Nome Científico:Justicia scheidweileri
Nomes Populares: Camarão-rosa
Família: Acanthaceae
Categoria: Arbustos, Arbustos Tropicais, Flores, Flores Perenes, Folhagens, Forrações à Meia Sombra, Gramados e Forrações
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
Origem: América do Sul, Brasil
Altura: 0.3 a 0.4 metros, 0.4 a 0.6 metros
Luminosidade: Meia Sombra
Ciclo de Vida: Perene
Sobre Camarão-rosa
Camarão-rosa com a sua bela folhagem e flores espectaculares, ela pode ser utilizada como arbusto em canteiros protegidos, como forração em bosques tropicais, usada sozinha ou em combinação com outras espécies em jardins de inverno, ou simplesmente adornando uma varanda charmosa, plantada em um vaso amplo.
As flores são de cor arroxeada tubulares inseridas em inflorescência do tipo espiga, de brácteas vermelhas, formando interessante combinação de cores.
Camarão-rosa apresenta caule verde, erecto, pouco ramificado. As folhas são verde escuras, iluminadas por nervuras prateadas, que lhe conferem um colorido chamativo.
Boa planta para locais sem sol ou de meia-sombra, óptima para varandas. Pode ser plantada em vasos e jardineiras.
Para fazer mudas desta planta podemos usar as sementes ou reproduzir por pedaços de ramos.
Preparar a sementeira peneirando terra comum de canteiro, juntar areia e misturar, colocando num recipiente e nivelando.
Semear e regar o Camarão-rosa com jacto leve e fino
Cobrir o recipiente com plástico até a emergência, deixando sempre em cultivo protegido sem sol.
Após o crescimento da planta atingir 6 a 10 folhinhas, transplantar para sacos ou vasos de cultivo. O substrato deverá ser semelhante ao que recomendo para plantio.
Manter o cultivo em local sem sol directo.
Desenvolve-se bem a meia-sombra, em solo rico em húmus com boa drenagem e irrigado quando a terra estiver seca. Gosta de humidade e não vive em locais frios e secos, principalmente com geadas.
Multiplica-se por estacas e sementes.
Mais informações aqui.