O poder das plantas em casa, com impacto na saúde mental

por Olga Guedes
2 comentários 9 visitas 6 minutos ler
A+A-
Repor

Apesar de ser ignorado por muitos, está comprovado que um equilíbrio entre móveis, áreas e plantas/ flores poderá não só dar vida ao espaço, mas também fazer com que se sinta verdadeiramente “em casa”.

Desse modo, fará sentido compreender qual é o impacto que certas plantas poderão fazer até na sua saúde mental, ao mesmo tempo que poderão conjugar na perfeição com o que já tem na sua sala, cozinha ou até mesmo quartos.

É preciso notar que, em certos estudos, concluiu-se que o próprio tratamento das plantas é um exercício que desperta químicos positivos na sua pele.

Até por que quando cuida do seu jardim/plantas deve também cuidar da pele das suas mãos. Pode encontrar, por exemplo, cremes naturais no Avon catálogo agora.

Não se esqueça de tratar das suas mãos, porque a sua pele é importante, principalmente com produtos naturais.

Assim sendo, e para bem da sua saúde compreenda quais flores ou plantas considerar para os respetivos espaços, dando-lhe uma qualidade de vida maior.

●     Planta que não só dá vida ao seu espaço, como é de fácil tratamento

Por vezes, quando se tratam de plantas indoor, o objetivo é que estas possam criar a menor sujidade possível, ao mesmo tempo que são de fácil gestão.

Ora, para responder a tudo isto, poderá optar pela Chlorophytum comosum, que são extremamente fáceis de cultivar, não requerem atenção constante e prosperam com pouco investimento.

Estas plantas têm folhas estreitas e recebem o nome das “pequenas plântulas produzidas em longos caules que se assemelham vagamente a aranhas”.

Cada vez mais, os próprios designers de interior investem nesta mesma planta, dada a sua beleza natural.

Ao mesmo tempo, estas plantas ainda são conhecidas por ajudar a purificar o ar ao seu redor.

A pesquisa da NASA examinou as folhas, solo, raízes e microorganismos de várias plantas de casa e descobriu que as plantas podem atuar como um filtro de ar natural para reduzir os poluentes.

O estudo indica que a Chlorophytum comosum removeu 95% do formaldeído tóxico do ar, num recipiente de acrílico selado, durante um período de 24 horas.

O poder das plantas em casa, com impacto na saúde mental

Lírio da paz, para espaços mais neutros ou até entradas

De facto, o nome “lírio da paz” definitivamente evoca uma sensação de calma.

Somando a isso, estas plantas resistentes também “florescem e são esteticamente agradáveis” e podem beneficiar a sua saúde ao longo do tempo, explica Trevor Cates, N.D, médico americano que até lançou um livro Clean Skin From Within, tal como poderá realizar com os produtos Avon.

Na verdade, um estudo de 2022 sugere que os lírios da paz têm propriedades de limpeza do ar e ajudam a remover o dióxido de carbono e compostos orgânicos voláteis do ar.

De realçar ainda que os lírios da paz podem viver durante vários anos e produzem continuamente amplas flores brancas que se assemelham a uma bandeira branca da paz.

De modo, são fáceis de cuidar e não precisam de muita luz, por isso são perfeitas para espaços com sombra.

Apenas mantenha-os fora do alcance de animais de estimação e crianças pequenas, pois podem causar vómitos ou inchaço da língua se forem ingeridos.

O poder das plantas em casa, com impacto na saúde mental

●     Ficus Elastica destacam-se por se darem em espaços fechados

Uma das maiores preocupações dos amantes de flores, principalmente no acrescento estético dos espaços, está na durabilidade e na forma saudável com que essas plantas se comportam no interior das habitações.

Assim, segundo vários especialistas e designers de interiores, Ficus elastica são ótimas plantas de interior.

Estas geralmente são fáceis de cuidar e só precisam de ser regadas uma vez semana.

Para além disso, está comprovado que estas plantas apresentam propriedades purificadoras do ar.

Apenas certifique-se de mantê-las longe de animais de estimação e de crianças pequenas, pois são conhecidas por serem altamente tóxicos quando ingeridos.

Poder colocar em cima de uma prateleira poderá ser uma solução ideal.

●     Plantas exigem a sua atenção, bem como conhecimento

Em suma, é preciso notar que, para ter as plantas bonitas e saudáveis nos seus espaços favoritos, será sempre necessário compreender como estas se comportam nos diferentes espaços.

Enquanto que algumas das nossas sugestões dão-se bem com maior exposição solar, outras não vão pedir tanto.

Toda essa gestão terá que ser do conhecimento do dono do espaço, para tirar o melhor partido de todas as vantagens do que estas elegantes plantas lhe poderão entregar no espaço, mas também para a sua saúde mental.

Votos: 46 | Pontuação: 4.6

Artigos Relacionados

2 comentários

Anabela 15 Janeiro, 2023 - 19:27

As plantas transmitem paz

Responder
Paula 9 Maio, 2023 - 15:30

A minha casa tem que ter vários tipos de plantas para que eu me sinta bem

Responder

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e o tratamento dos seus dados por este blog.