Muitas pessoas em todo mundo estão em quarentena, vivendo uma rotina completamente diferente da que estavam acostumadas.
Esse tipo de situação, aliada a incerteza de quando conseguiremos retornar a normalidade, pode causar muito stress e ansiedade.
Por essa razão todas as formas de encontrar equilíbrio e serenidade para atravessar esses dias difíceis são importantes.
As plantas são capazes de transformar a energia de uma casa, melhorar a qualidade do ar, reduzir o stress e ajudar a diminuir o ritmo.
Ao longo da história, as propriedades tranquilizantes de muitas espécies foram analisadas de diferentes formas em chás, medicamentos ou aromas.
As vantagens de ter plantas em casa têm vindo a ser altamente estudados pela ciência moderna. Se observarmos a qualidade do ar que respiramos, podemos anunciar, à partida, o papel essencial das plantas no que toca ao seu potencial de purificação.
Algumas são usadas também para impedir problemas de saúde, como é o caso do stress e da ansiedade, respostas físicas e psicológicas do organismo a algum tipo de estímulo negativo.
O equilíbrio das emoções e sensações pode estar no contacto com a natureza, em parques, florestas ou bosques, mas, caso isso não seja praticável, existem plantas e ervas aromáticas que podem oferecer uma contribuição preciosa.
Algumas contêm compostos que actuam directamente no sistema nervoso central, tendo um efeito calmante natural, relaxante, cicatrizante e até digestivo.
Um arranjo de flores frescas pode ter uma influência muito maior do que simplesmente incrementar a decoração – um bouquet pode fazer bem para a saúde física e mental.
É o que mostra um estudo realizado pela Sociedade Americana de Ciências da Horticultura sobre os efeitos que as plantas podem exercer num quarto de hospital após uma cirurgia.
Ter flores e plantas em casa pode aliviar a ansiedade
Alecrim
Além de possuir efeito calmante e combater a ansiedade, o alecrim é igualmente uma das ervas mais completas em termos de benefícios da saúde.
Os seus óleos essenciais beneficiam a produção de neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar.
O alecrim é igualmente utilizado como aromatizante de ambientes, já que seu aroma além de relaxante é muito agradável.
Lavanda ou Alfazema
Esta família de plantas é mais usada na aromaterapia. Os óleos presentes na lavanda, também designada de alfazema, são usados há muito tempo no fabrico de perfumes, sabonetes, etc.
Sabe-se, contudo, que o seu óleo essencial ajuda a aliviar o stress e ansiedade, ele também ajuda na digestão e combate a insónia.
Se a ansiedade o deixa madrugadas em claro, a lavanda pode deixar a sua mente mais aberta a bons sonhos.
Camomila
A camomila é muito conhecida pelo seu efeito calmante e sedativo. Ela actua diminuindo a hiperatividade, aliviando o stress e dá um efeito relaxante.
Pode ser utilizada para insónias ou em casos de muito nervosismo.
Esta planta geralmente é consumida como chá, com delicioso aroma e pode ser tomado 2 a 3 vezes por dia.
Valeriana
Com propriedade medicinais e fitoterápicas a Valeriana é um calmante natural que actua contra a depressão, ansiedade, insónia e stress.
Uma boa dica para utilizar esta planta medicinal é pegar na erva seca da Valeriana que pode ser misturada com camomila ou outras, amarrar num saquinho furado e colocar na torneira enquanto a banheira enche com água morna/quente.
Entre na banheira e relaxe!
Sabia que…
A orquídea purifica o ar da casa, ajuda a acalmar os nervos e alivia as dores de cabeça?
Em casa ou no escritório, as orquídeas dão um toque de beleza ao ambiente e oferecem diversos benefícios, fazendo-nos respirar melhor e elevar o nível do nosso humor.
Estas lindas flores melhoram a qualidade do ar, fornecendo-lhe oxigénio e purificando-o de substâncias indesejáveis. Devido à sua elegância, também ajudam a acalmar os nervos.
Cuidar de uma orquídea não é difícil: com a atenção devida, podemos ter orquídeas sempre floridas em casa e no trabalho.