Flor de jade – Família das Leguminosas

O nome “flor de jade” surgiu precisamente porque a sua coloração é semelhante à da pedra preciosa de nome Jade, ou seja, uma mistura de azul e verde.
A Flor de Jade é originária das Filipinas e é da família das Leguminosas.

Ela pode chegar a aproximadamente 20 metros de comprimento, mas na maioria das vezes não ultrapassa o valor entre 7 a 9 metros. A flor de jade é bastante rara e é um tipo de trepadeira que pode ser utilizada para enfeitar jardins formando uma linda paisagem devido à sua enorme beleza.

As flores de jade aparecem em cachos, aglomeradas e surgem na época de fim de Inverno e inicio de Primavera. Os locais preferidos dela são os quentes e bem húmidos e para estas plantas o que se recomenda é o solo arenoso e rico em matérias orgânicas. Quando é plantada em locais mais quentes ela pode ficar em locais de meia sombra, enquanto que em locais frios é necessário receber a luz solar directamente durante grande parte do dia.

A trepadeira-jade foi bastante estudada por pesquisadores ao longo do tempo, o que lhe rendeu o nome científico de Strongylodon macrobotrys. Mesmo assim, a planta é bastante conhecida pelos seus dois nomes populares: Trepadeira-jade e Trepadeira-filipina.

Da família Fabaceae, a espécie faz parte da categoria das trepadeiras e cresce muito bem em diversos climas do planeta, incluindo o Equatorial, Oceânico, Subtropical e o clima Tropical, comum a várias espécies da sua família. No geral, as trepadeiras costumam desenvolvem-se muito bem nos continentes tropicais.

Flor de jade

Flor de jade

Uma das curiosidade a cerca da espécie trepadeira-jade, além de possui características exóticas é que nas Filipinas,

elas acabam deixando os beija-flores de lado quando o assunto é atrair agentes polinizadores. Neste caso, o principal polinizador da espécie em todo território filipino são os morcegos.

O formato das flores é bastante curioso, podendo parecer com garras alongadas e invertidas. Além disso, no que diz respeito  À sua tonalidade, as pétalas parecem brilhar sob os tons de azul turquesa misturado com uma coloração quase que perolada.

Comentários

  1. piscinas || at

    O formato das flores é bastante curioso.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este website utiliza cookies que asseguram funcionalidades para uma melhor navegação.
Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.