O jardim de uma casa é um dos cantos mais especiais de uma propriedade, pois quando os moradores passam tempo ao ar livre podem desfrutar da beleza deste espaço.
Assim como, é comum que o proprietário de uma casa ou apartamento que não tem um jardim queira preparar um jardim com as flores que mais gostam.
O cuidado e manutenção do jardim trazem harmonia para o ambiente e frequentemente são utilizados como terapia por muitas pessoas.
Seja qual for o estilo de decoração da sua casa certamente combinará com um jardim desde o mais simples ao mais sofisticado.
1) Definir a área do jardim
O primeiro passo para quem deseja montar um jardim em sua residência é escolher em qual área da propriedade o jardim será instalado.
Se o jardim for externo é necessário tomar os devidos cuidados para preparar o solo para receber as plantas.
Para um jardim interno conhecido como jardim de inverno a questão da iluminação natural deve ser observada antes da sua instalação.
2) Escolher as plantas
A escolha das plantas é um momento muito especial, pois requer não somente definir o critério estético do jardim, mas também selecionar as plantas adequadas para o tipo de clima e exposição à luz natural.
Desse modo, existem algumas espécies de plantas que são mais resistentes ao clima seco e a constante exposição solar como as suculentas, os cactos, a lavanda, a iúca e os gerânios.
Os cuidados com a suculenta e o cacto são muito similares, ambos tipos de plantas requerem muita luz solar e a frequência para regá-las não é constante.
A lavanda também é conhecida como alfazema, essa planta de pequenos arbustos exala um perfume delicioso no ambiente e se adapta bem ao clima frio e quente.
Enquanto a Iúca necessita de pouca irrigação para se manter forte e deve manter-se a meia sombra.
Os gerânios são plantas que requerem um cuidado especial para evitar a presença de fungos e bactérias.
Apesar desse tipo de planta se adaptar bem à exposição ao sol durante o período de altas temperaturas, é preciso ter uma atenção especial com elas.
3) Limpar a área do jardim
A limpeza do jardim faz parte da rotina de cuidados essenciais para manter um jardim bonito e para que as plantas possam crescer saudáveis e livres de insetos.
4) Escolher os materiais que serão utilizados no jardim
Ter materiais específicos para cuidar do jardim é fundamental para manter o jardim bem cuidado, dependendo do solo e das plantas escolhidas serão necessários adubos, fertilizantes e uma irrigação planejada.
Do mesmo modo, as ferramentas para jardinagem são acessórios que não podem faltar na manutenção do jardim.
5) Decore o jardim
Por último, trouxemos a dica da decoração do jardim, existem muitas ideias para se inspirar porque o universo do paisagismo e jardinagem estão em constante inovação.
O jardim pode contar com móveis decorativos feitos em vime, paletes, entre outros materiais resistentes às variações do clima.
Para quem busca uma decoração elegante e natural, o uso das pedras no desenho do jardim conseguem tornar esse espaço ainda mais belo e equilibrado.
Os caminhos de pedras assim como outras composições como jardim com pedras e madeira são composições que unem os elementos naturais com a versatilidade.