Sabia que ter flores e plantas em casa pode aliviar a ansiedade?

por Olga Guedes
0 comentário 20 visitas 7 minutos ler
A+A-
Repor

Muitas pessoas em todo mundo estão em quarentena, vivendo uma rotina completamente diferente da que estavam acostumadas.

Esse tipo de situação, aliada a incerteza de quando conseguiremos retornar a normalidade, pode causar muito stress e ansiedade.

Por essa razão todas as formas de encontrar equilíbrio e serenidade para atravessar esses dias difíceis são importantes.

As plantas são capazes de transformar a energia de uma casa, melhorar a qualidade do ar, reduzir o stress e ajudar a diminuir o ritmo.

Ao longo da história, as propriedades tranquilizantes de muitas espécies foram analisadas de diferentes formas em chás, medicamentos ou aromas.

As vantagens de ter plantas em casa têm vindo a ser altamente estudados pela ciência moderna. Se observarmos a qualidade do ar que respiramos, podemos anunciar, à partida, o papel essencial das plantas no que toca ao seu potencial de purificação.

Algumas são usadas também para impedir problemas de saúde, como é o caso do stress e da ansiedade, respostas físicas e psicológicas do organismo a algum tipo de estímulo negativo.

O equilíbrio das emoções e sensações pode estar no contacto com a natureza, em parques, florestas ou bosques, mas, caso isso não seja praticável, existem plantas e ervas aromáticas que podem oferecer uma contribuição preciosa.

Algumas contêm compostos que actuam directamente no sistema nervoso central, tendo um efeito calmante natural, relaxante, cicatrizante e até digestivo.

Sabia que ter flores e plantas em casa pode aliviar a ansiedade?

Um arranjo de flores frescas pode ter uma influência muito maior do que simplesmente incrementar a decoração – um bouquet pode fazer bem para a saúde física e mental.

É o que mostra um estudo realizado pela Sociedade Americana de Ciências da Horticultura sobre os efeitos que as plantas podem exercer num quarto de hospital após uma cirurgia.

Ter flores e plantas em casa pode aliviar a ansiedade

Alecrim

Além de possuir efeito calmante e combater a ansiedade, o alecrim é igualmente uma das ervas mais completas em termos de benefícios da saúde.

Os seus óleos essenciais beneficiam a produção de neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar.

O alecrim é igualmente utilizado como aromatizante de ambientes, já que seu aroma além de relaxante é muito agradável.

Lavanda ou Alfazema

Esta família de plantas é mais usada na aromaterapia. Os óleos presentes na lavanda, também designada de alfazema, são usados há muito tempo no fabrico de perfumes, sabonetes, etc.

Sabe-se, contudo, que o seu óleo essencial ajuda a aliviar o stress e ansiedade, ele também ajuda na digestão e combate a insónia.

Se a ansiedade o deixa madrugadas em claro, a lavanda pode deixar a sua mente mais aberta a bons sonhos.

aliviar a ansiedade

Camomila

A camomila é muito conhecida pelo seu efeito calmante e sedativo. Ela actua diminuindo a hiperatividade, aliviando o stress e dá um efeito relaxante.

Pode ser utilizada para insónias ou em casos de muito nervosismo.

Esta planta geralmente é consumida como chá, com delicioso aroma e pode ser tomado 2 a 3 vezes por dia.

Valeriana

Com propriedade medicinais e fitoterápicas a Valeriana é um calmante natural que actua contra a depressão, ansiedade, insónia e stress.

Uma boa dica para utilizar esta planta medicinal é pegar na erva seca da Valeriana que pode ser misturada com camomila ou outras, amarrar num saquinho furado e colocar na torneira enquanto a banheira enche com água morna/quente.

Entre na banheira e relaxe!

Sabia que ter flores e plantas em casa pode aliviar a ansiedade?

Sabia que…

A orquídea purifica o ar da casa, ajuda a acalmar os nervos e alivia as dores de cabeça?

Em casa ou no escritório, as orquídeas dão um toque de beleza ao ambiente e oferecem diversos benefícios, fazendo-nos respirar melhor e elevar o nível do nosso humor.

Estas lindas flores melhoram a qualidade do ar, fornecendo-lhe oxigénio e purificando-o de substâncias indesejáveis. Devido à sua elegância, também ajudam a acalmar os nervos.

Cuidar de uma orquídea não é difícil: com a atenção devida, podemos ter orquídeas sempre floridas em casa e no trabalho.

Votos: 88 | Pontuação: 4.8

Artigos Relacionados

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e o tratamento dos seus dados por este blog.