Primula – Primula obconica

por Olga Guedes
2 comentários 38 visitas 8 minutos ler
A+A-
Repor

Nome Científico: Primula obconica
Nomes Populares: Primula, Pão-e-queijo, Primavera
Família: Primulaceae
Categoria: Flores Perenes
Clima: Subtropical, Temperado, Tropical
Origem: Ásia, China
Altura: 0.1 a 0.3 metros, menos de 15 cm
Luminosidade: Luz Difusa, Meia Sombra
Ciclo de Vida: Perene

Sobre a Primula

A primula é uma planta de tipo perene que possui uma grande variedade de espécies. Actualmente conhecem-se umas 550, entre as quais se destacam as aceulis, a obconica e também a vulgaris.

Sobre as características dessa espécie, é uma planta que possui folhas bem simples com um único detalhe, somente para deixá-las ainda mais bonitas, as margens que são denteadas, arredondadas e cordiformes.

Na verdade, as folhas se distribuem criando o formato de uma roseta, graças aos longos pecíolos e mais a parte superior com tricomas urticantes.

Quando chega o final do inverno é que as flores aparecem e a inflorescência dessa espécie é classificada como terminal. Elas surgem apoiadas em uma longa haste que fica bem acima das folhas, formando um perfeito buquê.

Elas fazem espetáculo à parte, entre simples ou dobradas, elas florescem em grande quantidade e ainda nos presenteiam com um delicioso perfume delicado.

Primula ou primavera
Pão-e-queijo

A Primula, tаmbém conhecida соmо Flor dе Primavera

É umа planta herbácea muіtо utilizada nа decoração dе jardins е interiores devido à beleza dаѕ flores, quе podem ѕеr encontradas еm grande variedade dе tonalidades е efeitos.

Aѕ Primulas apreciam locais bastante iluminados, роr іѕѕо podem е devem ѕеr expostas à luz solar directa.

O óleo de primula (ou Pão-e-queijo) é obtido das sementes da planta e muito rico num ácido graxo essencial da família do Ômega-6 denominado ácido gama-linoleico, reconhecidamente benéfico para a saúde.

Entre os seus benefícios destaca-se o uso para aliviar os sintomas da tensão pré́-menstrual (TPM) nas mulheres.

Além de lindas flores de decoração, as primulas também têm outras utilizações muito curiosas. Suas pétalas são comestíveis e apresentam um sabor adocicado e suave, incrementando refinados pratos culinários.

FLORES

Além de lindas e perfumadas são muito vistosas. Grandes, elas acabam sendo “emolduradas” pelas folhas, que são bem verdinhas e com textura aveludada.

Por isso, formam verdadeiros buquês feitos de uma única flor e perfeitos para qualquer tipo de decoração, até mesmo dentro de casa, já que não gosta de sol diretamente sobre ela.

Normalmente, pelas suas características e qualidades, os paisagistas usam a prímula (ou Primavera) em jardineiras e vasos. Elas podem dar o toque clássico que exige uma decoração elegante, por exemplo.

CULTIVO

Saiba que o momento certo para cultivar a prímula é sob meia sombra. E o mais importante são os cuidados ao preparar a terra para plantá-la. Observe que ela seja: fértil, enriquecida com matéria orgânica, tenha boa drenagem (faça pequenos furos como um ralo no fundo do vaso) e depois é necessário manter essa terra sempre húmida.

Deve ser cultivada sob meia-sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e mantido úmido. A primula é uma planta de clima temperado e subtropical, mas pode ser conduzida em regiões tropicais em ambientes frescos e protegidos do sol forte.

Primula - Primula obconica

Ela não tolera estiagem, encharcamento, ar condicionado ou geadas

Para prolongar seu florescimento e saúde, recomenda-se remover as flores murchas e fertilizar regularmente. Multiplica-se por sementes postas a germinar no início do Outono.

As prímulas são plantas que podem ser facilmente cultivadas e mantidas dentro de um apartamento. As suas flores bonitas e coloridas são também muito decorativass, sendo por isso bastante populares como plantas ornamentais.

Pão-e-queijo, Primavera

Cuidados essenciais

As prímulas de interior precisam de alguns cuidados específicos para se manterem sempre saudáveis e floridas.

Destacamos os seguintes:

Luz – É uma planta que aprecia bastante estar em locais bem iluminados. No entanto, é de evitar que a luz solar direta incida nas suas folhas e flores, uma vez que as pode deixar queimadas. Prefere ainda estar em zonas da casa bem ventiladas, mas sem correntes de ar.

Temperatura – A Primula obconica pode ser mantida a uma temperatura ambiente de 20°C durante a maior parte do ano. Durante o Inverno pode ser colocada em locais em que a temperatura varie entre os 10-15°C aproximadamente.

Neste intervalo de temperatura, a rega pode reduzir-se e não há necessidade de adubar. Não se deve no entanto deixar secar o solo completamente. Uma localização ligeiramente mais fria durante o inverno pode ter efeitos positivos na floração da primavera.

Rega – Nos meses mais quentes do ano opte por regar a primula pelos menos 2 vezes por semana. Tenha o cuidado de manter sempre a terra húmida, mas não encharcada, pois poderia levar à morte prematura da planta. Nos meses mais frios do Inverno a rega pode ser mais espaçada, sendo o ideal uma vez por semana.

Vaso – Coloque este tipo de plantas em vasos com boa drenagem e que não acumulem água em excesso. Pode colocar seixos ou gravilha sobre a terra para melhorar a drenagem.

Adubação – Coloque algum adubo líquido especial para plantas com flor na água da rega a cada 15 dias a partir do Outono. Na época de floração aconselhamos que faça uma adubação rica em potássio.

NOTA – Na hora de cuidar da prímula, quem o fará deve ter atenção, porque se trata de uma espécie considerada tóxica. São comuns os casos de mucosas e irritação na pele ao manipulá-las, especialmente em pessoas mais sensíveis.

Além de ser recomendado cultivar ou cuidar da primula (ou Pão-e-queijo) sempre com luvas, como forma de prevenção, a planta deve estar fora do alcance de animais domésticos e de crianças, como medida de precaução.

Votos: 93 | Pontuação: 4.4

Artigos Relacionados

2 comentários

Fernanda Jorge 3 Março, 2016 - 17:00

as minhas flores preferidas, cheias de cor

Responder
Bianca 21 Abril, 2017 - 17:06

No meu jardim estas flores não podem faltar

Responder

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e o tratamento dos seus dados por este blog.