No mundo, o cigarro mata milhares de pessoas todos os dias.
Esses números não são surpresa, pois o cigarro contém mais de 4.000 substâncias tóxicas. Embora todos estejam conscientes dos efeitos negativos do tabagismo, parar de fumar é um grande desafio para a maioria.
Força de vontade para deixar fumar
O método natural mais comum utilizado para quem deseja parar de fumar é a interrupção abrupta do cigarro, que exige grande força de vontade e determinação.
Neste caso, não há redução gradual do tabagismo e os efeitos no corpo podem sem muito desagradáveis, principalmente nos primeiros dias, onde há grande quantidade de toxinas do cigarro no organismo. Neste caso, beber grandes quantidades de água pode ajudar o corpo a eliminar os vestígios nocivos do cigarro.
O cigarro não passa de um concentrado de veneno. Causa tosse crónica e aumenta a produção de muco, diminui a eficiência de pulmão, provoca o envelhecimento prematuro, aumenta a probabilidade de se ter um derrame ou um ataque cardíaco, causa infertilidade e impotência sexual.
Várias plantas medicinais podem ajudar a aliviar a tensão, stress e depressão em pessoas que querem parar de fumar. Algumas ervas também são capazes de inibir o consumo em pessoas que cessaram o uso do tabaco recentemente.
Já outras podem ajudar a revigorar o pulmão dos danos causados pelo cigarro, removendo várias substâncias cancerígenas do organismo.
Plantas calmantes para deixar fumar
Para lidar com os sintomas da ansiedade, nervosismo e insónia podemos lançar mão dos chás com propriedades calmantes, como o chá de camomila (acalma e ajuda na digestão), passiflora, melissa e capim limão.
Os chás com essa propriedade são contra indicados para quem faz uso de antidepressivos.
Passe a beber muito chá de valeriana para limpar a nicotina do organismo.
Artemísia – A Artemisia vulgaris aumenta os níveis de dopamina no cérebro, causando uma sensação de bem-estar e tranquilidade e já apresentou bons resultados na diminuição do desejo de fumar.