A Gardenia é uma planta ornamental originária da China, pertencente à família das rubiáceas e que apresenta grandes e belas flores brancas.
O perfume doce e intenso já inspirou até a música “Perfume de Gardenia” rendeu o nome popular de jasmim-do-cabo, mesmo não sendo uma espécie da família dos jasmins.
Existem cerca de 250 espécies conhecidas como gardenia, porém a mais cultivada e famosa é a Gardenia jasminoides que, recentemente, parece ter sido reclassificada como Gardenia augusta.
Descrição da Gardenia
Nome Científico: Gardenia jasminoides
Nomes Populares: Gardênia, Jasmim-do-cabo
Família: Rubiaceae
Categoria: Arbustos, Cercas Vivas, Flores Perenes
Clima: Mediterrâneo, Subtropical, Temperado, Tropical
Origem: Ásia, China
Altura: 1.8 a 2.4 metros
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
As suas folhas são brilhantes, coriáceas, opostas, ovaladas e de coloração verde-escura. As flores são brancas, cerosas, grandes e muito perfumadas.
O Perfume da Gardenia jasminoides
Uma das principais características da Gardênia é o seu perfume bastante agradável e intenso. Exactamente por isso, a Gardênia é uma das plantas mais populares nos jardins “amadores”.
A gardenia está melhor adaptada a uma temperatura amena, e gosta de climas com bastante humidade, gostando então de climas subtropicais e tropicais.
Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, levemente ácido, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e com regas regulares.

A Gardenia com o tempo adquire uma coloração creme com tons amarelados
Gardenias preferem solos ácidos, com boa quantidade de material orgânico. A dica é adicionar composto orgânico com cascas de árvores decompostas e adubo granulado (NPK 10-10-10) no meio do outono.
O plantio dos arbustos de gardenia deve ser feito no início da Primavera ou Outono, mantendo distância de 1 a 2 metros entre eles.
Para estimular a floração, recomenda-se adubar as gardenias com húmus de minhoca.
Pode-se aplicar também uma adubação química de 3 em 3 meses.
A gardenia é uma planta de uma fragrância irresistível e a sua utilização deve aproveitar esta sua qualidade.
Ela pode ser cultivada isolada em pátios ou próximo à portas e janelas, onde há transito de pessoas.
Sendo conduzida sem podas de concentração, apenas de limpeza, ela cresce com maior ventilação e é menos suscetível à doenças.
Contudo, pode ser plantada em grupos e, sendo cuidada com zelo, pode formar belas cercas-vivas com textura mais compacta.
O momento ideal para a poda das gardenias é após a floração. Presta-se para o plantio em vasos e é ótima para bonsai.
Uma flor que é uma das mais bonitas da Primavera e Verão. A multiplicação das Gardênias é feita através do método de estaquia dos ramos semi lenhosos, depois que acontece a floração da mesma.
Cuidados
Solo
O solo ideal deve ser rico em matéria orgânica, fértil e bem drenável. Os solos devem ser ricos em fertilizantes e minerais, bem drenados e, de preferência, enriquecidos com substrato ácido.
A colocação de casca de pinheiro sobre o solo é, segundo os entendidos, uma boa ajuda para manter a terra fresca e húmida nos períodos de maior calor.
Regas
Regar regularmente mantendo o solo sempre húmido, mas não encharcado. Recomenda-se não molhar as flores. Utilize regularmente a um pulverizador, alternando as regas com regador e borrifos na base do arbusto.
Luz: Precisa de muita luminosidade, de preferência sol pleno, mas não suporta bem o sol direto nos horários mais quentes (das 11 às 17 horas).
Temperatura
Prefere ambientes com temperatura amena e alta humidade do ar. As mudanças súbitas de temperatura, correntes de ar, variações de humidade e alteração do ângulo da fonte de iluminação podem causar a queda dos botões.
Multiplicação ou Propagação
Multiplica-se por estacas dos ramos após a floração.
Podas: Uma poda ligeira das gardénias deverá ser realizada no início do Outono e terá como principal objetivo ajudar a mantê-las com uma forma e a promover a floração na temporada seguinte.
Os contrastes das folhas verdes com as flores brancas tornam esta planta irresistível para os apaixonados por jardinagem e para os jardineiros profissionais e amadores que se atrevem a cultivá-la.

As gardénias são flores elegantes, bonitas com um perfume doce e intenso, elas são um bálsamo para os sentidos.
Esta flor deve ser colhida ao amanhecer, porque o seu perfume evapora-se quando em contacto com a luz solar e, se quiser um odor ainda mais forte, não a regue durante dois dias.
Significado e Simbologia
Esta flor representa a inocência e a doçura. Um dos significados ligados a elas é o amor platónico ou amor que supera barreiras.
Quem recebe esta flor pode ter como significado da intenção do presenteador a indicação de que você é adorável.
Sendo muito escolhida para bouquets de casamento, as gardénias significam pureza, amor e sofisticação. As flores com as pétalas brancas significam pureza.
As flores com as pétalas amarelas significam “amor secreto“.

Sabia que…
Especialmente apreciada na China, onde acredita-se que esta planta atrai as boas vibrações e transmite calma, criando uma atmosfera de relaxamento e bem-estar.
Na medicina tradicional chinesa, é usada para purgar o fogo e o calor, já que pode acalmar a irritabilidade, arrefece o sangue e desintoxica o organismo.
Basicamente, é usado como um sedativo para amenizar a ansiedade devido ao seu poder relaxante e para as pessoas que sofrem de insónias.
Além disso, é prescrita para a depressão, a febre e transtornos do fígado.
Ao contrário dos fármacos que acalmam o sistema nervoso, a gardénia não é potencialmente viciante nem causa efeitos secundários graves, como a depressão, tonturas, hipotensão, debilidade muscular ou perda de coordenação.
Curiosidades sobre a gardénia
De acordo com uma lenda, Solimão o Magnífico (sultão do Império Otomano de 1520 a 1566) ordenava que sementes de gardenia fossem distribuídas diariamente no seu harém para que houvesse paz no meio das suas mulheres.
Você pode aproveitar o encanto e o perfume das gardênias nos jardins cultivando-as diretamente no solo ou em vasos.
O conselho é deixá-los em lugares com bom tráfego pedonal.
Certas variedades são mais compactas e com mais pétalas; outras produzem frutos amarelos pequenos, utilizados pela indústria e artesãos para extrair corante.
Ambientes com alta humidade são ideais para manter a planta, que cresce bem em lugares com sol direto e alguma sombra, mas longe de ventos fortes e frio extremo.
De março a outubro, o recomendado é fertilizar os arbustos de jasmim do cabo a cada 2 ou, no máximo, 4 semanas.
Os arbustos devem ser plantados no início da Primavera ou do Outono, mantendo uma distância de 1 a 2 metros entre eles.
A poda garante uma boa forma da folha do jasmim do Cabo, e o período mais recomendado para a poda é após a floração.
1 comentário
Levei esta flor no meu ramo de noiva!!! Adoro!!! :)