Tribulus Terrestris – para que serve e benefícios

O tribulus terrestris é uma erva daninha, pertencente à família Zygophyllaceae, e habitualmente nasce e espalha-se espontaneamente em regiões quentes.

Acredita-se que seja proveniente das regiões mais quentes da Ásia.

Na medicina tradicional indiana e chinesa, as raízes e os frutos do Tribulus Terrestris foram considerados remédios para inúmeras doenças e tónicos gerais de saúde.

Ela é constantemente utilizada como estimulante sexual, e também, segundo estudos, pode ser consumida para controlar a pressão arterial, para a redução dos níveis de triglicerídeos e como forma de ajudar, consideravelmente, no ganho de massa muscular.

O tribulus terrestris tem na sua composição, a substância protodioscina, que é a principal responsável por todos os benefícios proporcionados pela erva. Alguns estudos concordam que a protodioscina promove a produção de outra substância, que é conhecida como óxido nítrico.

Famosa também por possuir um conhecido efeito vasodilatador, o que se fez acreditar que a tribulus terrestris teria o poder de reduzir a pressão arterial.

Tribulus Terrestris - para que serve e benefícios

Tribulus terrestris: Benefícios

Reduz a pressão arterial

Por possuir efeito vasodilatador a tritulus terrestris auxilia na redução da pressão arterial, devido a inibição da enzima conversora de angiotensina que quando produzida em grandes quantidades leva ao aumento da pressão arterial.

Proporciona uma erecção mais duradoura

Um dos efeitos mais comprovados por estudos acerca da Tribulus Terrestris é o potencial que a planta tem no desempenho sexual masculino.

Esta erva contribui para a vasodilatação, ou seja, deixa os vasos sanguíneos mais largos e cheios de sangue – o que na hora da erecção é sinónimo de um pénis mais sensível, uma erecção mais forte e duradoura e orgasmos mais intensos.

Aumenta a libido

O Tribulus Terrestris é uma planta utilizada como estimulante sexual desde a década de 1970 na Europa, no entanto, os seus efeitos afrodisíacos são conhecidos muito antes pelos indianos.

De acordo com alguns estudos, o que explica tal efeito é que 40% da planta é composta de saponina, uma substância que aumenta a eficácia de sensações, garante mais estímulos físicos e até ajuda no aumento da massa muscular.

Tribulus Terrestris

Tribulus Terrestris – erva afrodisíaca usada também no aumento da massa muscular

A verdade é que o extracto do Tribulus Terrestris tem vindo a ser bastante consumido por praticantes de actividades físicas, em especial a musculação, com o intuito de estimular o desenvolvimento dos músculos.

O extracto de Tribulus Terrestris é conhecido por elevar a quantidade de testosterona no organismo e, assim, promover a performance nos treinos. Isto é, está associado ao aumento da força, do rendimento físico e, por consequência, a massa muscular.

Para muitos, é a alternativa perfeita – e menos arriscada – ao uso dos famosos anabolizantes. Estes acabam por prejudicar muito a saúde de quem os consome, pois levam as hormonas a níveis muito elevados.

O uso da planta não é recomendado para:

  • Quem tem problemas cardíacos;
  • Quem tem diabetes;
  • Grávidas.

 

Nota – Actualmente, o Tribulus Terrestris pode ser encontrado em diversas formas como chá, comprimidos, cápsulas, extracto e suplementos.

Votos: 1 | Pontuação: 5

Partilhar este artigo
  • 1
    Share

2 Comentários

  1. Henrique || at

    Não conhecia esta planta

  2. Silvia || at

    bom artigo

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *