O manjericão é a aromática mais fácil de plantar por causa da sua resistência e flexibilidade a todas as adversidades do jardim ou horta.
Planta anual originária da Índia é muito usado na cozinha Italiana.
Com folhas muito perfumadas é o preferido na elaboração de vários pratos, especialmente italianos, como pizzas, massas, etc.
Pode ser cultivado em vaso e colocado numa janela da cozinha.
Pertencente ao grupo das plantas herbáceas anuais, tem uma altura entre 30 a 50 cm e é uma ótima conjugação para associar com várias plantas da horta especialmente com o tomate.
Para as utilizar na confecção dos seus pratos, as suas folhas devem ser utilizadas inteiras ou cortadas muito delicadamente.
Hoje em dia é uma das ervas aromáticas mais faladas, visto que o molho “pesto” (mistura de azeite, pinhões, manjericão e parmesão) se tornou tão apreciado.
A gama de folhas roxas possui um aroma menos intenso, mas é em compensação mais resistente a temperaturas baixas.
Como consumir o manjericão?
O consumo do manjericão é feito com as suas folhas e caules.
Massas, saladas, omeletes, pizzas, refogados de carnes, frangos, peixes, queijos, doces e até bebidas servidas em taças podem ser experimentados com o uso do manjericão.
Convém salientar que o manjericão conjuga lindamente com refeições que levam azeite, tomate, carnes vermelhas, limão e claro com pratos italianos.
Os benefícios do manjericão
São imensos os benefícios desta planta para a nossa saúde. O manjericão tem propriedades diuréticas, digestivas e é rico em vitamina A.
São inúmeras as propriedades desta planta, tais como propriedades desintoxicantes, calmantes e expetorantes, antibacterianas, anti-inflamatórias e antissépticas.
Previne constipações e ajuda no combate da anemia.
As folhas esmagadas são ótimas para aliviar a dor das picadas de insetos.
Época para cultivo
A melhor época para que o manjericão seja cultivado é a Primavera, pois trata-se da altura do ano mais amena.
Por isso, o manjericão da Itália é considerado o mais aromático, pois o clima é bem mais ameno, que outros climas, o que contribui bastante para o sabor desta erva.
Dica – Plantar manjericão em vaso
Se for plantado em vaso, deve escolher um bom substrato.
Esta é uma das ervas aromáticas com maior exigência de água, como tal deve ser adicionado algum composto orgânico, para possibilitar assim a sua retenção.
A plantação ou transplantação é feita de modo idêntico às demais plantas aromáticas.
Colheita
A primeira colheita ocorre nos primeiros 90 dias a seguir ao plantio.
Normalmente as folhas podem ser recolhidas quando chegar aos 1,2 metros, decorridos os primeiros 90 dias do plantio inicial.
O que fazer quando florescer
É indispensável que na época da floração, elas sejam retiradas imediatamente das folhas.
Pois as flores são muito aromáticas, semelhante ao anis, e pode alterar o sabor de todo o manjericão, como tal, deve ser podada rapidamente.
Benefícios na horta – Afasta a traça do tomate. Também espanta moscas e mosquitos, sendo por isso uma excelente escolha para colocar nas varandas durante o verão.
Dicas de como plantar manjericão num apartamento
1 – Escolha o vaso de planta – o tamanho do vaso deve estar de acordo com o tamanho do manjericão. Por isso, se o manjericão for pequeno compre um vaso pequeno. Por outro lado, se o manjericão já estiver bem desenvolvido adquira um vaso grande.
2 – Avalie a drenagem do vaso – para evitar a acumulação de água no solo procure usar no fundo do vaso cacos de telha, pedra brita, seixos ou argila expandida.
3 – Escolha do substrato – use um substrato rico em nutrientes passível de proporcionar o crescimento do seu manjericão.
4 – Separe as ferramentas de jardinagem corretas: as ferramentas de jardim nos ajudam a realizar o plantio e a manutenção das plantas de forma certa.
5 – Opte pelo cultivo de muda ou semente – a escolha vai depender da sua necessidade, ou seja, o desenvolvimento do manjericão quando feito por muda é muito mais rápido, uma vez que a planta já tem uma armação folicular formada.
6 – Escolha um espaço com luminosidade – pode deixar o seu vaso na varanda, ou próximo à janela da cozinha, pelo menos 3h diárias.
7 – Frio e vento – o manjericão é uma planta sensível e muito delicada que não suporte muito frio e nem muito vento.
8 – Fique atento quanto as regas – realize as regas todos os dias com um regador (não use mangueira), mas cuidado para não permitir o apodrecimento da planta com o excesso de água. Além disso, evite molhar o manjericão nas horas mais quentes do dia, prevenindo possível choque térmico da planta.
9 – Floração e poda – a floração acontece entre os meses de Dezembro e Fevereiro. No fim dessa época, apare as flores com tesoura para que as folhas do manjericão se desenvolvam ainda mais.
Sabia que…
O manjericão também pega de estaca? Corte um ramo e coloque num copo com água na beira da janela até ter raiz, demora aproximadamente de 2 a 3 semanas.
Retire do copo e plante. Se efetuar uma rega cuidada durante o Verão, o manjericão pode durar até 3 anos.
Com origem na Índia, ainda hoje é considerado pelos indianos uma planta sagrada e fundamental para estabelecer o crescimento espiritual, favorece o equilíbrio e o relaxamento.
É uma das ervas aromáticas mais apreciadas e polivalentes, como tal deve estar presente no seu jardim ou horta urbana!
3 comentários
Bom dia! Gostei muito das orientações.
Informações objetivas e com muita clareza.
Utilizo com frequencia manjericao nos meus cozinhados