Nome Científico: Torenia fournieri
Nomes Populares: Torênia, Amor-perfeito-de-verão
Família: Scrophulariaceae
Categoria: Flores Anuais
Clima: Continental, Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical, Temperado, Tropical
Origem: Ásia
Altura: 0.1 a 0.3 metros
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Anual
Descrição das Torênias
Torênias são originarias da Ásia as torênias são flores herbáceas anuais de Verão, aparentadas com as dedaleiras e as bocas- de- leão.
Existem imensas variedades de torênias, mas todas são mais ou menos de tamanho pequeno, ate cerca de 30 cm de altura, com ramagem compacta e bastante ramificada de aspecto simétrico e arredondado.
As folhas são verdes e opostas, com margens serrilhadas.
As flores, abundantes, são aveludadas, lindas em forma de trompete, com corola azul e garganta branca amarelada e florescem no verão.
As cores são muito variadas e além do azul, temos o branco, passando pelo rosa, amarelo, roxo, violeta até o vermelho.
Características das Torênias
As Torênias são plantas anuais que produzem flores atraentes em tons de azul, roxo, branco e rosa. Elas são nativas do sudeste da Ásia e são conhecidas por sua capacidade de prosperar em condições de sombra. São plantas compactas que geralmente crescem entre 15 e 30 centímetros de altura.
Paisagismo e uso decorativo da Torênia ou Amor-perfeito-de-verão
Esta é uma planta muito utilizada no paisagismo, principalmente quando é preciso fazer a substituição do Amor Perfeito durante o verão, que é a melhor estação para a torênia.
Podem ser plantadas em, jardins, vasos e jardineiras, e pudemos também usar vasos suspensos para as variedades pendentes.
Precisam de sol pleno ou meia sombra em solo humoso, drenável e irrigado regularmente.
Florescem no verão e se forem fertilizadas semanalmente na Primavera e no Verão florescem com muito mais força.
Multiplica-se por sementes, postas a germinar do Outono ao início da Primavera, raramente por estacas.
O canteiro deve ser cuidadosamente preparado, retirando todos os inços e todas as platnas mortas ou estragadas.
Você deve ainda adicionar adubo animal de curral do tipo bem curtido, incorporar esse material à terra do seu canteiro, adicionar também uma parte de composto orgânico de folhas ou então adubo organo-mineral que é um tipo de adubo completo e ideal para qualquer planta.
Fazer o nivelamento do seu terreno para plantar as mudas é um processo muito importante na hora de cultivar a torênia (ou Amor Perfeito de Verão).
O buraco para ser colocado o torrão da planta deve ser exatamente do tamanho que ele fique acomodado. Caso seja necessário, coloque um pouco de areia ao redor e apertando de leve.
O espaçamento ideal para plantar a sua torênia é de 20 a 30 cm entre uma muda e outra para que a planta tenha espaço suficiente para crescer.
Esse espaçamento deve ser dado em caso de cultivo em canteiros feitos diretamente ao solo.
Deve também manter o seu canteiro muito bem regado para que a planta cresça bem.
Muda e propagação da Torenia
Para fazer a propagação da torênia (ou Amor Perfeito de Verão), usar a técnica de sementeiras, preparando o recipiente com terra de cultivo ou composto orgânico e areia, mantendo o substrato húmido até a emergência.
Para melhorar a germinação, colocar a embalagem de sementes adquirida na geladeira por uma semana.
Em seguida, semear e regar, cobrindo com plástico até a emergência.
Quando a muda tiver 6 folhinhas, transplantar para saquinhos se a sementeira não for a comercial de alvéolos. Pode ser semeada todo o ano para regiões de clima ameno.
Adubar uma ou duas vezes por mês na primavera-verão, com fertilizante rico em fósforo, regar completamente antes e depois da fertilização para evitar queimaduras nas raízes.
Esta não é uma planta que exige muitos cuidados quanto ao seu cultivo, mas ela vai exigir uma boa fertilização para que cresça bem. A reposição dos fertilizantes deve ser feita a cada três meses para que a planta termine seu ciclo bem formada.
Para isso misture adubo orgânico, com esterco curtido, adicionando um pouco de fertilizante químico do tipo NPK e com formulação a 4-14-8 de preferência.
O pH do substrato onde será cultivada a sua torênia deve ter uma acidez leve e não ultrapassar a marca de 6.
Cuidando de Torênias
Uma vez estabelecidas, elas são relativamente fáceis de cuidar. Elas precisam de rega regular, mas tome cuidado para não encharcar o solo, pois isso pode levar ao apodrecimento das raízes. As Torênias também se beneficiam de uma alimentação regular com um fertilizante balanceado durante a estação de crescimento.
Poda e Manutenção
A poda não é estritamente necessária, mas pode ajudar a manter a planta compacta e encorajar a floração contínua. Simplesmente remova as flores murchas conforme necessário para manter a planta com boa aparência e promover novas flores.
Problemas Comuns e Soluções
As Torênias podem ser suscetíveis a uma série de doenças e pragas, incluindo oídio, ferrugem, manchas foliares e ácaros. Se você notar qualquer sinal de doença ou infestação, é importante tratar o problema o mais rápido possível para evitar danos maiores à planta.
2 comentários
gosto de todas as flores que existem
linda