Valeriana – Família das valerianáceas

por Olga Guedes
2 comentários 33 visitas 13 minutos ler
A+A-
Repor
valeriana

Reino: Plantae
Clado: angiospérmicas
Clado: eudicotiledóneas
Clado: asterídeas
Ordem: Dipsacales
Família: Valerianaceae
Género: Valeriana

Descrição da Valeriana

As flores são brancas ou róseas, e os seus frutos,  providos de uma só semente, que se acha inteiramente livre dentro do pericarpo fino, são  pequeníssimos.

Valeriana L. é nome de um gênero de plantas herbáceas perenes da família das valerianáceas, nativas da Europa e do norte da Ásia – porém amplamente distribuídas pelo planeta, portanto encontradas também nas Américas. Inclui mais de 200 espécies.

Chama-se valeriana, por extensão, qualquer espécie desse gênero, como, por exemplo, a valeriana-comum, ou, simplesmente, valeriana.

Valeriana officinalis, com inflorescências perfumadas e raízes grossas com odor característico  forte e doce, das quais, adequadamente tratadas (maceradas, trituradas, dessecadas e acondicionadas), se preparam medicamentos fitoterapêuticos de efeito ansiolítico, tranquilizante e até anticonvulsivante.

Classicamente utilizados em medicina, por conterem drogas ou princípios ativos que lhes conferem tais propriedades.

Tradicionalmente, as raízes da valeriana são preparadas para infusão ou incluídas na alimentação, com a finalidade de aliviar os sintomas ligeiros do stress quotidiano ou para ajudar a dormir melhor.

Diversos ensaios clínicos atestam que a valeriana é uma opção para a sua saúde mental, uma vez que ajuda a manter a qualidade do sono, contribui para o relaxamento e, em caso de irritabilidade, ajuda a manter a calma nas situações de stress a que o estilo de vida atual nos habituou.

A valeriana também é usada na saúde cardiovascular, melhorando a função cardíaca e normalizando a pressão sanguínea, embora não hajam evidências científicas para determinar a sua eficácia, neste âmbito.

valeriana

A OMS (Organização Mundial de Saúde) reconhece as propriedades da valeriana para tratamento de ansiedade.

A valeriana  é uma planta muito utilizada por quem sofre de insônia ou outros problemas relacionados ao sono, pois ela relaxa, ajuda a dormir ou a ter uma boa noite de sono, sem a sensação de desorientação ao despertar, comum ao  usar um sonífero químico.

Também é uma boa auxiliar  para quem está tentando se livrar de algum vício, como o tabagismo, pois funciona como um ansiolítico, por isso, é usada em casos de tratamento de ansiedade e stress ou pessoas que são hiperativas, que não conseguem relaxar.

Actua no sistema nervoso e acalma, sendo excelente para alívio da musculatura tensionada e não interfere na concentração.

Sendo muito equivalente aos medicamentos químicos,tem a vantagem de apresentar menos reacções colaterais e nenhum risco de dependência.

Os efeitos  são um pouco mais demorados do que os de soníferos químicos.

Valeriana

Estudos comprovaram que pessoas que fizeram o tratamento correto com o chá da valeriana superaram suas dificuldades para dormir, porque a valeriana tem um efeito calmante, relaxa seu corpo e mente assim você consegue ter um sono de qualidade e mais profundo durante toda a noite.

As propriedades sedativas que possuem nessa planta provocam o sono.

Para quem tem dificuldade para pegar no sono ou possui também um sono muito leve durante a noite e acorda por qualquer motivo, o efeito da valeriana vai fazer você ter sono mais cedo e melhorar a qualidade do sono durante a noite, sem prejudicar o seu rendimento pela manhã.

A valeriana é indicada como terapia natural em casos como:

Insónias

Na Europa, a valeriana é dos sedativos naturais mais conhecidos e usados há muitos anos. As suas propriedades relaxantes estimulam e melhoram a qualidade do sono, sendo um aliado natural de quem sofre de insónias.

Controlo da ansiedade

Sabia que a Organização Mundial de Saúde confirma que a valeriana traz vantagens para quem tem problemas de ansiedade.

Por exemplo, durante a Primeira Guerra Mundial, a valeriana foi usada em soldados e civis como tratamento para controlar a ansiedade e tensões geradas pelos traumas da guerra. Isto porque esta erva atua na regulação das células nervosas.

valerianáceas

Dores menstruais

Esta planta é uma grande aliada para quem sente os desconfortos da Tensão Pré-Menstrual (TPM), nomeadamente as cólicas. Como tem um composto natural que funciona como relaxante muscular natural, a valeriana acalma as contrações do útero.

Tensão alta

Como é relaxante e calmante, a valeriana contribui para um melhor controlo da pressão arterial.

Processo de emagrecimento

Através do controlo dos sintomas de ansiedade e problemas de sono, que muitas vezes contribuem para o excesso de peso, esta erva ajuda indiretamente no processo de emagrecimento.

