Algodão bravo – Família Convolvulaceae

Nome Científico: Ipomoea carnea
Nomes Populares: Algodão-bravo, Algodão-de-pântano, Algodão-do-brejo, Algodoeiro-bravo, Campainha, Campainha-de-canudo, Canudo-de-lagoa, Canudo-de-pito, Capa-bode, Ipoméia-arbórea, Majorana, Mata-cabra, Mata-cobra, Mata-pinto, Salsa-branca, Salsão
Família: Convolvulaceae
Categoria: Arbustos, Arbustos Tropicais, Plantas Daninhas, Trepadeiras
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
Origem: América do Sul, Brasil
Altura: 1.8 a 3 metros
Luminosidade: Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene

Sobre o Algodão bravo

O algodão-bravo é uma das poucas plantas que tem a capacidade de produzir flores vistosas em todas as estações. No jardim ele pode ser plantado isolado ou em grupos, organizado em renques ou em formas livres. Ainda adapta-se muito bem ao ambiente aquático, adornando as margens de lagos e outros cursos de água. Apesar de arbustivo, também pode ser conduzido como trepadeira, com o devido tutoramento.

As suas flores são atrativas para beija-flores, abelhas e borboletas.

Cultivo do Algodão bravo

O algodão-bravo pode facilmente ser cultivado diretamente a partir da semente – a sua semente, no entanto, é bastante venenosa, e é conhecida por ser bastante prejudicial ao gado, razão pela qual ela é desaconselhada para regiões de pasto e campos em geral.

Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Planta extremamente rústica, tolera podas severas, queimadas, estiagem prolongada e inundações.

Após podas de controle, renovação da folhagem ou formação o algodão-bravo rebrota com vigor. Planta típica da caatinga, não tolera geadas ou frio intenso. Multiplica-se facilmente por estaca e por sementes.

algodão bravo

Pela sua capacidade de apresentar plantas o ano inteiro ela é muito apreciada por todos os que estão dentro do mundo das flores. Tanto podem ser colocadas várias plantas juntas ou esta em semana, que o resultado será sempre bom.

Se invés de arbusto preferir fazer desta planta uma planta trepadeira, também é possível com algum tratamento contínuo. Para quem ter grandes jardins com lagos, gostará de saber que esta planta adapta-me muito bem a esse ambiente.

Algodão bravo – Família Convolvulaceae
4.5 (90%) 8 votos

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *