Nome Científico: Freesia x hybrida
Nomes Populares: Frésia, Frísia, Junquilho
Família: Iridaceae
Categoria: Bulbosas, Flores Perenes
Clima: Continental, Equatorial, Mediterrâneo, Subtropical, Temperado, Tropical
Origem: África, África do Sul
Altura: 0.3 a 0.6 metros
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene
Descrição da Frésia ou Junquilho
Existem 16 espécies no gênero Freesia, todas elas são originárias do continente africano e a grande maioria delas – cerca de 12 espécies – vêm da África do Sul.
As frésias (ou junquilho) são plantas bulbosas, herbáceas e floríferas, conhecidas no mundo todo por suas flores delicadas e perfumadas.
As espécies de frésias mais importantes na produção de híbridos comerciais (Freesia x hybrida) são a Freesia refracta e F. armstrongii.
As suas flores em cacho exalam um perfume agradável e são cultivadas nos jardins de todo mundo.
São flores que apresentam muitas cores, geralmente fortes, que vão desde um azul puro, passam pelo púrpura e chegam ao branco.
Reproduz-se por meio de bulbos perenes. Floresce nas regiões de clima frio a temperado, normalmente no final do inverno e prossegue na primavera.
Flores pequenas, maioritariamente utilizadas na decoração e arranjos florais devido à sua beleza e perfume.
Recomenda-se o seu cultivo em solo solto leve e rico em adubação orgânica e não saturado de agua.Locais ensolarados com clima ameno são os ideais. Deve-se regar levemente uma vez por semana durante o primeiro mês.
Frésia – Os cormos (rizomas) precisam de temperatura baixa para iniciarem o processo de germinação.
No plantio, o ideal é manter uma distância mínima de 5 a 10 cm entre um cormo e outro, que devem ser cobertos com terra solta.
Com boa incidência de luz e regas corretas, as folhas e pendões florais brotarão da metade para o final do inverno, independente da época do ano em que o bulbo foi plantado.
Os cormos, quando dormentes, devem ser armazenados em local fresco e ventilado, para que sejam plantados de Março a Maio.
Em cultivos do ano anterior, não é necessário extrair os cormos do solo, pois a dormência é interrompida naturalmente, voltando a florir na mesma época do ano, ou seja, no final do inverno.
No paisagismo, estas flores se prestam para a formação de maciços e bordaduras, como espécie única ou misturada com outras floríferas.
Suas cores vivas ainda podem ser apreciadas em vasos e jardineiras. As frésias são muito utilizadas também como flor-de-corte, na confecção de arranjos e buquês, com boa durabilidade.
O seu delicioso aroma é transformado em essência e participa da fabricação de diversos produtos de higiene e beleza, como sabonetes, perfumes e xampús.
Como plantar a fresia flor perfumada
Elas podem ser cultivadas tanto em canteiros como em vasos ou jardineiras. Caso você opte pelo plantio em jardins, a primeira coisa a fazer é remexer bem o solo cerca de 15 centímetros.
Após prepare a terra com adubo animal, húmus de minhoca e também composto orgânico de folhas.
Lembre-se, também de nivelar o terreno que irá receber as mudas, que devem ser inseridas a uma profundidade aproximada de 5 centímetros com um espaçamento de 12 centímetros entre elas.
Quando sua frésia começa a morrer e as folhas ficam amarelas, é hora de podar. Remova todas as folhas amareladas ou mortas.
Sabia que…
De acordo com o horóscopo das flores, os nascidos sob o signo de frésia (21/04 – 21/05), têm grande habilidade de tirar boas lições de cada nova experiência.
Adoram receber elogios e suas principais qualidades são a solidariedade e a confiabilidade.
As cores preferidas são o verde, rosa e bege. As frésias cor-de-rosa atraem ânimo renovado e redobrado.
Significado – as flores de frésia significam ‘amizade’, mas também podem significar ‘calma’.
1 comentário
Onde comprar mudas ou bulbos de fresias?