Saiba como cuidar e cultivar a flor do Natal

istockphoto 1189531556 612x612 1 wpp1660323717557
Nome Científico: Euphorbia pulcherrima
Nomes Populares: Poinsétia, Bico-de-papagaio, Flor-de-natal, Flor-de-páscoa, Flor-de-são-joão, Folha-de-sangue
Família: Euphorbiaceae
Categoria: Arbustos, Arbustos Tropicais, Flores Perenes
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
Origem: América do Norte, México
Altura: 0.4 a 3 metros
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene

Esta flor muito vistosa e bonita é conhecida por possuir vários nomes, a poinsétia ou flor do Natal, estrela de Belém ou ainda bico de papagaio.

Muito utilizada para fins decorativos, especialmente durante a época de Natal, efeito das suas grandes pétalas de cor vermelha e folhas verdes.

O período de floração da flor de Natal acontece entre Outubro e Fevereiro, exige uma elevada exposição solar e deve-se manter longe das correntes de ar.

istockphoto 172203786 612x612 1

Manutenção

Para que a sua planta se mantenha bonita durante vários meses, deve gerir muito bem a quantidade de rega.

O substrato não deve estar ensopado e muito menos manter água no fundo do vaso ou do prato.

As regas podem ser espaçadas de modo a assegurar que o substrato seque à superfície.

Não se consegue definir uma periodicidade certa para a rega, porque depende das condições de cada local, mas normalmente uma vez por semana será suficiente.

Quando os arbustos são plantados no jardim, deve-se ter o cuidado de os regar diretamente no pé para prevenir molhar e estragar as brácteas, preferindo rega gota a gota a rega por aspersão.

Depois de terminar a floração, na Primavera, pode podar significativamente a sua poinsétia, fertilizá-la e regá-la regularmente, mantendo-a num local ensolarado e aguardar por nova rebentação.

No Outono, nascerão de novo as primeiras brácteas (folhas modificadas na base das flores) coloridas.

Como plantar uma poinsétia

Antes de plantar uma flor do Natal é crucial ter em consideração duas questões fundamentais: a poinsétia precisa de elevada exposição solar (entre 6 e 8 horas de sol por dia) e deve estar suficientemente protegida da possibilidade de correntes de ar.

Depois de escolher o melhor local do jardim para a receber, segue-se a plantação da flor do Natal:

  • O local de terreno onde irá plantar a poinsétia deve ter um diâmetro duas vezes maior que a raiz, como tal, tenha o cuidado de criar um buraco suficientemente grande.
  • Insira a poinsétia no buraco e junte a terra à raiz, de seguida, regue a base.
  • A flor de Natal deve ser fertilizada com adubo e água a cada duas semanas, aplicada unicamente na base da planta.
  • Se optou por plantar a flor do Natal num vaso, para ter dentro de casa por exemplo, este também terá de ficar num local bastante luminoso, de preferencialmente onde receba sol diariamente.
  • A terra recomendada para plantar é uma mistura arenosa e rica em matéria orgânica e a rega da flor do Natal deve ser efetuada apenas a partir da altura em que o sol estiver a pôr-se.
  • Para que uma poinsétia de pequena dimensão vingue dentro de casa, é fundamental ir podando as pontas dos galhos, a fim de estimular o seu florescimento e fazendo com que a planta se mantenha sempre cuidada.

Poderá aceder a mais informação em 22Bet.

poinsettia flower 5970575 1280

Florescimento

O florescimento acontece de Junho a Agosto, porque se trata de uma espécie de dia curto, que prefere o Inverno para desabrochar.

As partes vermelhas da planta não são pétalas, mas, sim, brácteas, folhas alteradas que defendem as verdadeiras flores, pequenas e amarelas, com estrutura arredondada.

O tom intenso dessas grandes brácteas atrai a atenção dos insetos, que, assim, a polinizam. Pode encontrar a poinsétia com outras cores, como branco, rosa, salmão e creme.

Tenha em atenção pois existem relatos de irritação na pele em pessoas que tiveram contato com a seiva leitosa da planta.

Votos: 80 | Pontuação: 4.6

Partilhar este artigo

Publicado por Olga Guedes

Adora flores, quer que sinta o cheiro e viva intensamente esta força da natureza.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *