Tulipas (Liliácea bulbosa) – Familia Liliaceae

  Reino:Plantae
  Divisão:Magnoliophyta
  Classe:Liliopsida
  Ordem:Liliales
  Família:Liliaceae
  Género:Tulipa

As tulipas são uma Liliácea bulbosa, com uma grande e bonita flor solitária, cujo nome deriva de tulbent, do turco turbante.

Originaria da Ásia central, mas comum no Mediterrâneo, norte de África e quase toda a Europa até ao noroeste da china,  a tulipa floresce normalmente na Primavera e cresce a partir de um bolbo com uma haste solitária e que cresce dos 10 cm aos 71 cm de altura dependendo das espécies.

COMO PLANTAR E CUIDAR DAS TULIPAS

Tem como não se encantar pelas tulipas? Apreciadas no mundo todo, elas estão entre as mais procuradas do mercado e deixam os ambientes mais charmosos, modernos e coloridos. Para contar com tanta beleza, é necessário saber como cuidar de tulipas, de todos os tipos, até dos mais comuns.

Somente a aplicação de técnicas adequadas permite que elas cresçam e fiquem vistosas, como se estivessem em seu ambiente natural.

Como é uma espécie que floresce em um determinado período, é fundamental entender que você somente terá a tulipa por um momento. No restante do ano, você precisa fazer alguns cuidados para manter o seu bulbo intacto para plantá-lo novamente.

A flor tem seis pétalas com diversas cores e tons muito variados.

As tulipas podem ser divididas em três categorias:

Precoce – tulipas que florescem em Março e princípios de Abril.
Semi-tardias –  tulipas que florescem em Abril e princípios de Maio.
Tardio –  tulipas que florescem em Maio.

Existem  80 espécies de tulipas com cerca de 3000 variedades em cultivo.

Apesar de não ser uma espécie exigente, é muito sensível há concentração de sal no solo, e prefere este solto e moído, mais rico em matéria orgânica. Baixa humidade provoca queimaduras nas flores e perdas excessivas de agua, causando assim uma diminuição da qualidade da flor.

Normalmente florescem entre trinta a cinquenta dias.

As Tulipas simbolizam imaginação, devaneio, o perfeito amante e a declaração de amor. A tulipa negra é também conhecida como “a rainha da noite”

 

Confira as variedades de tulipas que são mais comuns de serem encontradas:

Estella Rijnveld

A Estella é uma flor redonda que possui pétalas como se estivessem encaracoladas. Você vai encontrá-la na mistura de cores e vermelha.

Chinesa Pink

Quando você encontrar uma tulipa na cor rosa intensa, saiba que ela é da espécie chinesa pink. O seu formato é muito parecido com o lírio, pois suas pétalas se abrem para fora e terminam em ponta. No entanto, pelo fato de ter talos altos e espigados pode ser facilmente danificada pelo vento.

Bailarina

Com as flores no formato parecido aos lírios, a bailarina tem um estilo mais aromático porque a sua cor é bem laranja.

Queen of the night

Como o próprio nome diz, as flores queen of the night são mais conhecidas como as tulipas negras. A cor roxa predominante e são espécies de flores individuais.

Angélique

Pela grande quantidade de folhas, a angélique fica parecendo uma flor descuidada. A sua cor predominante é rosa pálida.

West Point

A tulipa west point também se parece o lírio, mas suas pétalas são be pontiagudas e ficam arqueadas para cima.

Abu Hassan

A cor vermelho intenso e os detalhes em amarelo são as características que representam a tulipa abu hassan.

Spring Green

A spring green possui pétalas no formato de pluma. A flor apresenta uma cor branca com listras verdes, por isso chama muito atenção, já que não é muito comum.

Liliaceae - Tulipas

A TULIPA NA DECORAÇÃO

Na decoração, a flor tulipa é muito utilizada em formas de buquê, arranjos de vasos, enfeites para mesa ou até mesmo para ornamentar os ambientes mais sofisticados.

A flor tulipa é uma espécie que possui diversas cores e o seu manejo depende de alguns cuidados para o sucesso de sua floração.

CUIDADOS COM AS TULIPAS

Refresque a planta

Nos países mais quentes e como as tulipas são originárias de regiões mais frias, como China, Turquia e Holanda, é recomendado colocar uma pedrinha de gelo no início do dia e outra no fim de tarde perto do seu substrato, ou seja, próximo ao local em que a raiz se desenvolve, a fim de diminuir o calor excessivo.

Ambiente fresco

É extremamente importante dispor a tulipa em local fresco, bem arejado, em que bata luz indireta do sol e, principalmente, longe de correntes de ventos.

Regas

Faça diariamente, para manter a terra sempre umedecida. Mas atente-se para não encharcá-la, porque isso contribui para a proliferação de micro-organismos que podem causar danos à todos os tipos de tulipa.

Adubação

Adube a planta pelo menos duas vezes por ano, preferencialmente antes da primavera ou nos meses de Fevereiro e Março. Faça isso usando cristais apropriados, que penetrarão na terra e atingirão a raiz durante as regas e deixarão a planta mais saudável.

Cuidados adicionais

Retire sempre folhas e flores murchas da planta para evitar a proliferação de micro-organismos. Corte essas partes com uma tesoura, posicionando-a bem rente ao caule.

Uma dica importante de como cuidar de qualquer um dos tipos de tulipa é mantê-las sempre longe de insetos e animas, já que essa espécie costuma ser muito atacada por eles.

Plantio

Para plantar tulipas, cave um buraco de cerca de quatro ou seis centímetros no solo. Coloque lado achatado do bulbo de tulipa da (base larga) para baixo .

Espace-os 5-6 centímetros de distância e na simetria. Pressione bulbos muito suavemente no solo para garantir que eles estejam em pé na posição vertical.Após, preencha o buraco e dê água levemente.

Retenha rega até que as folhas começam a brotar do chão. Bulbos precisam de umidade para promover o crescimento, mas o excesso de água irá definir podridão nos bulbos e levá-los a ter um crescimento atrofiado ou que nunca vão brotar.

Cuidado no inverno para tulipas envolverá uma camada de mulch e rega muito contida. Bagaço irá manter o solo quente e pouco de água irá manter os bulbos úmidos.

Curiosidade

Tulipa Negra – Este tipo de tulipa se destaca por suas características exóticas, com destaque para a coloração escura, que dá origem ao nome.

A Tulipa Negra possui um significado especial proveniente de uma lenda persa, em que dois jovens amantes foram separados e um deles correu para o deserto chorando, local onde as lágrimas que atingiam a areia se tornavam uma linda Tulipa Negra que simbolizava sua tristeza.

Copyright Blog Flores. Reprodução permitida desde que indicando o endereço:
https://www.blog-flores.pt/flores-de-interior/tulipas-a-tulipa-e-uma-liliacea-bulbosa/

Comentários

  1. Guida || at

    Estas foram as flores do meu casamento 🙂 bom artigo

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *