Torne as divisões da casa mais harmoniosas, naturais e bonitas com as plantas mais adequadas a espaços interiores e com menos exigências de manutenção.
Hoje vamos falar de plantas ideais para ter e manter dentro de casa, cuja companhia e impacto visual alteram profundamente o ambiente da divisão em que são colocadas.
O que diferencia este tipo de plantas das plantas de exterior é o facto de exigirem uma manutenção muito pouco intensiva e um baixo consumo de água e necessidade de luz natural e um tamanho adequado às dimensões das casas, tornando-as perfeitas para este tipo de uso.
As plantas de interiores dão uma nova vida e atmosfera aos diferentes espaços e divisões da casa, tornando-os mais suaves, alegres e naturais, com cada planta a assumir um toque decorativo muito próprio.
Aqui deixamos o nosso top-5, sempre discutível, das melhores plantas para ter dentro de casa:
Cactos:
Escolha óbvia para número 1 desta lista, os cactos são plantas que exigem muito poucos recursos hídricos e ainda menos cuidados, fazendo delas uma das preferidas dos iniciantes do mundo das plantas.
É também uma planta esteticamente muito agradável e versátil, que pode remeter para decorações tão diferentes quanto as de inspiração árabe, mexicana ou boho chic.
Costela-de-Adão:
Num caso curioso, esta planta, outrora esquecida, foi recuperada nos últimos anos para a ribalta e para o top das mais vendidas em todo o mundo.
Culpados? De acordo com Tony Sloterman, proprietário do site Casinobonusesfinder.com e consultor da página Portugal Bonuses Finder, foram o Pinterest e o Instagram, bem como as influenciadoras de moda e de decoração, que têm recuperado esta planta para decoração de setups, sessões de fotografia e das suas casas.
Como planta de origem tropical, tem apetência por zonas de meia-luz, húmidas e quentes, emprestando um toque exótico e selvagem à divisão onde se encontram.
Espada-de-São-Jorge:
A Espada-de-São-Jorge é um clássico de sempre da decoração de interiores.
Falamos de uma herbácea perene, que exige, para se manter, poucos cuidados além de uma rega mensal e de alguma luminosidade, sendo altamente resistente a secas.
Além de ser uma planta cromaticamente muito marcante, é também considerada pelas suas propriedades purificadoras, ao promover a absorção de algumas substâncias menos saudáveis presentes no ar.
Clorofito:
Também conhecida por Planta-Aranha, pelas suas múltiplas folhas que se assemelham a patas de aranha, a Clorofito é uma planta ideal para ter em casa por necessitar de muito poucos cuidados quanto à sua rega e à exposição solar.
São provenientes da África do Sul, altamente resistentes aos diversos tipos de condições que podem encontrar dentro das diversas casas, não são tóxicas para humanos nem para animais e purificam o ar, ao criarem oxigénio e absorverem dióxido e monóxido de carbono.
E, sobretudo, dão um ar arrojado e selvagem à divisão.
Palmeira-Areca:
Outro caso de uma planta promovida pelas plataformas e influenciadoras digitais, a Palmeira-Areca é uma palmeira em ponto pequeno, que cabendo dentro de um vaso, traz toda a imagética das palmeiras para dentro de casa.
Novamente, e como todas as plantas que aqui tratámos, exige muito pouca manutenção, com pouca água e sem necessidade de luz direta, também regula os níveis de oxigénio e de humidade do ar e empresta um look de selva tropical à divisão.