As cinzas como adubo natural
Não é novidade nenhuma que desde há muitos anos que se usam cinzas na agricultura.
As cinzas podem actuar como uma excelente adubo natural que possui na sua composição muitos dos nutrientes que as plantas necessitam.
Com exclusão do azoto e algum enxofre que se acabam por perder devido à queima da matéria orgânica, as cinzas de madeira podem corrigir muitas das carências nutricionais das plantas de forma fácil e barata.
Já experimentou por exemplo usar as cinzas da sua lareira a lenha ou de uma fogueira que tenha feito para garantir a nutrição do seu jardim?
Excluindo serem muito complexas nutricionalmente, a sua utilização poderá ser um exemplo de uma prática mais sustentável pois, além de reciclar resíduos, consegue manter a sua horta bonita a um custo baixo.
Como utilizar as cinzas como adubo natural: diferentes formas de utilização
1 . Utilize as cinzas de madeira como corrector do pH do solo
Já pensou em utilizar as cinzas da madeira como um corretor de solo logo no início da Primavera? É nesta altura que a terra está mais seca e a maioria das culturas ainda estão num estado muito inicial.
As cinzas actuam como um adubo natural rico em potássio que ajudam no crescimento das suas culturas e enriquecimento do solo.
Utilize as cinzas de madeira como um produto de calagem, dado que vão diminuir a acidez do solo. Esta melhoria pode ser sobretudo útil principalmente para plantas que preferem solos ácidos tais como mirtilos.
Escolha sempre adicionar as cinzas no solo para melhores resultados e para garantir que nada falha.
2. Espalhe cinzas por cima de cada camada da pilha de compostagem
Se faz compostagem em casa, pode escolher espalhar as cinzas sobre a sua pilha, potenciando a decomposição de matéria orgânica ao mesmo tempo que se transformam num adubo natural.
3 . Se tem um solo argiloso, utilize cinzas de madeira
As cinzas de madeira ajudam a “soltar” o solo tornando-o mais leve, adicionando a retenção do ar.
4 . Impede o aparecimento de pragas de jardim
Para esse fim, espalhe uma camada com espessura reduzida sobre os locais/ culturas acometidos por pragas de insectos.
Pulgões, larvas, lesmas e caracóis, etc, são algumas das pragas de insectos que as cinzas de madeira repelem.
Caso chova, volte a aplicar as cinzas com adubo natural para optimizar os resultados.
Nota: quando for aplicar as cinzas escolha um dia sem muito vento, pois a chance de estas dispersarem pelas correntes de ar e não se fixarem no solo é grande.
As vantagens das cinzas na agricultura
O que deve ter em consideração
Deve espalhar as cinzas de madeira de forma cuidadosa no seu terreno.
Por possuírem na sua composição uma boa quantidade de hidróxido de sódio (agente cáustico), não devem ser aplicadas nas plantas mais jovens, pois pode matá-las.
No momento da aplicação, use máscara respiratória, óculos de protecção e luvas para livrar-se de inalar o resíduo.
Tenha em atenção que as cinzas de papelão, carvão ou madeira pintada não são aconselhadas para fazer este adubo natural.
Por apresentarem substâncias químicas podem ser prejudiciais para o desenvolvimento das suas plantas.
Deve ter o cuidado de monitorizar o pH do seu solo, de forma a garantir que não se torne muito alcalino. Para tal, compre um medidor de pH disponível em qualquer loja de jardinagem.
As cinzas de madeira não serão um bom adubo natural para a cultura da batata, dado que podem favorecer o aparecimento de sarna na batata.
Em nenhum momento misture as cinzas de madeira com algum fertilizante rico em azoto, dado que corre o risco de formar o gás amónia (muito perigoso).
Utilize as cinzas de madeira como adubo natural das suas plantas somente quando estas estiverem totalmente frias.
A proporção que deve utilizar é de aproximadamente 3kg/ m². Evite aplicar em demasia pois vai atenuar consequências indesejáveis para o seu solo.
A aplicação deste adubo natural será mais eficiente depois de períodos de grande precipitação que se verificam maioritariamente no Inverno.
Depois de aplicadas, passe um ancinho para igualar o solo.