Hiperatividade

Em 2014 foi realizado um estudo que analisou os efeitos da combinação do extrato da raiz de valeriana e da erva-cidreira em 169 crianças em idade escolar primária. Em sete semanas, o número de crianças que tinha sintomas de hiperatividade desceu de 60 para 13%.

Além disso, os pais relataram uma melhoria do sono dos mais pequenos.

Transtornos obsessivos-compulsivos

Em 2011, uma pesquisa de oito semanas mostrou que a valeriana é bem tolerada por quem sofre de TOC, auxiliando no tratamento deste distúrbio obsessivo e de comportamentos repetitivos, ao propiciar um maior descanso e qualidade de vida dos pacientes.

Conhecendo a Valeriana

Conhecendo a Valeriana

A Valeriana, conhecida cientificamente como Valeriana officinalis, é uma planta nativa da Europa e da Ásia. Ela é reconhecida por suas flores rosadas ou brancas e seu aroma distinto. No entanto, é a raiz da Valeriana que é mais frequentemente usada por suas propriedades medicinais.

Valeriana para o Sono

Um dos usos mais comuns da Valeriana é como um auxiliar do sono. Acredita-se que ela ajuda a promover o sono ao aumentar os níveis de um neurotransmissor chamado GABA no cérebro, que tem um efeito calmante. Vários estudos sugerem que pode ajudar a melhorar a qualidade do sono, reduzir o tempo necessário para adormecer e diminuir a frequência de despertares noturnos.

Valeriana para a Ansiedade

Também é frequentemente usada para ajudar a aliviar a ansiedade. Assim como no caso do sono, acredita-se que ela ajuda a aliviar a ansiedade aumentando os níveis de GABA no cérebro. Embora mais pesquisas sejam necessárias, alguns estudos sugerem que pode ser tão eficaz quanto alguns medicamentos prescritos para a ansiedade.

Outros Usos da Valeriana officinalis

Outros Usos da Valeriana officinalis

Além de seu uso para o sono e a ansiedade, ela tem uma variedade de outros usos potenciais. Ela tem sido usada para ajudar a aliviar a dor de cabeça, a tensão muscular, o estresse e os sintomas da menopausa. No entanto, mais pesquisas são necessárias para confirmar a eficácia da Valeriana para essas condições.

Como Usar

Está disponível em várias formas, incluindo cápsulas, tinturas e chás. A dosagem recomendada pode variar dependendo do uso pretendido e da forma do produto. É sempre importante seguir as instruções do fabricante e consultar um profissional de saúde antes de começar a usar, especialmente se você estiver grávida, amamentando ou tomando outros medicamentos.

Efeitos Colaterais e Precauções

Embora seja geralmente considerada segura para a maioria das pessoas, ela pode causar efeitos colaterais em algumas pessoas, incluindo dor de cabeça, tontura e problemas estomacais. Também pode interagir com alguns medicamentos, por isso é importante falar com um profissional de saúde antes de começar a usar-la.

chá valeriana

Como Fazer Chá de Valeriana

Fazer chá é um processo simples. Aqui estão as etapas básicas:

  1. Ingredientes: Você precisará de cerca de uma colher de chá de raiz de Valeriana seca para cada xícara de água. A raiz pode ser comprada em lojas de produtos naturais ou online.
  2. Preparação: Coloque a raiz em uma xícara ou bule de chá. Em seguida, ferva a água e despeje sobre a raiz.
  3. Infusão: Deixe a raiz em infusão na água quente por cerca de 5 a 10 minutos. Quanto mais tempo você deixar em infusão, mais forte será o chá.
  4. Coe e Sirva: Após a infusão, coe o chá para remover a raiz de Valeriana. O chá pode ser bebido quente ou frio, dependendo da sua preferência.

Benefícios do Chá de Valeriana

O chá de Valeriana é mais conhecido por suas propriedades calmantes e sedativas. Ele é frequentemente usado para ajudar a promover um sono de qualidade e para aliviar a ansiedade. Alguns estudos também sugerem que ela pode ajudar a reduzir os sintomas de estresse e tensão.

Precauções

Embora o chá de Valeriana seja geralmente considerado seguro para a maioria das pessoas, ele pode causar efeitos colaterais em algumas pessoas, incluindo dor de cabeça, tontura e problemas estomacais. Além disso, pode interagir com alguns medicamentos, por isso é importante falar com um profissional de saúde antes de começar a usar o chá, especialmente se você estiver grávida, amamentando ou tomando outros medicamentos.

A Valeriana é uma planta medicinal com uma longa história de uso para uma variedade de condições. Seja para promover o sono, aliviar a ansiedade ou ajudar a gerenciar outras condições, a Valeriana é uma opção natural que pode ser considerada. No entanto, como com qualquer suplemento, é importante usar a Valeriana com cuidado e sob a orientação de um profissional de saúde.

Votos: 126 | Pontuação: 4.5

Artigos Relacionados

2 comentários

Paula Leal 22 Fevereiro, 2017 - 17:28

Gosto muito deste chá.

Responder
Kátia Pinheiro 25 Janeiro, 2021 - 0:36

Boa noite. Como posso conseguir sementes de VALERIANA?

Responder

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e o tratamento dos seus dados por este blog.