Como plantar cebola em vaso – dicas para iniciantes

por Olga Guedes
1 comentário 53 visitas 7 minutos ler
A+A-
Repor

Em primeiro lugar é importante saber que a cebola pode ser reproduzida em bulbos ou por sementes.

O melhor clima para o cultivo das cebolas

As cebolas são vegetais fortes não só na sua aparência, mas também ao longo do seu crescimento, pois, apesar de serem conhecidas como um vegetal que se dá melhor no Inverno, são capazes de aguentar qualquer tipo de temperaturas.

As melhores temperaturas para o cultivo das cebolas são entre os 1 e os 24 graus centígrados. Numa fase preparativa, o tempo fresco auxilia a produzir bolbos de maior qualidade e, com o aumento das temperaturas, as cebolas acabam por atingir a sua totalidade.

Em pleno crescimento, as cebolas, à semelhança dos limões, necessitam de uma exposição diária solar de cerca de 6 horas, para que os seus bulbos fiquem secos e saborosos.

Bulbo

Para reproduzir a cebola pelo bulbo, deve realizar o processo de replantação da base da cebola. Corte fora a parte de baixo de cada bulbo, isto é, de onde saem as raízes e enterre.

É preciso ter uma terra fértil, aerada e bastante húmida. Regue diariamente a terra até começar a brotar.

Ao notar que o broto começou a aparecer, é fundamental manter a terra húmida e o vaso com luz solar pelo menos 7 horas por dia.

Enquanto a planta, o bulbo for crescendo pode consumir as folhas verdes – elas precisam ter pelo menos 10 centímetros do bulbo enraizado.

A matemática para a plantação de cebola pelo bulbo funciona da seguinte forma: a cada bulbo plantado terá outros 3 para consumo.

Sementes

Pode comprar as sementes no horto da sua cidade ou, se já tiver plantas de cebola, deve soltar a haste floral e deixar amadurecer as sementes.

Depois, basta semear, regar e em breve terá novos pés de cebola para usar.

Dica: Veja no vídeo abaixo como enraizar a cebola mais rápido para plantar no vaso.

Como escolher o melhor vaso

Para plantar cebola no vaso é indicado que eles tenham 15 centímetros de largura e 25 centímetros de profundidade.

Não é muito fácil encontrar vasos com essa metragem, por isso uma das opções é utilizar uma banheira de plástico para fazer o plantio.

Procure a melhor opção para si conforme os vasos e objectos que tem à disposição.

Melhor época para o plantio

As cebolas devem ser plantadas entre Maio e Junho quando for no formato de sementes. Se semear bulbinhos, é melhor plantar em Fevereiro, Março ou Abril.

Como plantar cebola

Melhor terra para plantar cebolas em vaso

A melhor terra para plantar cebola é uma terra um pouco mais ácida, apresentando o pH entre 5,5 e 6.

É aconselhável fazer a preparação do solo para o cultivo da cebola. Essa incorporação de cal deve ser feita pelo menos 30 dias antes da data do plantio.

A terra deve ter textura média para não acumular água. A cebola não gosta de muita água, somente uma humidade mínima para que ela se mantenha saudável.

Os vasos devem receber a luz do sol diariamente, para que as cebolas cresçam com força e vitalidade. As plantas precisam do sol da Primavera e de temperaturas amenas.

Não se esqueça também de regá-las um pouco todos os dias.

Ao final de seis ou sete meses, quando os talos da cebola estiverem grandes e de uma cor verde intensa, a cebola estará pronta para ser colhida. Não ficará muito grande, mas o seu sabor será delicioso.

Quando a rama da cebola estiver muito grande quer dizer que a sua raiz também o está. Para ter a certeza, arranque 1 ou 2 cebolas para ver se já estão prontas a serem desenvolvidas.

Depois de avaliar este parâmetro, colha todas as suas cebolas e deixe-as a secar ao sol durante alguns dias. Esta etapa é importante para secar a rama, e caso queira, fazer “entrançados” de cebolas/ ou “cabos”.

Este procedimento é opcional, mas confirma que a organização destas seja mais fácil e que não andem espalhadas na despensa.

Para evitar pragas de maneira natural, plante rabanetes entre elas.

Votos: 159 | Pontuação: 4.4

Artigos Relacionados

1 comentário

Susana de Oliveira 7 Maio, 2021 - 12:21

Obrigado vou plantar cebola. Fixe.

Responder

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e o tratamento dos seus dados por este blog.