Flor de Natal (Poinsétia): como cuidar e manter esta planta?

por Olga Guedes
0 comentário 72 visitas 10 minutos ler
A+A-
Repor
Nome Científico: Euphorbia pulcherrima
Nomes Populares: Poinsétia, Bico-de-papagaio, Flor de natal, Flor-de-páscoa, Flor-de-são-joão, Folha-de-sangue
Família: Euphorbiaceae
Categoria: Arbustos, Arbustos Tropicais, Flores Perenes
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
Origem: América do Norte, México
Altura: 0.4 a 3 metros
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene

Sobre a flor de natal ou Poinsétia

Nomeadas em homenagem a Joel Poinsett: A planta recebe o nome de Joel Poinsett, o primeiro embaixador dos Estados Unidos no México, que a introduziu nos Estados Unidos no início do século XIX. Poinsett era um botânico amador e ficou fascinado com a aparência impressionante da planta.

Esta flor muito vistosa e bonita é conhecida por possuir vários nomes, a poinsétia ou flor de Natal, estrela de Belém ou ainda bico de papagaio.

Muito utilizada para fins decorativos, especialmente durante a época de Natal, efeito das suas grandes pétalas de cor vermelha e folhas verdes.

O período de floração da flor de Natal acontece entre Outubro e Fevereiro, exige uma elevada exposição solar e deve-se manter longe das correntes de ar.

Manutenção da flor de natal

Para que a sua planta se mantenha bonita durante vários meses, deve gerir muito bem a quantidade de rega.

O substrato não deve estar ensopado e muito menos manter água no fundo do vaso ou do prato.

As regas podem ser espaçadas de modo a assegurar que o substrato seque à superfície.

Não se consegue definir uma periodicidade certa para a rega, porque depende das condições de cada local, mas normalmente uma vez por semana será suficiente.

Quando os arbustos são plantados no jardim, deve-se ter o cuidado de os regar diretamente no pé para prevenir molhar e estragar as brácteas, preferindo rega gota a gota a rega por aspersão.

Depois de terminar a floração, na Primavera, pode podar significativamente a sua poinsétia, fertilizá-la e regá-la regularmente, mantendo-a num local ensolarado e aguardar por nova rebentação.

No Outono, nascerão de novo as primeiras brácteas (folhas modificadas na base das flores) coloridas.

flor de natal

Como plantar uma poinsétia

Antes de plantar uma flor de Natal é crucial ter em consideração duas questões fundamentais: a poinsétia precisa de elevada exposição solar (entre 6 e 8 horas de sol por dia) e deve estar suficientemente protegida da possibilidade de correntes de ar.

Depois de escolher o melhor local do jardim para a receber, segue-se a plantação da flor de Natal:

  • O local de terreno onde irá plantar a poinsétia deve ter um diâmetro duas vezes maior que a raiz, como tal, tenha o cuidado de criar um buraco suficientemente grande.
  • Insira a poinsétia no buraco e junte a terra à raiz, de seguida, regue a base.
  • A flor de Natal deve ser fertilizada com adubo e água a cada duas semanas, aplicada unicamente na base da planta.
  • Se optou por plantar a flor de Natal num vaso, para ter dentro de casa por exemplo, este também terá de ficar num local bastante luminoso, de preferencialmente onde receba sol diariamente.
  • A terra recomendada para plantar é uma mistura arenosa e rica em matéria orgânica e a rega da flor de Natal deve ser efetuada apenas a partir da altura em que o sol estiver a pôr-se.
  • Para que uma poinsétia de pequena dimensão vingue dentro de casa, é fundamental ir podando as pontas dos galhos, a fim de estimular o seu florescimento e fazendo com que a planta se mantenha sempre cuidada.
Flor de Natal (Poinsétia): como cuidar e manter esta planta?

Florescimento da Poinsétia

O florescimento acontece de Junho a Agosto, porque se trata de uma espécie de dia curto, que prefere o Inverno para desabrochar.

As partes vermelhas da Poinsétia não são pétalas, mas, sim, brácteas, folhas alteradas que defendem as verdadeiras flores, pequenas e amarelas, com estrutura arredondada.

O tom intenso dessas grandes brácteas atrai a atenção dos insetos, que, assim, a polinizam. Pode encontrar a poinsétia com outras cores, como branco, rosa, salmão e creme.

Tenha em atenção pois existem relatos de irritação na pele em pessoas que tiveram contato com a seiva leitosa da planta.

Curiosidades sobre a Flor de Natal Poinsétia

  • Origem Mexicana: A Poinsétia é nativa do México, onde era usada pelos astecas para fins medicinais e em cerimônias religiosas. O nome científico da planta, “Euphorbia pulcherrima”, significa “a mais bela das eufórbias”.
  • Símbolo do Natal: A Poinsétia se tornou um símbolo do Natal devido às suas folhas vermelhas vibrantes, que se assemelham a uma estrela, lembrando a Estrela de Belém. A tradição começou nos Estados Unidos no início do século XX.
  • Folhas Coloridas, Não Flores: As “flores” vermelhas da Poinsétia na verdade não são flores, mas brácteas, que são folhas modificadas. As verdadeiras flores da planta são pequenas e amareladas, localizadas no centro das brácteas.
  • Variedade de Cores: Embora a Poinsétia seja mais conhecida por suas brácteas vermelhas, existem variedades em outras cores, incluindo branco, rosa, amarelo pálido e até padrões marmorizados ou salpicados.
  • Dia Nacional da Poinsétia: Nos Estados Unidos, o Dia Nacional da Poinsétia é comemorado em 12 de dezembro, em homenagem a Joel Roberts Poinsett, o primeiro embaixador dos EUA no México, que introduziu a planta nos Estados Unidos.
poinsetia
  • Cuidados Específicos: A Poinsétia requer cuidados específicos para manter sua cor vibrante. Ela prefere ambientes com luz indireta e temperaturas amenas, e o solo deve ser mantido úmido, mas não encharcado.
  • Toxicidade: Há um mito comum de que a Poinsétia é altamente tóxica. Na verdade, ela é considerada de baixa toxicidade. Se ingerida, pode causar irritação no estômago e na boca, mas raramente é grave.
  • Uso Comercial: A Poinsétia é uma das plantas envasadas mais vendidas no mundo, especialmente durante a temporada de Natal, devido à sua associação com as festividades.
  • Fotoperiodismo: A coloração das brácteas da Poinsétia é influenciada pelo fotoperiodismo, ou seja, ela requer períodos longos de escuridão (cerca de 14 horas por noite) durante várias semanas para mudar a cor.
  • Rebrota Anual: Com os cuidados adequados, é possível fazer uma Poinsétia rebrotar e colorir novamente no ano seguinte, embora isso exija um manejo cuidadoso da luz e da temperatura.

Essas curiosidades destacam a Poinsétia como uma planta única e interessante, muito além de sua associação com o Natal.

Votos: 129 | Pontuação: 4.7

Artigos Relacionados

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e o tratamento dos seus dados por este blog.