Zinia (zinnia) – Família Asteraceae

Nome Científico da Zínia: Zinnia elegans
Nomes Populares: Zínia, Canela-de-velho, Capitão, Moça-e-velha
Família: Asteraceae
Categoria: Flores Anuais
Clima: Equatorial, Mediterrâneo, Subtropical, Temperado, Tropical
Origem: América do Norte
Altura: 0.9 a 1.2 metros
Luminosidade: Sol Pleno
Ciclo de Vida: Anual

Descrição da Zinia

A zínia (nome botânico zinnia) é nativa das pastagens que se estendem desde o sudoeste dos estados unidos ate há América do sul. Mas é no México que tem  maior diversidade.

A zínia tem o nome científico de Zinnia elegans, sendo conhecida popularmente como zínia ou então como moça e velha, capitão ou canela de velho.

É uma planta originária da América do Norte e seu ciclo de vida é anual, ou seja, ela precisa ser replantada anualmente.

A zinia é uma flor bastante popular e por possuir uma floração abundante e com uma grande diversidade de cores.

Planta de clima quente e seco, não suporta baixas temperaturas e geadas. Muita humidade favorece o surgimento de doenças.

A Zinia é uma flor de fácil cultivo, que pode ser plantada em qualquer altura do ano, com grande importância económica devido a esse factor. É também muito apreciada pela sua enorme quantidade de pétalas e cores que estimulam a imaginação de artistas florais e jardineiros.

Zinia (zinnia)

É cultivada para produção de flor de corte, em bordaduras, em canteiros e maciços a pleno sol. Pode ser plantada em qualquer época do ano. Apresenta longo período de florescimento.

Planta herbácea anual com caule erecto atingindo de 60 a 80 cm de altura. As flores são pequenas, em capítulos, compondo uma inflorescência solitária desenvolvida no final do pedúnculo. São bastante vistosas, podendo ser simples ou dobradas, com diversas cores e formas.

Apresentas cores muito variadas desde o amarelo, branco, rosa, vermelho, laranja, verde, púrpura, lilás, creme, podendo as pétalas ser listadas e bicolores.

As flores de Zínia são atractivas para as borboletas.

SIGNIFICADO

Magenta – de longa duração – afecto
Mista – pensamentos de um amigo ausente
Rosa – afecto duradoura
Violeta – estabilidade – persistência – lealdade – fidelidade
Branca – bondade
Amarela – lembrança

A zínia é bastante cultivada em toda a Europa e cresce de forma espontânea nas Américas.

CONDIÇÕES DE CULTIVO

Deve ser cultivada a pleno sol, em solos bem drenados e recebendo regas regulares. Desenvolve bem preferencialmente em regiões quentes, mas adapta-se bem a climas mais amenos.

São geralmente cultivadas a partir de sementes plantadas directamente no local desejado e com muita luz solar. Adoram o verão. O excesso de irrigação pode provocar míldio nas plantas.

Uma característica de grande importância na cultura da zinia, é o seu longo período de florescimento, pois após cada colheita, as gemas localizadas na base do ramo se desenvolvem, resultando na emissão de novos ramos e, consequentemente, de novas flores.

Muitos jardineiros adicionam zinias aos seus jardins para atrair borboletas, pois estas parecem ter nestas belas flores as suas favoritas.

As regas podem ser regulares, pois a planta não precisa de muita água e o excesso de humidade aumenta a incidência da podridão das raízes e de doenças fúngicas (como por exemplo o míldio).

Devemos também evitar molhar os caules, flores e folhas. É sensível à salinidade e aos primeiros sinais de geada, as plantas murcham e morrem. Multiplica-se por sementes que devem ser semeadas no início da primavera, visto ser uma cultura de primavera-verão.

Caso não sejam semeadas no local definitivo devemos ter muito cuidado com o transplante, visto que a zínia é uma planta sensível à perturbação da raiz.

Zinia (zinnia)

PROPAGAÇÃO DA ZINIA

A propagação é feita por sementes, que são preferencialmente semeadas no local definitivo, pois as mudas geralmente não suportam bem o transplante. Semeie a uma profundidade de aproximadamente 0,5 cm no solo.

A germinação das sementes normalmente ocorre em menos de uma ou duas semanas.

CUIDADOS

Lembrar-se de remover todas as flores mortas, de modo a estimular o crescimento novo de flores novas. Recortar a volta caules das zinnias que têm crescido muito, é uma óptima maneira de melhorar a aparência da flor. São flores anuais e são vulneráveis ​​à geada.

Às vezes, elas podem sobreviver a geada com um pequeno dano, mas geada forte, não pode ser combatida e tendem a murchar.

Zinia (zinnia) – Família Asteraceae
4.6 (92.8%) 50 voto[s]

Copyright Blog Flores. Reprodução permitida desde que indicando o endereço:
https://www.blog-flores.pt/flores-de-exterior/zinia/

Comentários

  1. Luís Gonzaga Sampaio Eufrásio || at

    Excelente matéria, meus parabéns. Gostaria de saber em quanto tempo a zínia completa a sua floração?

    Muito obrigado

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *