Flores e plantas que gostam de chuva

por Olga Guedes
0 comentário 21 visitas 8 minutos ler
A+A-
Repor

Da mesma maneira que existem espécies que não podem apanhar sol directamente, há outras que não se dão mal no exterior, especialmente quando chove. Antes pelo contrário!

É o caso das palmeiras, das figueiras-benjamim, dos dragoeiros e das iucas, variedades botânicas que deve privilegiar no seu jardim, apesar de não serem as únicas.

Estas espécies agradecem a água que cai do céu, que as refresca e limpa. Por isso, sempre que chover, já sabe. Coloque estas plantas no exterior para que desfrutem da água da chuva.

Flores e plantas que gostam de chuva

1 – Primaveras

Apesar de gostarem muito de sol, resistem também bem ao frio e à chuva.

Apesar de se desenvolverem melhor em canteiros, as primaveras, muito apreciadas pelas suas flores, também podem ser cultivadas em vaso no exterior ou até no interior, uma vez que têm um grande grau de adaptabilidade.

plantas que gostam da chuva

2 – Heléboros

Florescem no inverno. Entre Dezembro e Abril, crescem, em média, cerca de 70 centímetros. Fácil de cultivar, esta planta não gosta, no entanto, de uma exposição muito directa ao sol.

Prefere solos frescos e sobrevive bem ao frio. Nas estações em que as temperaturas mais baixam, deve ter especial cuidado e cobrir o terreno onde cresce com substâncias de origem mineral ou vegetal para proteger o desenvolvimento da planta.

flores que gostam da chuva

3 – Mimosas

A floração inicia-se habitualmente a partir de Fevereiro e o aroma que exalam não deixa ninguém indiferente.

Apesar de resistir bem às baixas temperaturas, requer cuidados acrescidos a partir dos 9ºC.

Esta variedade botânica deve ser plantada num solo de drenagem fácil, uma vez que não gosta de solos demasiado encharcados.

Flores e plantas que gostam de chuva

4 – Folhado

Algumas das variedades desta espécie de arbusto da família das Adoxaceae, que floresce habitualmente entre Novembro e Março, adaptam-se facilmente a todos os solos e localizações.

À medida que envelhece, as flores do Viburnum tinus, também apelidado de folhado-comum, vão adquirindo uma tonalidade clara, que confere uma maior luminosidade ao jardim.

Muito comum em Portugal, é outra das plantas que pode cultivar em vaso em varandas e terraços, tendo o cuidado de a expor regularmente ao sol.

chuva

5 – Azevinho

O arbusto mais famoso do Natal adapta-se a todas condições climatéricas, a todos os solos e a todas as regiões.

Suporta sol, chuva e sombra, mas não se dá bem com as correntes de ar.

Como não é afectada pela poluição, esta espécie botânica pode ser usada em hortas urbanas, em terraços de vivendas e até em varandas.

plantas e chuva

6 – Malva

A malva ou hibisco rosa precisa de grandes quantidades de água, por isso costuma se encontrar em regiões pantanosas e é ideal como planta para climas chuvosos.

Famosa pela sua cor inconfundível é uma planta perene que tem flores entre a Primavera e o Outono.

No início são brancas, mas à medida que a planta vai envelhecendo costumam adquirir um tom rosado.

Em relação a outros cuidados, não precisa podar com regularidade e é preferível cultivá-la no início da primavera, utilizando 1,2 cm de fertilizantes do tipo orgânico depois de plantar, para que preserve a humidade do solo com mais facilidade.

Flores e plantas que gostam de chuva

Vantagens da água da chuva

A água da chuva não contém cloro, um elemento que as plantas não suportam na água potável.

Além de que, as gotas da chuva limpam a sujidade das folhas que se vai acumulando nos dias secos e quentes.

Assim, se a chuva for abundante a água pode ser filtrada na terra arrastando, assim, aqueles nutrientes que estejam nas áreas superficiais e facilitando que as raízes mais profundas da planta se alimentem desses nutrientes.

Votos: 62 | Pontuação: 4.3

Artigos Relacionados

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e o tratamento dos seus dados por este blog.