Nome Científico: Polianthes tuberosa
Nomes Populares: Angélica, Angélica-de-bastão, Angélica-dos-jardins, Jacinto-da-índia, Tuberosa
Família: Agavaceae
Categoria: Bulbosas, Flores Perenes
Clima: Continental, Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical, Temperado, Tropical
Origem: América do Norte, México
Altura: 0.4 a 0.6 metros
Luminosidade: Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene
Sobre as Angélicas
As angélicas são uma planta bulbosa de flores brancas e perfumadas de folhas longas e estreitas que simbolizam a pureza.
As flores são cerosas, pequenas, de cor branca ou levemente rosadas e libertam um delicioso e intenso perfume mesmo à noite.
O florescimento ocorre no final do verão e outono, com inflorescências do tipo espiga, em hastes erectas e altas, sobressaindo sobre a folhagem e com numerosas flores.
As angélicas representam a pureza e a cura
As angélicas devem ser cultivadas sob sol pleno, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente.
Convém arrancar os bulbos após a secagem da folhagem, para que repousem durante o inverno em ambiente fresco e seco.
No início da Primavera, eles devem ser replantados no local definitivo, em canteiros ou vasos bem preparados e adubados. Ao chegar ao Verão elas florescem, e assim permanecerão até o final do Outono.
As Angélicas são uma flor que representa pureza e a cura, por isso costumam ser muito utilizadas em bouquets de noivas e na decoração de cerimonias religiosas – especialmente na Índia.
No Havaí, a angelica enfeita os tradicionais colares entregues aos turistas em sinal de boas vindas. Os antigos aztecas usavam o óleo essencial da flor para aromatizar o chocolate.
Actualmente ela entra na formação de perfumes e essências.
Podem ser plantadas em vasos e jardineiras.
As angélicas são perfeitas para compor pequenos maciços, bordaduras e plantios intercalados com outras plantas, além de fornecerem uma óptima opção de flor-de-corte.
O seu perfume envolvente e beleza cândida, torna-a indicada para adornar caminhos e áreas de convivência, como varandas, pátios ou simplesmente próximo a portas e janelas e pode também ser plantada em vasos e jardineiras, deve evitar-se mantê-la dentro de casa há noite devido ao seu perfume.
Sabia que…
Esta bela e singela flor é venerada no Mundo todo, com destaque para a Índia e o México, principalmente quando o assunto é casamento.
Na Índia, ela participa de diversos rituais, simbolizando a pureza e a cura.
No Hawai elas também enfeitam os noivos, a cerimônia e a festa de casamento, entrando na confecção de arranjos florais, buquês e de coroas para as noivas, os hakus, além dos famosos leis, os típicos colares havaianos, para os noivos.
Os antigos aztecas usavam o óleo essencial da flor para aromatizar o chocolate.
Atualmente ele entra na formulação de perfumes e essências.
2 comentários
o meu ramo de casamento foi com estas flores maravilhosas.
Flor tão bela e perfumada 🙂