Maravilha – Mirabilis jalapa

Nome Científico: Mirabilis jalapa
Nomes Populares: Maravilha, Batata-de-purga, Beijos-de-frade, Bela-noite, Belas-noites, Boa-noite, Bonina, Jalapa, Jalapa-do-mato, Jalapa-falsa, Maravilha-de-forquilha
Família: Nyctaginaceae
Categoria: Arbustos, Arbustos Tropicais, Bulbosas, Flores Perenes
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
Origem: América Central, América do Norte, América do Sul
Altura: 0.4 a 0.9 metros
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene

Sobre a Maravilha (Mirabilis jalapa)

A planta Maravilha – Mirabilis jalapa é também conhecida popularmente de jalapa, boa-noite, bela-noite, beijo-de-frade, entre vários outros.

São originárias da América do Sul, mas hoje em dia encontram-se facilmente em qualquer parte do mundo e em Portugal chegam a crescer junto a passeios e nos jardins públicos, sem grandes cuidados.

As Mirabilis são muito fáceis de cultivar e crescem rapidamente. Por outro lado, não têm praticamente infestações ou pragas, pelo que se desenvolvem com grande facilidade.

A maravilha é uma planta herbácea, que tem altura média de 70 cm, mas pode chegar a 1,20 metros. Tem ciclo de vida perene, mas em áreas de clima temperado pode comportar-se como planta anual, já que com geadas fortes ou baixa humidade pode morrer.

As suas folhas são lanceoladas, opostas, verdes e com nervuras mais claras. As flores são em forma de trombeta, hermafroditas, solitárias ou em pequenos grupos e apresentam as mais variadas cores, como o amarelo, o rosa e o vermelho, inclusive manchadas e listadas. Elas desabrocham em dias nublados ou à noite e permanecem abertas pela manhã, atraindo insetos, seus polinizadores.

A floração ocorre na primavera e verão.

Numa mesma planta podem nascer flores de diferentes cores ou mistura de cores. Uma mesma planta pode em um período de sua vida dar flores amarelas e com o passar do tempo começar a produzir flores rosas, ou brancas que depois passam a ser rosa claro.

O seu uso como planta ornamental é muito difundido, sendo utilizada na formação de maciços, conjuntos e bordaduras. Pode também ser plantada em vasos, mas tende a ter uma altura inferior do que uma que está diretamente no solo.

Devido a sua rusticidade é de fácil cultivo, podendo, caso haja algum descuido, tornar-se uma praga pela facilidade com que volta a ser selvagem.

São comuns em áreas próximas ao mar, ou em áreas com influência marítima, por serem resistentes à salinidade.

Modo de cultivo

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra, em solo fértil, rico em matéria orgânica, drenável e irrigado regularmente. Apesar de perene, poder ser cultivada como anual em países de clima temperado, já que não suporta o frio intenso.

Tolera o frio e a meia-sombra, embora apresente nestas condições a folhagem menos densa e flores mais esparsas. A sua manutenção inclui adubações mensais na primavera e verão. Multiplica-se por sementes e por separação das grossas raízes tuberosas.

Mirabilis jalapa - Maravilha

Resistência: nas regiões mais frias do Norte do país e do Alentejo, são plantas anuais, devido ao gelo e geada. Devem ser plantadas de novo todos os anos para que cresçam saudáveis. Nestas localizações, para conseguir que se mantenham vivas durante o inverno, os tubérculos podem ser retirados do solo e guardados em vaso numa garagem ou viveiro.

Mas em Portugal praticamente tal não é necessário, quando muito pode resguardar-se a planta com palha seca, casca de pinho ou mesmo uma tela porosa no solo e em volta do caule, durante os dias mais frios, para que volte a nascer como planta perene por muitos e muitos anos seguidos.

NOTA – Estas plantas podem tornar-se invasivas se as sementes não forem mantidas sob controlo apertado. Quando se deixam crescer livremente, tornam-se difíceis de eliminar, em virtude das raízes (tubérculos) serem fortes e profundas. Não podem ser ingeridas porque todas as suas partes são venenosas.

Atenção pois às crianças que podem achar as bolinhas pretas convidativas e também aos animais caseiros.

Votos: 22 | Pontuação: 4.7

Partilhar este artigo
  • 6
    Shares
Copyright Blog Flores. Reprodução permitida desde que indicando o endereço:
https://www.blog-flores.pt/flores-de-exterior/maravilha-mirabilis-jalapa/

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *