Lupinos (tremoço) – Família Fabaceae

  Reino: Plantae
 Ordem: Fabales
 Família: Fabaceae
 Género: Lupinus L.

Descrição dos lupinos

Os Lupinos são uma planta florífera do género das leguminosas com perto de 200 variedades, originarias da América com bolsas na África do norte e mediterrâneo. De talo erecto, podem atingir cerca de 2 metros, as flores apresentam corola papilionácea, podendo ser azuis, róseas, roxas, brancas, amarelas, vermelhas ou mesmo bicolores.

Os frutos dos lupinos são pequenas vagens e contêm de 6 a 9 sementes, chamadas tremoços. A floração ocorre na primavera e verão.

Além de ser uma planta interessante para a composição de maciços pode funcionar  como pano de fundo em canteiros com plantas menores à frente,  também combina com  jardins formais ou mais displicentes. Pode ser plantado em vasos e jardineiras.

Espalha-se com facilidade, mesmo com presença de outras espécies de flores ou plantas.

Tremoço

LupinosA maioria das  espécies de lupinos possuem sementes com um bom teor proteico (43%), uma boa proporção de fibras (25,5%), uma adequada quantidade de açúcares (13,5%) e minerais — principalmente cobalto, fósforo e potássio (5,5%). Apesar disso o tremoço, é bastante alcalino e por isso deve ser bem preparado antes de puder ser ingerido (normalmente é deixado debaixo de agua corrente durante alguns dias antes de ser cozido).

Mais informação sobre tremoços aqui.

tremoço - Lupinos tremoço - Lupinos
Lupinos (tremoço) – Família Fabaceae
4.6 (92%) 20 votos

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *