- Plantas mais pesquisadas na internet
- Como escolher flores para uma ocasião especial?
- 5 dicas para manter o seu jardim bem cuidado
- Como cuidar da sua Bougainvillea glabra (primavera)
- Calendário do jardineiro no mês de Outubro
- Como plantar flores em sementes
- Lojas de flores online em Portugal
- Flores para casamentos como escolher
- Lojas de Bonsai
- Flores e plantas que gostam de chuva
- Estudos reforçam vantagens de ter plantas em casa
- Sabia que ter flores e plantas em casa pode aliviar a ansiedade?
- Zamioculcas: Conheça a Planta da Sorte que Transmite Energias Positivas
- Rubia dos Tinteiros – Família das Rubiáceas
- Budleia (Buddleja davidii) – a árvore-das-borboletas
Frésia (junquilho) – Flor muito utilizada na industria cosmética
Nome Científico: Freesia x hybrida
Nomes Populares: Frésia, Frísia, Junquilho
Família: Iridaceae
Categoria: Bulbosas, Flores Perenes
Clima: Continental, Equatorial, Mediterrâneo, Subtropical, Temperado, Tropical
Origem: África, África do Sul
Altura: 0.3 a 0.6 metros
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene
Descrição da Frésia ou Junquilho
Existem 16 espécies no gênero Freesia, todas elas são originárias do continente africano e a grande maioria delas – cerca de 12 espécies – vêm da África do Sul.
As frésias (ou junquilho) são plantas bulbosas, herbáceas e floríferas, conhecidas no mundo todo por suas flores delicadas e perfumadas.
As espécies de frésias mais importantes na produção de híbridos comerciais (Freesia x hybrida) são a Freesia refracta e F. armstrongii.
As suas flores em cacho exalam um perfume agradável e são cultivadas nos jardins de todo mundo.
São flores que apresentam muitas cores, geralmente fortes, que vão desde um azul puro, passam pelo púrpura e chegam ao branco.
Reproduz-se por meio de bulbos perenes. Floresce nas regiões de clima frio a temperado, normalmente no final do inverno e prossegue na primavera.
Flores pequenas, maioritariamente utilizadas na decoração e arranjos florais devido à sua beleza e perfume.
Recomenda-se o seu cultivo em solo solto leve e rico em adubação orgânica e não saturado de agua.Locais ensolarados com clima ameno são os ideais. Deve-se regar levemente uma vez por semana durante o primeiro mês.
Frésia – Os cormos (rizomas) precisam de temperatura baixa para iniciarem o processo de germinação.
No plantio, o ideal é manter uma distância mínima de 5 a 10 cm entre um cormo e outro, que devem ser cobertos com terra solta.
Com boa incidência de luz e regas corretas, as folhas e pendões florais brotarão da metade para o final do inverno, independente da época do ano em que o bulbo foi plantado.
Os cormos, quando dormentes, devem ser armazenados em local fresco e ventilado, para que sejam plantados de Março a Maio.
Em cultivos do ano anterior, não é necessário extrair os cormos do solo, pois a dormência é interrompida naturalmente, voltando a florir na mesma época do ano, ou seja, no final do inverno.
No paisagismo, estas flores se prestam para a formação de maciços e bordaduras, como espécie única ou misturada com outras floríferas.
Suas cores vivas ainda podem ser apreciadas em vasos e jardineiras. As frésias são muito utilizadas também como flor-de-corte, na confecção de arranjos e buquês, com boa durabilidade.
O seu delicioso aroma é transformado em essência e participa da fabricação de diversos produtos de higiene e beleza, como sabonetes, perfumes e xampús.
Como plantar a fresia flor perfumada
Elas podem ser cultivadas tanto em canteiros como em vasos ou jardineiras. Caso você opte pelo plantio em jardins, a primeira coisa a fazer é remexer bem o solo cerca de 15 centímetros.
Após prepare a terra com adubo animal, húmus de minhoca e também composto orgânico de folhas.
Lembre-se, também de nivelar o terreno que irá receber as mudas, que devem ser inseridas a uma profundidade aproximada de 5 centímetros com um espaçamento de 12 centímetros entre elas.
Quando sua frésia começa a morrer e as folhas ficam amarelas, é hora de podar. Remova todas as folhas amareladas ou mortas.
Sabia que…
De acordo com o horóscopo das flores, os nascidos sob o signo de frésia (21/04 – 21/05), têm grande habilidade de tirar boas lições de cada nova experiência.
Adoram receber elogios e suas principais qualidades são a solidariedade e a confiabilidade.
As cores preferidas são o verde, rosa e bege. As frésias cor-de-rosa atraem ânimo renovado e redobrado.
Significado – as flores de frésia significam ‘amizade’, mas também podem significar ‘calma’.
Perguntas e Respostas
O que são Frésias?
São uma planta bulbosa pertencente à família Iridaceae, conhecida por suas flores delicadas e fragrância doce. É popular em jardins e arranjos florais devido à sua variedade de cores e aroma agradável.
Como cultivar Frésias no jardim?
Preferem sol pleno a sombra parcial e um solo bem drenado. Os bulbos devem ser plantados no outono, a uma profundidade de cerca de 5 cm, em regiões de clima ameno.
As Frésias são perenes?
Em regiões de clima ameno, podem ser cultivadas como plantas perenes. No entanto, em áreas mais frias, os bulbos podem precisar ser desenterrados e armazenados durante o inverno.
Por que as minhas Frésias não estão florescendo?
Vários fatores podem afetar a floração, incluindo falta de luz solar, solo inadequado ou rega excessiva. Também é importante garantir que os bulbos não estejam plantados muito profundamente.
As Frésias são fragrantes?
Sim, são conhecidas por sua fragrância doce e são frequentemente usadas em perfumes e produtos aromatizados devido ao seu aroma distinto.
Como cuidar de Frésias em vasos?
Ao cultivar em vasos, é importante usar um solo bem drenado e garantir que o vaso tenha orifícios de drenagem. Regue moderadamente, mantendo o solo úmido, mas não encharcado.
As Frésias são tóxicas para animais de estimação?
Não são consideradas tóxicas para animais de estimação, mas é sempre aconselhável evitar que cães e gatos mastiguem plantas, pois podem causar irritação gastrointestinal.
Em que época do ano as Frésias florescem?
Geralmente florescem na primavera, oferecendo um espetáculo de cores e fragrância durante esta estação.