Glicinia é uma trepadeira “verdadeira” – Família Fabaceae

  Reino:Plantae
  Divisão:Magnoliophyta
  Classe:Magnoliopsida
  Ordem:Fabales
  Família:Fabaceae
  Género:Wisteria

Descrição da Glicinia

A glicinia é uma trepadeira “verdadeira”, ou seja uma planta arbustiva que nas suas condições de origem precisa de trepar para alcançar a luz do sol, e que por isso são capazes de desenvolver técnicas para trepar e para se agarrar a outras plantas ou a estruturas de apoio, as técnicas podem ser várias mas no caso da glicinia são as gavinhas.

É originaria da China, propaga-se através de estaca e as melhores alturas para a sua plantação é na primavera ou no outono. Devem ser cultivadas sob pleno sol, em solo fértil, rico em matéria orgânica e com regas regulares. Necessita de adubação e podas anuais.

Significado da Glicínia

Glicínia significa “Ternura” e não é a toa que este nome foi dado à esta belíssima trepadeira ornamental de várias espécies.

Originária do Japão e da China, a Glicínia também é conhecida popularmente como wistéria-japonesa e wistéria-chinesa. Já seu nome científico é conhecido por Wisteria sp x Wisteria frutescens Glycine sp, Kraunhia sp, pertencente à família Fabaceae.

Além da exuberância das suas mais variadas espécies, as Glicínias simbolizam um certo romantismo, pois eram utilizadas por gregos e romanos com o intuito de preservar o amor conjugal.

A Glicínia possui também um significado importante no budismo, onde seus ramos são pendurados na cabeça em sinal de humildade, respeito e sinceridade em referência ao Buda.

A flor da Glicínia é um símbolo de brilho e transitoriedade da existência, pois tudo muda constantemente. Isso quer dizer que devemos apreciar cada momento e ensina que o ser humano deve praticar sempre a gratidão.

Cuidados a ter com as Glicinias

A planta necessita de sol directo para se desenvolver bem e florir bastante. Quanto ao clima, não é muito exigente, mas o ideal para o cultivo é o clima temperado. O solo para o plantio deve apresentar boa drenagem.

Um cuidado especial: as glicínias necessitam de boas regas, principalmente nos períodos de crescimento e floração, portanto, não descuide das regas, evitando deixar o solo excessivamente seco.

Pode ser cultivada em regiões quentes mas não terá a mesma força e beleza. São plantas de crescimento lento mas que podem atingir até 100 anos de idade.É muito adequada para cobrir arcos,  portões e carramachões conferindo um ar romântico e nobre à paisagem.

Por ser muito vigorosa e competitiva não é indicada para estruturas de apoio frágeis,nem para fazer companhia a outras espécies de lianas e trepadeiras.

Fotos da Glicinia

Glicinia

Existem vários tipos de Glicínias, cujos nomes variam de acordo com a região e tipo de floração:

Wisteria chinesa

Surgiu nas florestas montanhosas do leste da China, mas também aparece no Japão e na Europa. É uma videira de 15 a 25 metros de altura, com hastes de 25 a 40 cm de diâmetro na base, giram no sentido anti-horário e a casca tem o tom cinza escuro.

Wisteria floribunda

Como o próprio nome já diz, esse tipo de Glicínia possui flores abundantes e grandes (40 a 60 cm de comprimento). Por isso são muito utilizadas na jardinagem, além da folhagem exuberante e variação de cores.

Wisteria liana

Original do Japão, atinge 10 m de altura, onde as folhas já são mais sobressalentes do que as flores, pois elas se mesclam.

Wisteria japonesa

Também é originária do Japão, porém é menos decorativa do que as outras espécies. No entanto, isso não faz dela menos bela que as outras. O único porém é que ela é menos resistente ao frio e demora 10 anos para florescer. Diferente da chinesa que floresce com três.

Wisteria shrubby

Esta é originária da América do Norte e tem característica mais arbustiva. Assim como a liana e a japonesa, ela não fica pendente, mas é menos comum, pois contém mais folhas e as flores são azul-violeta.

Glicínia de grãos grandes

É um tipo parecido com a shrubby e também é da América do Norte. No entanto, as suas flores ficam mais pendentes do que a anterior. Uma característica deste tipo de Glicínia é que ela é mais resistente ao frio do que as outras.

glicinia

As glicinias podem ser cultivadas em vaso como árvores bonsai, com resultados espectaculares.

 

Copyright Blog Flores. Reprodução permitida desde que indicando o endereço:
https://www.blog-flores.pt/flores-de-exterior/glicinia-e-uma-trepadeira-verdadeira/

Comentários

  1. Diego || at

    Tenho esta trepadeira no meu jardim e gosto muito.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *