Qual a Melhor Época Para Ver as Tulipas Na Holanda?

tulipas holanda 77

Apesar de se terem tornado famosas na Holanda, as tulipas são originárias da Ásia Central.

Elas foram descobertas nas altas montanhas do Cazaquistão pelos “caçadores de plantas” do império Otomano, onde actualmente fica a Turquia.

No século XVI, tornou-se a flor favorita do sultão Solimão, o Magnífico, que presenteou o diplomata e escritor flamenco Ogier Ghiselin De Busbecq com um exemplar.

De Busbecq, por sua vez, era amigo do professor flamengo Carolus Clusius, que era botânico e plantou a tulipa no Jardim Botânico de Leiden. E, por conseguinte, a tulipa chegou à Holanda, em 1593.

Clusius, que não queria vender a planta, teve bulbos de tulipa roubados e, a partir daí, passou a ser comercializada. Algumas décadas mais tarde, em 1634, a flor causou a primeira bolha de especulação económica.

Há quem diga que houve quem trocasse uma casa num famoso canal de Amesterdão por uma única tulipa!

A especulação com a flor foi proibida em 1637. Seguiu inspirando artistas como a pintora holandesa Judith Leyster, e na II Guerra Mundial a flor volta a ser protagonista, desta vez salvando vidas.

Entre os anos de 1944 e 1945, quando havia escassez de alimentos, os seus bulbos saciavam a fome dos holandeses por possuir altos teores de amido.

As tulipas são utilizadas até hoje em receitas e podem substituir as cebolas.

Estas e outras histórias estão descritas e comprovadas com imagens no Museu da Tulipa de Amesterdão.

A Tulipa é uma flor que se adapta muito bem ao clima frio

Ela cresce a partir de um bulbo que produz flores únicas durante o ano, normalmente logo no início da primavera.

Actualmente existem tulipas de diversas cores, que são o resultado de cruzamentos entre diferentes linhagens de tulipas.

A melhor época para visitar a Holanda é, claro, na Primavera.

Isso quer dizer entre meados de Março a meados de Maio. Nestes meses a maioria da Holanda é transformada num mar de flores coloridas e imponentes – é fantástico!

Os açafrões começam a florescer no começo de Março, seguidos por jacintos e narcisos.

Depois é a vez da protagonista: as tulipas começam a florescer no meio de Abril e continuam a abrir até meados de Maio.

Se for para escolher a altura perfeita, meio de Abril é o momento certo para viajar para a Holanda e fazer a visita aos campos de Tulipas ou ao parque Keukenhof.

Todos os anos são plantados neste jardim mais de sete milhões de bolbos, que pertencem a um total de 800 variedades de tulipas!

Todos os anos o jardim tem um tema e durante os cerca de dois meses em que está aberto passam por lá um milhão e meio de visitantes.

Mais do que um parque de tulipas, o Keukenhof é um enorme jardim botânico.

tulipas na Holanda

Ver as Tulipas Na Holanda

Uma das maneiras mais populares e que agrada aos turistas para visualizar os campos desta linda flor é fazer a Rota dos Bulbos, ou a Bollenstreek Route.

O Bollenstreek é a região que fica entre Leiden, Haia e Haarlem, com as cidades de Lisse, Hillegom, Katwijk, Noordwijk, Noordwijkerhout e Teylingen, e lá é onde a indústria de produção de tulipas está à todo vapor.

Com 30 quilómetros de campos de tulipas, os turistas ficam sem fôlego com tanta cor e beleza aos seus olhos.

Para fazer o caminho, uma boa ideia é alugar uma bicicleta.

Os turistas elegem esse passeio, pois é mais interessante que ele tenha a liberdade de ir e vir à velocidade desejada e para onde quiser, sentindo os cheiros, a brisa e a imponência dos campos floridos.

Certamente alugar uma bicicleta é a maneira perfeita de explorar os campos de tulipas ao seu próprio ritmo.

Votos: 15 | Pontuação: 4.7

Partilhar este artigo

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *