Copyright Blog Flores. Reprodução permitida desde que indicando o endereço:
https://www.blog-flores.pt/flores-de-interior/narcisos/

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *